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- A consolidação do mercado publicitário em Mato Grosso: uma história contada (o caso MCA propaganda – a escola antes da escola – 1979 a 1989)Publication . Fonseca Neto, Flávio Prates da; Simões, ElsaEsta abordagem histórica investiga o modo como ocorreu a formação e estruturação do negócio da publicidade, bem como a formação de profissionais que pudessem atuar de forma competente neste setor em Mato Grosso, em um período em que não havia faculdades de comunicação no estado. A investigação histórica buscou conhecer qual foi o papel de uma das agências pioneiras, a MCA Propaganda, e qual a importância de seu fundador, Mauro Cid Nunes da Cunha, no fomento mercadológico da área de Publicidade e Propaganda em Mato Grosso, no período entre 1989 até 1990, bem como, também, identificar quais foram os principais e verdadeiros atores e sua participação no processo de implantação do mercado Publicitário em Mato Grosso. Através do depoimento dos participantes entrevistados interessou-nos confirmar, ou não, a afirmação de que a MCA Propaganda foi, além de agência, uma escola de publicidade em Mato Grosso e uma incubadora de novas agências, antes da fundação do Curso de Publicidade e Propaganda da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso). Entre estas questões, foi igualmente o nosso objetivo contar um pouco da história da Publicidade em Mato Grosso e seu desenvolvimento através da oralidade de depoimentos de quem vivenciou o período pesquisado.
- Biomarcadores e inteligência artificial na identificação precoce da disfunção temporomandibular: revisão crítica da literaturaPublication . Greco, Giuditta; Barbosa, CláudiaAs disfunções temporomandibulares (DTM) são um grupo de condições musculoesqueléticas que envolvem os músculos da mastigação e/ou as articulações temporomandibulares e estruturas associadas, e que reduzem a qualidade de vida, especialmente quando condicionam a presença de dor crónica. Normalmente, o seu diagnóstico é tardio, o que já irá implicar alterações músculo-articulares compensatórias e, muitas vezes, a instalação de um quadro de dor crónica. A determinação de um biomarcador ou conjunto de biomarcadores que possam ser utilizados no diagnóstico subclínico das DTM tem sido um desafio científico nos últimos anos, destacando-se os biomarcadores salivares, que se têm mostrado promissores. As novas tecnologias, com a utilização da inteligência artificial (IA), têm dado novas perspetivas nesse sentido, sendo que, vários algoritmos de IA que têm sido desenvolvidos para diagnosticar as DTM, podem fornecer conhecimentos clínicos adicionais para aumentar a precisão do diagnóstico. Esta revisão crítica da literatura teve como objetivo avaliar o uso dos biomarcadores e da IA como ferramentas para o diagnóstico precoce das DTM, salientando as perspetivas futuras. Para a sua elaboração foi realizada previamente uma pesquisa bibliográfica com recurso às bases de dados PubMed®, Google Scholar e Science Direct, utilizando-se diferentes palavras-chave nas suas diversas combinações com os operadores booleanos ‘AND’ e ‘OR’. De acordo com os critérios estabelecidos para a seleção dos artigos, foram incluídos 80 artigos para a redação deste trabalho. Este trabalho permitiu avaliar que, embora exista um grande potencial para os biomarcadores na deteção precoce da DTM, ainda não existe identificado nenhum biomarcador que possa ser utilizado com esse objetivo, de forma generalizada ou aplicado a um determinado subtipo de DTM. É necessário realizar mais investigações longitudinais, de preferência multicêntricas, com a avaliação da incidência de DTM, para identificar biomarcadores específicos e estabelecer protocolos padronizados de recolha e análise. Quanto à IA, também oferece um potencial significativo para melhorar a precisão diagnóstica e automatizar processos complexos. Assim, esta poderá vir a ser fundamental na determinação de padrões associados à presença de determinados biomarcadores, sinais clínicos/sintomas subclínicos, e mesmo, registos imagiológicos da presença precoce de DTM.