Browsing by Issue Date, starting with "2024-11-15"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Silenciamento de genes para o tratamento da hipercolesterolemiaPublication . Lourenço, Diana Marina Soares; Pimenta, Adriana; Catarino, RitaAs doenças cardiovasculares (DCV) são uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos, sendo a dislipidemia um dos principais fatores de risco cardiovascular. As estatinas constituem uma classe importante da terapia farmacológica da hipercolesterolemia dada a sua eficácia bem documentada na redução da morbilidade e da mortalidade cardiovasculares. No entanto, esta terapêutica mostra-se insuficiente para normalizar os níveis lipídicos de alguns doentes e outros não a toleram devido aos seus efeitos adversos. O inclisiran, uma pequena molécula de RNA de interferência (siRNA) que promove o silenciamento pós-transcricional da pró-proteína convertase subtilisina/kexina tipo 9 (PSCK9), surgiu como uma nova estratégia para a redução do colesterol e risco cardiovascular. Este siRNA sintético de ação prolongada tem como alvo a produção hepática de PCSK9 e, consequentemente, causa uma redução nas concentrações de C-LDL. Os estudos clínicos, especialmente os ensaios de fase III ORION-10 e ORION-11, demonstraram que o inclisiran reduz significativamente os níveis de C-LDL em aproximadamente 50% em comparação ao placebo. Estes ensaios também destacaram a sua eficácia sustentada com um regime de administração semestral, o que pode melhorar significativamente a adesão ao tratamento. Em termos de segurança, os ensaios clínicos indicaram que este possui um perfil de segurança favorável. Os efeitos adversos mais comuns relatados foram reações no local da injeção, que geralmente foram leves e transitórias. Não foram observadas diferenças significativas na incidência de eventos adversos graves entre os grupos tratados com inclisiran e placebo. Já os resultados preliminares indicaram uma redução de aproximadamente 24% nos eventos adversos cardiovasculares major (MACE) em pacientes tratados com inclisiran em comparação com aqueles que receberam placebo. Esta potencial redução de MACE é um indicador promissor de que o inclisiran não só reduz os níveis de C-LDL, como também pode impactar positivamente na redução do risco cardiovascular.
- Metais pesados no leite e produtos lácteos: segurança e análisePublication . Simões, Eugénia Teresa Ramos; Souto, Renata; Catarino, RitaO leite e os produtos lácteos desempenham um papel fundamental na dieta humana, fornecendo nutrientes valiosos (proteínas, cálcio, vitaminas, entre outros) e contribuindo para a saúde em geral. No entanto, nas últimas décadas, a significativa contaminação do solo, da água e do ar, em consequência do aumento da população e da expansão industrial e agrícola, conduziu à presença de vários tipos de contaminantes nestes produtos o que suscita uma preocupação crescente devido aos potenciais riscos para a saúde pública. Os metais pesados, como o chumbo, o cádmio, o mercúrio e o arsénio, são alguns desses contaminantes. Provenientes de fontes naturais e antropogénicas, podem entrar na cadeia alimentar e estar presente no leite e derivados com eventuais consequências para a saúde, particularmente quando há exposição durante períodos prolongados. Os efeitos vão desde distúrbios neurológicos e de desenvolvimento nas crianças até ao aumento do risco de problemas oncológicos e lesões orgânicas nos adultos. Com este trabalho de revisão bibliográfica pretende-se fornecer uma visão geral e atualizada sobre a presença de metais pesados no leite e produtos lácteos, dando ênfase à segurança desses alimentos e à importância da sua contínua monitorização, com o desenvolvimento de técnicas de análise para a deteção destes contaminates. São abordados os principais métodos de análise destas espécies, incluindo técnicas analíticas avançadas, como a espetroscopia de absorção atómica, a espetroscopia de emissão ótica acoplada a plasma indutivo e a espetrometria de massa acoplada a plasma indutivo, métodos que permitem a quantificação destas espécies a níveis vestigiais salvaguardando, em última análise, a saúde e o bem-estar dos consumidores.
