Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Doença de Lyme em PortugalPublication . Costa, Carole Andreia Oliveira; Machado, ElisabeteA Doença de Lyme é caraterizada pela picada de uma carraça que se encontra infetada por uma bactéria do género Borrelia sp.. Esta doença é prevalente em vários países da Europa, bem como nos Estados Unidos da América. A tendência é o aumento do número de casos nos próximos anos pelo principal motivo das mudanças climáticas, o aumento das temperaturas que irão gerar uma proliferação do reservatório da bactéria e desta forma o aumento de áreas endémicas. Em Portugal, é uma doença de notificação obrigatória. No entanto, por dificuldades no diagnóstico, por muitas vezes os sintomas serem inespecíficos, a doença é muitas vezes subdiagnosticada e não reportada. O principal sintoma é o Eritema Migratório (EM) que se caracteriza por uma lesão cutânea extensiva. É o sintoma mais prevalente e o que também melhor classifica a doença e permite um melhor diagnóstico. Não sendo diagnosticada nem tratada precocemente, os sintomas podem-se tornar mais graves, podendo ainda desenvolverem-se quadros de artrite, neuroborreliose e até cardite. Os sintomas podem-se tornar crónicos e os doentes são classificados com a Síndrome da Doença de Lyme Pós-Tratamento (SDLPT). Em termos de diagnóstico, existem muitas falhas e baixa fiabilidade, principalmente quando os testes de diagnóstico feitos aos doentes são realizados no primeiro estadio da doença. Os principais testes de diagnóstico além da análise clínica dos sintomas são os testes serológicos. A terapêutica convencional é a Doxiciclina, pertencente ao grupo das tetraciclinas. No entanto há sempre outras alternativas para doentes que por algum motivo não possam tolerar este antibiótico, como por exemplo, as crianças até aos 9 anos e as grávidas. Quanto mais rápido o tratamento for iniciado, menor é o risco de a doença causar sequelas posteriormente. Em Portugal, um país não endémico de Doença de Lyme, a tendência é de um aumento do número de casos nos próximos anos, sendo um dos principais motivos as aves migratórias. Outro grande motivo são as viagens da população para países endémicos, é cada vez mais comum.
- Sensibilidade dos microorganismos colagenolíticos à solução de clorhexidina: revisão integrativa da literaturaPublication . Barbosa, Bruno Leal Duarte; Castro, Filipe; Pereira, JorgeObjetivo: Avaliar a suscetibilidade dos microorganismos colagenolíticos na presença/ou ausência de clorhexidina (CHX). Metodologia: Pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, B-on, ScienceDirect e Cochrane Library. Para garantir a qualidade e consistência da seleção dos artigos, foi seguido o protocolo PRISMA, tendo sido estipulados critérios específicos de inclusão e exclusão. A avaliação metodológica foi realizada através da Escala de QUIN. Resultados: De 1227 artigos identificados, 8 foram incluídos. Identificaram-se limitações relacionadas com a heterogeneidade dos estudos em termos de métodos, tempos de exposição e concentrações, o que dificulta a comparação direta e a síntese de resultados. Conclusão: Existe relação entre a degradação de colagénio e os microorganismos presentes na doença periodontal. A CHX é eficaz a inibir e/ou eliminar esses agentes. Futuros estudos in vitro sobre o tema, devem ser padronizados, com variáveis controladas e espécies bacterianas bem documentadas.
- Importância da amamentação no desenvolvimento craniofacial, perspetiva dos médicos obstetras: estudo transversalPublication . Pereira, Nádia Filipa Santos; Silva, Cristina; Rodrigues, RitaObjetivos: Avaliar o conhecimento e perspetiva dos médicos obstetras sobre a importância da amamentação no desenvolvimento craniofacial. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo transversal observacional, por aplicação de um questionário online dirigido a médicos obstetras. Foi também efetuada uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados nas bases de dados Pubmed/MEDLINE e SciELO de janeiro a julho de 2023. Resultados: A amostra consistiu em 66 médicos obstetras, com idade média de 46,1 anos, sendo que 86,4% eram do género feminino e 62,1% desempenham a sua atividade profissional nos setores público e privado. Dos questionados, 87,9% afirmaram que obtiveram conhecimentos acerca da amamentação na sua formação, 53% abordam o tema da amamentação apenas com as grávidas que o questionam e 93,9% informam as grávidas sobre as possíveis dificuldades na amamentação. Grande percentagem dos participantes (81,8%), afirmaram que a ausência da amamentação condiciona o desenvolvimento craniofacial, mais de 60% referiu que pode condicionar o desenvolvimento da oclusão dentária da criança, do padrão de deglutição e respiratório. Metade dos participantes, 57,6% referiu que condiciona a fonação e a articulação das palavras. Conclusão: O estudo evidenciou que os médicos obstetras, além de demonstrarem conhecimentos acerca da amamentação, também incentivam e orientam as grávidas a adotar esse ato e demonstraram algum conhecimento relativamente às alterações orofaciais resultantes da ausência da amamentação. Não foram encontrados estudos que apresentassem dados sobre o conhecimento de obstetras sobre a temática, recomendando-se a realização de mais estudos, com uma abordagem metodológica semelhante de forma a validar os resultados obtidos.
- Desobturação endodôntica: materiais e técnicas mais comumente usadas – revisão narrativaPublication . Cohen, Ilan; Castro, FilipeExistem várias técnicas e materiais frequentemente usados para desobturação endodôntica, que podem ser divididos em instrumentos manuais, rotatórios, ultrassónicos, solventes e irrigantes. De acordo com as necessidades específicas de cada caso, deve-se utilizar uma técnica que permita a limpeza eficaz dos canais radiculares. Com o presente trabalho pretende-se abordar as diferentes técnicas de desobturação e discutir de acordo com a literatura as técnicas mais utilizadas e a eficácia das mesmas. A pesquisa bibliográfica foi realizada na base de dados da PubMed e Scielo. De acordo com os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 138 artigos do 1985 até ao ano 2022. Apesar da utilização dos sistemas automatizados ser maior é recomendada a combinação das duas técnicas para otimizar a limpeza dos condutos radiculares.