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- A análise cefalométrica como ferramenta de diagnóstico em harmonização orofacial: trabalho de investigação clínicaPublication . Castro, Inês Almeida; Silveira, Augusta; Santos, VirgíniaA harmonia facial e do sorriso tem impacto na qualidade de vida relacionada com a saúde, e a população tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente e crítica na apreciação do sorriso e equilíbrio orofacial. A mudança estrutural durante o processo de envelhecimento afeta este equilíbrio e ocorre devido a uma complexa combinação de fatores e alterações que surgem no esqueleto, sistema músculo-aponevrótico, músculos faciais e da mastigação, tecido adiposo superficial e profundo e pele. Essas mudanças ocorrem em cada estrutura num ritmo diferente e variam entre indivíduos, sem um padrão completamente definido. Conceitos como well-ageing e slow-ageing têm-se tornado populares nas últimas décadas, evidenciando a procura por um envelhecimento salutar, ativo e mais lento. A Medicina Dentária participa neste caminho, contudo, a abordagem neste contexto requer sensibilidade, competência e rigor no diagnóstico preciso e realista, conduzindo a planos de tratamento favoráveis ao paciente, que possam otimizar a sua qualidade de vida e os seus resultados em saúde. Este projeto de investigação teve como objetivo principal avaliar as alterações crânio-cérvico-faciais resultantes do processo de envelhecimento cronológico, com foco nas mudanças do terço médio e inferior da face. Foram analisadas alterações estruturais, quantificáveis objetivamente, num grupo de 75 mulheres distribuídas em cinco faixas etárias: 18-24 anos, 25-34 anos, 35-44 anos, 45-54 anos e maiores de 55 anos. Adicionalmente, foram aplicados questionários de autoavaliação específicos para o envelhecimento facial, analisando-se os Patient Reported Outcomes em Harmonização Orofacial. A avaliação cefalométrica dos tecidos duros (triângulo da maxila, plano palatino de Ricketts, altura facial inferior e ângulo gónico) não registou, neste estudo, alterações significativas com o aumento da idade. Contudo, quando presentes, essas mudanças tiveram um forte impacto nos Patient Reported Outcomes. A cefalometria de tecidos moles apresentou resultados congruentes com a análise facial, mostrando que existem alterações associadas ao processo de envelhecimento, como a diminuição do ângulo da convexidade facial, do ângulo nasolabial, da protrusão e do comprimento labial. A projeção nasal manteve-se relativamente constante, enquanto o ângulo cheekbone contour apresentou uma diminuição. Observou-se ainda um aumento da projeção do mento, assim como do ângulo cérvico-mandibular. Estas avaliações traduziram-se em queixas principais dos pacientes, quantificáveis nos Patient Reported Outcomes. Na avaliação subjetiva, com base nos questionários FACE-Q, concluiu-se que o grupo mais velho apresenta maior aceitação, melhor autoestima e melhor autoconfiança. Definir claramente as mudanças ao longo do processo de envelhecimento por grupo etário permite adaptar os critérios de seleção para os diferentes procedimentos de Harmonização Orofacial, criar modelos previsores de prognóstico e maximizar os planos de tratamento, evitando expectativas irreais que não respeitem a biologia do paciente.
- Assessing the provisions for sustainability in economics degree programmesPublication . Leal Filho, Walter; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Morales, Maria F.; Semitiel-García, María; Noguera-Méndez, Pedro; Ruiz de Maya, Salvador; Alarcón-del-Amo, María-del-Carmen; Esteban-Lloret, Nuria; Pemartín, MaríaPurpose Higher education institutions (HEIs) offer courses and programmes focusing on sustainability in economics, as courses on sustainable development (SD), which examine the economic, social and environmental dimensions of SD. This paper aims to examine sustainability integration in economics degree programmes. Design/methodology/approach Through an extensive literature review in Web of Science (WoS) and information search in Google, conducting to 28 relevant case studies, this paper elucidates the emphasis given to sustainability as part of economics degree programmes in HEIs. Findings The results suggest that, whereas the inclusion of sustainability components in this field is a growing trend, much still needs to be done to ensure that matters related to SD are part of the routine of university students studying economics. Research limitations/implications It is worth noting that the literature review conducted in WoS was primarily aimed at assisting in the selection of university case studies. The 28 university case studies scrutinised in this study may lack sufficient representation from numerous developing countries. Practical implications This study highlights challenges in integrating the SD into economics degree programmes, suggesting the need for curriculum adjustments as underscoring operational issues, acting as barriers. The inclusion of sustainability in economics programmes must navigate operational issues stemming from packed timetables and busy schedules, requiring innovative solutions. Social implications As far as the authors are aware, this study holds substantial importance in its emphasis on implementing sustainability within HEIs’ economics programmes, assisting in pursuing SD. Originality/value The novelty of this study lies in addressing sustainability with the specific economics focus programmes within the HEIs context.
- Desenvolvimento de uma atividade artística formativa como instrumento para melhoria da literacia em prevenção do cancro oralPublication . Rebiere, Lisa Marion; Lopes, Otília; Bulhosa, José FriasAtualmente, o cancro oral continua a representar um desafio significativo em todo o mundo, principalmente devido à sua alta incidência e à deteção tardia, resultando numa taxa de mortalidade elevada. Para enfrentar essa situação, é crucial implementar campanhas de prevenção para consciencializar a população sobre o cancro oral, os seus fatores de risco, sinais e sintomas e promover hábitos saudáveis. Com o objetivo de criar uma canção educativa para ensinar as crianças sobre a importância do autoexame oral e promover hábitos saudáveis desde cedo através de uma abordagem lúdica e acessível realizou-se uma revisão narrativa recorrendo às bases de dados Pubmed, B-on, Science Direct e RCAAP. Para a elaboração da atividade artística formativa - uma canção – será desenvolvida uma letra que seja ao mesmo tempo informativa, fácil de memorizar e adequada da primeira infância. A letra incluirá as principais etapas do autoexame de forma sequencial e lúdica. Com a elaboração de métodos artísticos, como música e teatro, para serem integrados na educação para a prevenção do cancro oral, pretende-se contribuir para uma aprendizagem mais envolvente e eficaz para crianças e adolescentes. Estas abordagens aumentam o conhecimento e promovem comportamentos preventivos, reduzindo a incidência de cancro oral a longo prazo.