- Performance of giomers as a restorative material in temporary teeth: a systematic reviewPublication . Laxenaire, Yann; Silva, CristinaAim: The aim of this systematic review was to comprehensively analyse the performance of the GIOMERO material in restoring temporary teeth in both laboratory and clinical settings. It also aimed to compare it with other conventional restorative materials widely used in paediatric dentistry. Methodology: A detailed bibliographic search was carried out in the main scientific databases, including PubMed, Web of Science, Scopus, Scielo and the Cochrane Library. No time limits or language restrictions were applied. Grey literature searches were also performed to identify relevant studies not published in traditional sources. The review included scientific articles in the form of randomised clinical trials as well as laboratory (in vitro) studies. The search, selection and interpretation of articles were carried out independently by two researchers, with a third researcher consulted in case of disagreements. A total of 68 potentially eligible articles were identified. After applying inclusion and exclusion criteria and successive reading stages (title, abstract, full text), 8 articles were included in the systematic review. Results: This systematic review showed that giomers are a promising option for restoring temporary teeth, offering a good balance between aesthetics, biocompatibility and mechanical properties. Their fluoride-releasing ability helps prevent secondary caries lesions. Clinical limitations: Despite these advantages, giomers have inferior clinical performance in terms of durability and resistance to microleakage compared to other bioactive materials such as ACTIVA BioACTIVE and hybrid composites. These materials demonstrated better marginal integrity and strength in demanding clinical environments. For instance, Ormocer® showed improved marginal sealing ability, reducing the risk of bacterial infiltration. To increase the durability of giomers, formulation improvements are needed, especially to reduce microleakage and wear in complex oral conditions. Conclusions: Giomers are particularly suitable for cases where aesthetics is a priority, but require rigorous application technique to minimise the risk of microleakage. Further research is essential to enhance resistance to microleakage and wear, ensuring optimal use under various clinical conditions.
- Avaliação da infiltração marginal das restaurações em compósito: estudo piloto in vitroPublication . Califano, Alex; Esteves, HélderObjetivo: O objetivo deste estudo é criar e desenvolver um instrumento para identificacão precoce de microinfiltração em restaurações em compósito e ver a sua eficácia e utilidade. Materiais e Métodos: O estudo será conduzido com 60 dentes naturais, divididos em 4 grupos de 15 dentes cada. Um desses grupos foi designado como grupo controlo para fornecer um ponto de referência para comparar os resultados obtidos pelos outros três grupos experimentais, enquanto os outros três diferem no tipo de corante utilizado. Todos os dentes coletados serão preparados para receber restaurações em compósito. Posteriormente serão submetidos a um processo de envelhecimento artificial. Após essa etapa, serão aplicados corantes selecionados nos dentes, fotografados, cortados e analisados microscopicamente. Resultados: Este estudo revelou uma correlação significativa (p<0,05) entre a microinfiltração detectada pelos observadores e aquela verificada microscopicamente, porém essa relação foi negativa, com muitos casos erradamente classificados como isentos de infiltração. Neste estudo, devido à pequena amostra de casos no grupo controle (n=4), não foi possível comprovar que o uso de corantes oferece uma vantagem em relação à observação ampliada de fotos dos dentes. O número elevado de microinfiltrações detectadas com corantes sugere que a ampliação e a análise microscópica antes do envelhecimento devem ser reavaliadas para obter resultados mais precisos. Conclusão: No presente estudo, apesar de não ter havido tempo suficiente para aperfeiçoar a metodologia e realizar novos testes, os experimentos serviram para refinar o protocolo aplicado. Embora não tenha sido possível responder a todas as questões, os resultados indicam a presença de microinfiltrações nas restaurações, sugerindo que o compósito não oferece selamento perfeito no tempo. Além disso, o uso de corantes mostrou-se vantajoso para facilitar o diagnóstico de infiltrações que poderiam passar despercebidas em observações clínicas comuns.Este estudo fornece uma base para melhorar abordagens metodológicas futuras e sugere que, com uma metodologia aprimorada e testes adicionais, os corantes possam se tornar ferramentas mais eficazes na detecção de microinfiltrações.
- Manifestações orais da doença de Crohn: um caso clínicoPublication . Gomes, Gisela Charbel Martins Alves dos Santos e; Soares, Sandra; Macho, VivianaA Doença de Crohn é uma patologia inflamatória crónica que afeta o sistema gastrointestinal e está frequentemente associada a variadas complicações extraintestinais. A inflamação na Doença de Crohn pode ocorrer e manifestar-se em qualquer local do corpo, desde a região do ânus até à cavidade oral. O presente trabalho compreendeu a investigação das manifestações orais relacionadas com a Doença de Crohn, numa paciente de 57 anos, do sexo feminino e diagnosticada com a referida doença. No que diz respeito às manifestações orais da Doença de Crohn, estas podem apresentar-se de maneira bastante variada, sendo a apresentação clínica predominante marcada pela presença de úlceras, queilite angular, edema e inflamação das mucosas. As regiões da boca comummente afetadas por estas lesões incluem os lábios, as gengivas e os sulcos vestibulares. Estas manifestações, apesar de orais, estão diretamente ligadas ao processo inflamatório generalizado que caracteriza a doença e que afeta também e paralelamente as articulações e ligamentos, o que resulta numa ligação importante entre a Doença de Crohn e o desenvolvimento de condições periodontais e gengivais, bem como no desenvolvimento de distúrbios da articulação temporomandibular. Aquando da observação e avaliação oral da paciente em questão, foram identificadas manifestações orais associadas à Doença de Crohn, sendo estas predominantemente manifestações não específicas, e cujo agravamento tende a acompanhar os períodos de exacerbação da doença, ou seja, quando os sintomas gastrointestinais também se intensificam. Diante deste quadro, diferentes planos de tratamento foram apresentados e cuidadosamente discutidos com a paciente, tendo em conta o caráter crónico da sua doença e a sua predisposição para desenvolver patologias orais associadas à Doença de Crohn. Além disso, foi enfatizada a importância de um acompanhamento regular e personalizado para a gestão eficaz dessas complicações orais, considerando os desafios que a doença impõe à saúde como um todo.
