Browsing by Issue Date, starting with "2024-01-18"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- SPIREM-OBK - Software Process Improvement ROI Estimate Model Oriented By KnowledgePublication . Viana, Paulino Wagner PalhetaSPIREM-OBK - Software Process Improvement ROI Estimate Model Oriented by Knowledge
- Estratégias de coping de mulheres vítimas de violência sexista em jogos online multijogadorPublication . Leitão, Maria Emília Gonçalves; Sacau, AnaTendo em conta a elevada prevalência de toxicidade e de assédio dirigido às mulheres gamers no contexto dos jogos online, as jogadoras recorrem a estratégias de coping para lidar e reagir perante esta forma de violência. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo avaliar as estratégias de coping que são utilizadas pelas mulheres gamers para lidar com a violência sexista que ocorre em contexto de jogos online multijogador. Para isto, são realizadas diversas análises estatísticas para perceber a relação e a existência de diferenças entre as estratégias de coping e as diversas caraterísticas individuais e de assédio. Os resultados demonstram que, de forma geral, não há relação entre as estratégias de coping e as caraterísticas de assédio estando, assim, as estratégias de coping mais relacionadas com variáveis individuais, nomeadamente com a idade da gamer.
- SPIREM-OBK – Software Process Improvement ROI Estimate Model Oriented By KnowledgePublication . Viana, Paulino Wagner Palheta; Gouveia, Luis BorgesEm geral empresas de software não conseguem justificar os seus investimentos em projetos de melhoria em processo de software por não possuírem um modelo de estimativa de software que demonstre, de forma objetiva, o ROI (return on investment). O facto é que, modelos de estimativas de software, não informam o ROI para melhoria de processo de software. Muitos dos argumentos encontrados na literatura e através de artigos, relatam experiências de vários benefícios (ROI) em implantações de melhoria de processo de software no post morten. Mas o principal desafio é como apresentar aos CEOs das empresas de software, que investir em melhoria de processo de software, utilizando uma técnica de estimativa paramétrica, e juntando um arcabouço de conhecimento sobre gestão de projetos e gestão de pessoas da própria empresa, trará um ROI satisfatório. Esta tese propõe um Modelo de Estimativa de ROI para Melhoria de Processo de Software orientado por conhecimento adquirido nos projetos. O estudo baseou-se em um resultado da pesquisa realizada através de uma revisão sistemática da literatura sobre o tema. Para testificar a relevância e autenticidade do tema em questão. Após a concepção da técnica e o modelo matemático, foi aplicado um estudo de caso de forma estruturada em uma organização de software. Como o foco principal era atender a questão da pesquisa sobre o nível de satisfação da organização, ao executar o modelo para estimar o ROI em melhoria de processo de software, constatou-se que, o programa de melhoria da organização conclui todos os trabalhos em 11 meses e a estimativa do ROI apresentada pelo SPIREM-OBK foi de 10 meses, portanto, o nível de satisfação da estimativa foi alto, pois pontou 90,90% do tempo real. Mas o sucesso da execução do SPIREM-OBK fica a cargo exclusivamente do nível de conhecimento contido na organização, que é rico em valores e a habilidade de discernir esse conhecimento faz a diferença. O modelo proposto possui adaptabilidade para qualquer outra natureza de processos organizacionais, não exclusivamente na área de software. Para tal feito, será necessária a denominação de uma nomenclatura mais genérica contendo um Guia Instrucional (uma instância), que possa ser utilizado pelas organizações de outros segmentos de negócios.
- Violência sexista nos jogos online multijogador: perceção da violência sofrida pelas mulheres gamersPublication . Cunha, Daniela Rita Ribeiro da; Sacau, AnaResumo: Os jogos online são cada vez mais populares e estão presentes no dia a dia de muitas pessoas como sendo, não só, a sua principal fonte de descontração e de diversão, mas cada vez mais como uma profissão. O contexto dos jogos online reflete crenças e comportamentos da vida real, marcada por estereótipos associados aos papéis de género. Se os jogos online são marcados por um ambiente machista e se o público do género feminino tem crescido neste contexto, verifica-se um aumento da violência sexista. A presente investigação tem como foco central a identificação da violência nos MMOGs (massively multiplayer online game) contra gamers do género feminino, assim como a análise da perceção das jogadoras acerca dessa violência e das respostas que são, ou não apresentadas pelas entidades competentes para um fenómeno que carece de atenção. A emergência deste tema é comprovada pelos resultados obtidos neste estudo, que são indicativos de níveis elevados de violência geral, violência sexual e de discriminação contra gamers do género feminino, que acontece de forma recorrente e elevada.
- Perceções dos jovens institucionalizados em centro educativo sobre a justiça procedimental e a legitimidade da leiPublication . Alves, Ana Carolina Ferreira; Sacau, AnaA problemática associada à delinquência é grave e levanta muitas questões relacionadas com a forma de tratamento dos jovens. Em Portugal, a Lei tutelar educativa constitui o enquadramento legal da intervenção relativa aos jovens que tenham praticado factos qualificados pela lei como crime. Esta é constituída por medidas de caráter não institucional e institucional, sendo esta última realizada em centro educativo através do afastamento do jovem do seu meio habitual. A amostra da presente investigação está institucionalizada em centro educativo para cumprimento da medida tutelar de internamento ou da medida cautelar de guarda, aplicada pelo sistema de justiça. Esta investigação, através da aplicação de duas escalas (Escala de Justiça Procedimental Juvenil e Escala de Legitimidade do Sistema de Justiça Juvenil), procura perceber qual a avaliação dos jovens delinquentes acerca da justiça procedimental e da legitimidade da lei tendo por base questões jurídico-legais e ainda, perceber até que ponto estes jovens compreendem e são capazes de se expressar sobre a sua situação legais. De forma sucinta, podemos dizer que este estudo corrobora o facto de que, quando os indivíduos se deparam com procedimentos respeitosos e dignos de confiança (qualidade do tratamento), ao longo da sua experiência no sistema de justiça, estes percecionam de forma mais positiva a legitimidade as autoridades legais e, por sua vez, estão mais propensos a cumprir as leis impostas socialmente. Os resultados demonstraram também que os jovens que iniciaram os comportamentos delinquentes sendo mais novos apresentam menor perceção de justiça procedimental e ainda, são também os que apresentam maior versatilidade de crimes praticados. Por fim, podemos afirmar a extrema importância de um tratamento com base na equidade dos procedimentos por parte dos elementos envolvidos no sistema de justiça para com os jovens.