Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-20"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Bullying e gestão de conflitos: percepção de educadores do distrito federal (Brasil)Publication . Matias, Leila Aparecida de Almeida; Cunha, PedroEsta investigação intitulada "Bullying e Gestão de Conflitos: Percepção de Educadores do Distrito Federal – Brasil", tem como objetivo geral verificar a utilização dos métodos complementares de resolução de conflitos nos casos de violência de bullying em algumas escolas públicas do Distrito Federal - Brasil. Esse é um dos maiores desafios das instituições de ensino, por envolver um fluxo de identificação, intervenção, encaminhamento, monitoramento e processos educativos objeto da gestão de conflitos nas escolas. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa foram divididos em quatro partes: a primeira visa investigar o contexto social e da violência e do conflito na realidade escolar em análise; a segunda analisar o bullying como fenómeno global e uma realidade no Brasil; a terceira indagar sobre os possíveis impactos negativos no processo de ensino-aprendizagem e na saúde dos alunos e profissionais da educação e as iniciativas globais para mitação e superação desse cenário; e a quarta averiguar como os métodos complementares de resolução de conflitos e de práticas restaurativas podem contribuir para a prevenção e gestão de conflitos no contexto escolar, nomeadamente no Distrito Federal (Brasil). A metodologia adotada foi a quantitativa, com algum cariz exploratório e utilização da técnica do inquérito por questionário, o qual foi aplicado via link do google forms, endereçado a 200 profissionais da educação que atuam nas escolas públicas do Distrito Federal. De acordo com os resultados obtidos, espera-se que essa investigação possa contribuir com um diagnóstico referente às ocorrências do bullying escolar e sobre a eficácia dos métodos complementares de gestão de conflitos nesses ambientes.