Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O papel das proteínas matriz de esmalte na regeneração periodontal: revisão integrativaPublication . Martella, Davide; Martins, Tiago JoséObjetivo: Investigar o papel e os efeitos benéficos das proteínas derivadas da matriz do esmalte na regeneração e saúde periodontal. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed e SciELO utilizando palavras-chave como “EMD” AND “intrabony defect” AND “periodontal regeneration”, seguindo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos anteriormente. Resultados: De acordo com a busca realizada, foram encontrados um total de 349 artigos, mas destes apenas 45 foram avaliados conforme o texto completo e, em seguida, foi feita uma seleção final de 10 artigos. Conclusão: A maioria dos estudos relatou dados positivos sobre a utilização de proteínas derivadas da matriz do esmalte em pacientes com doença periodontal, demonstrando ganhos significativos em termos de profundidade de sondagem e nível de inserção clínica.
- Terceiros molares inclusos: coronectomia vs exodontiaPublication . La Scala, Francesco; Arcanjo, AlexandraA remoção de terceiros molares erupcionados, parcialmente impactados ou totalmente impactados continua a ser uma das operações de cirurgia oral mais comuns. Embora o procedimento seja amplamente praticado, pode resultar em diversas complicações, incluindo danos nos nervos alveolar inferior e lingual. Estes acidentes são frequentemente causados pela íntima relação entre o nervo e as raízes dos dentes. A técnica de coronectomia foi proposta como uma maneira de remover a coroa de um dente enquanto preserva as raízes, reduzindo assim a possibilidade de danos nervosos. As radiografias panorâmicas podem revelar sinais associados a um alto risco de lesão nervosa durante a remoção. O primeiro conjunto de indicadores da possível conexão inclui escurecimento da raiz, deflexão da raiz, estreitamento da raiz e estreitamento do canal do nervo. A tomografia computorizada de feixe cónico pré-operatória oferece estimativas de risco mais concretas e a sua eficácia é maior comparativamente à radiografia panorâmica. Assim, o objetivo desta revisão sistemática é avaliar se a coronectomia pode ser considerada uma técnica fiável para reduzir as lesões do nervo alveolar inferior, avaliando adicionalmente as restantes complicações que podem surgir. Para isso, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed e Elsevier utilizando os critérios PICO, onde a população estudada incluiu indivíduos que necessitam de extração de terceiros molares e que apresentam possível dano para o nervo alveolar inferior. A intervenção analisada foi a coronectomia dos terceiros molares, comparada com a exodontia de terceiros molares em contacto com o nervo alveolar inferior. O outcome considerado foi a incidência de lesão do nervo alveolar inferior, bem como possíveis complicações pós-cirúrgicas. Foram incluídos sete estudos clínicos, prospetivos e retrospetivos publicados nos últimos 10 anos. A sua avaliação metodológica foi feita através das ferramentas elaboradas pelo Joanna Briggs Institute. Da análise destes estudos verifica-se que a técnica de coronectomia, ou odontectomia parcial intencional, reduz de maneira significativa, comparada à exodontia, os riscos de lesões ou danos ao nervo alveolar inferior, bem como as complicações que podem surgir posteriormente. No entanto, deve-se ter em conta que o sucesso desta técnica depende não só da habilidade técnica do médico dentista, como também da correta indicação e seleção do paciente, pelo que se deve realizar uma avaliação pré-operatória bastante cuidadosa, com a ajuda de exames de imagem, para a obtenção de diagnóstico e indicação da coronectomia.
- Geometria e estrutura espacial na obra da Arq. Manuela BragaPublication . Magalhães, José Luís Sequeira; Ferreira, João Castro; Leite, LuísOs conceitos de Geometria e Estrutura Espacial estão interligados, de forma intrínseca, com o exercício da Arquitetura. O estudo do espaço, como fundamento e premissa desta prática, tem inequivocamente presente uma conceção geométrica, podendo esta ser mais ou menos marcada. A presente Dissertação pretende abordar estes dois temas, o da Geometria e o da Estrutura Espacial, numa análise focada a Obras da Arquiteta Manuela Braga. Inicialmente, pretende-se introduzir o percurso arquitetónico da Arquiteta Manuela Braga, a inserção das suas Obras na cultura arquitetónica Portuguesa e Açoreana, salientando a importância da Geometria no seu processo criativo. De seguida, será abordada alguma literatura premente para o estudo da Geometria como elemento ordenador da forma arquitetónica, oferecendo uma base teórica para os elementos analisados. Por fim, serão estudados casos concretos de produção arquitetónica, as Obras da Arquiteta Manuela Braga selecionadas para este trabalho académico. Concluindo, procura-se demonstrar a importância da Geometria e da Estrutura Espacial no Projeto de Arquitetura, evidenciando estes aspetos nos casos de estudo apresentados.