- Erros iatrogénicos de instrumentação no tratamento endodôntico: causas, prevenção e tratamento – revisão integrativaPublication . Ferreira, Catarina da Conceição Teixeira; Martins, Luís FrançaA investigação, prevenção e tratamento dos erros iatrogénicos de instrumentação em endodontia são fundamentais para melhorar a prática e garantir a segurança dos pacientes. Compreender as causas dos erros permite aprimorar técnicas e protocolos. A prevenção envolve a formação contínua, uso de tecnologias avançadas e protocolos rigorosos. O tratamento eficaz exige diagnóstico rápido e correção adequada dos erros. Focar nesses aspetos melhora a qualidade dos tratamentos, a satisfação dos pacientes e promove a evolução da endodontia. O propósito da presente revisão de literatura reside na descrição da evidência científica disponível sobre as causas, estratégias de prevenção e tratamento dos erros iatrogénicos de instrumentação no tratamento endodôntico. A pesquisa bibliográfica desta revisão de literatura realizou-se nas bases de dados PubMed e B-on, com a conjugação dos termos “endodontic failure” e “iatrogenic errors”, considerando publicações dos últimos 10 anos (2013-2024). Foram obtidos 70 artigos, dos quais 7 integram esta revisão. O investimento na investigação e na implementação de medidas preventivas para evitar erros iatrogénicos em procedimentos odontológicos é crucial para melhorar a segurança dos pacientes, aumentar a qualidade dos tratamentos e reduzir custos para o sistema de saúde. A investigação permite identificar as causas desses erros e desenvolver novas técnicas e materiais que minimizem os riscos, contribuindo para a formação e capacitação dos profissionais de odontologia. Além disso, promove a inovação tecnológica e ajuda a manter a confiança dos pacientes nos cuidados de saúde oral, assegurando tratamentos mais eficazes e seguros.
- Prevalência da má oclusão dentária de classe I na população odontopediátrica na clínica pedagógica de medicina dentária da UFPPublication . Pero, Valerio del; Gião, Ana; Silva, Susana Paula Fernandes Machado daA má oclusão dentária caracterizada pela Classe I molar é um problema ortodôntico comum que afeta crianças e adolescentes. Esta caracteriza-se por uma relação normal do molar permanente superior e inferior, mas com desalinhamentos dentários, rotações e/ou discrepâncias no arco dentário que afetam a estética e a função oral. A presente pesquisa investiga a sua prevalência na Clínica Pedagógica de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa, visando identificar fatores associados e compreender a sua distribuição nesta população selecionada. Objetivo: Analisar a prevalência da má oclusão dentária de Classe I em crianças e adolescentes atendidos na Clínica Pedagógica de Medicina Dentária da Universidade Fernando Pessoa. A pesquisa também procurou identificar os principais fatores associados a essa condição, contribuindo para uma melhor compreensão da sua incidência e distribuição nessa população. Metodologia: O estudo foi conduzido com uma amostra de 180 pacientes com idades entre 6 e 15 anos. A coleta de dados foi realizada através da análise dos ficheiros clínicos dos pacientes, focando-se nas informações de anamnese. Utilizou-se o software NEWSOFTDS18 para a extração e análise dos dados. Resultados: Indicaram uma prevalência significativa de má oclusão de Classe I na amostra estudada, com 43,4% nos pacientes do género masculino e 41,5% no género feminino nas relações molares. Na relação canina, a Classe I representou 26% nos rapazes e 37,04% nas raparigas. Conclusão: A má oclusão de Classe I é a condição mais prevalente nesta população odontopediátrica. Estes dados sublinham a importância do diagnóstico precoce e da intervenção ortodôntica, contribuindo para estratégias de prevenção e tratamento mais eficazes.