Browsing by Issue Date, starting with "2022-10-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Elevação da margem profunda em restaurações indiretas: quando e como? – revisão narrativaPublication . Rodrigues, Raul Dornelles; Domingues, JoanaIntrodução: A Elevação da Margem Profunda, Deep Margin Elevation (DME), pode ser uma alternativa terapêutica menos invasiva para reabilitar o dente na sua forma e função. Objetivo: O objetivo deste trabalho é demonstrar através da revisão narrativa, quando e como deve ser realizar a DME em procedimentos restauradores indiretos. METODOLOGIA: A pesquisa foi efetuada através das bases de dados cientíticas Pubmed e EbscoHost,B-on. De um total de 78 artigos disponíveis, foram selecionados 39. Discussão: Está técnica propõe a utilização de uma matriz personalizada para realizar a aplicação de resina composta nas zonas mais profundas com finalidade de elevar a margem cervical profunda a níveis justa ou supragengivais, facilitando o isolamento absoluto. Conclusão: A partir deste estudo foi possível concluir que a técnica de DME permite uma restauração menos invasiva em dentes com cavidades profundas, contudo é importante a implementação de um protocolo, e para validar essa técnica são necessários mais estudos in vivo.
- Efeito do conceito facial flow na estética do sorriso: perspetiva de leigos e médicos dentistasPublication . Ribeiro, Adriana Belinha; Carvalho, Alexandrine; Manso, M. ConceiçãoObjetivos: Avaliar o efeito das diferentes orientações dos sorrisos de acordo com o conceito facial flow na perceção da atratividade do sorriso em faces assimétricas e se essa perceção varia entre Leigos e Médicos Dentistas, e se a principal área de atuação dos Médicos Dentistas (MD), o género e a faixa etária dos participantes são fatores relevantes para alterar essa perceção. Métodos: Estudo observacional transversal aprovado pela Comissão de Ética da Universidade Fernando Pessoa. Foi criado um modelo facial simétrico (MFS), posteriormente um modelo facial assimétrico (MFA) de onde se obtiveram 10 imagens com diferentes direções da linha média dentária (LMD) e diferentes inclinações da linha comissural (LC) e do plano oclusal (PO). Amostra de conveniência de Leigos e MD que preencheram um questionário online, classificando a auto perceção de atratividade das 12 imagens (escala VAS: 0 = “nada atraente”); 10 = “muito atraente”). Análise de dados não paramétrica (α=0,05) utilizando o IBM© SPSS® Statistics vs.28.0. Resultados: Amostra com 250 Leigos e 100 MD. Na MFA c/ a LMD coincidente com a LFF não é detetada diferença entre Leigos e MD, e genericamente os MD classificam a atratividade de forma significativamente inferior aos leigos em todas as imagens exceto na MFS em que se inverte esse resultado. São detetadas diferenças significativas por área de atuação do MD, mas menos por género do inquirido, ou por faixa etária do participante. Conclusões: Os MD demonstram ser mais exigentes quanto à estética facial do que os Leigos. O género, a faixa etária e a área de atuação dos MD são fatores relevantes na perceção de atratividade.
- Estudo da composição de produtos comercializados no tratamento da obesidade: evidência científica do uso de plantas medicinais e suplementos alimentaresPublication . Pinho, Catarina Filipa Vendeiro de; Oliveira, RitaIntrodução: A obesidade constitui um grave problema de saúde pública, devido à escassa evidência científica na utilização de plantas medicinais que ainda gera desconfiança nos profissionais de saúde, tanto no momento da prescrição como no aconselhamento. Contribuindo para tal a existência de inúmeras plantas medicinais e suplementos comercializados para o tratamento da obesidade e perda de peso, com mecanismos de ação bastante diferenciados. Objetivos: O objetivo principal deste trabalho consistiu na revisão dos mecanismos de ação de plantas medicinais no tratamento da obesidade, tendo como base artigos de revisão integrativa ou sistemática com ou sem metanálise suportados com evidência científica das plantas referidas pelos autores. Por último pretendeu-se conhecer, com base nas plantas abordadas na presente dissertação, as plantas medicinais e suplementos alimentares comercializados em Portugal. Metodologia: A pesquisa bibliográfica teve como objetivo obter artigos de revisão relativos ao estado da arte e revisão sistemáticas, obtendo-se assim as plantas referenciadas pelos autores como as mais utilizadas, com maior interesse na perda de peso e com maior evidência científica. Foi também realizada uma pesquisa do mecanismo de ação das 12 plantas indicadas, assim como a parte da planta com atividade farmacológica e análise dos resultados dos estudos clínicos analisados pelos autores nos autores nos artigos científicos. Finalmente, foram pesquisadas plataformas de comercialização online, para conhecer quais os produtos comercializados em Portugal que contêm as plantas estudadas. Resultados e conclusão: Foram encontradas 12 plantas com potencial para serem incluídas em medicamentos ou suplementos alimentares para a gestão da obesidade. A maioria dos mecanismos de ação está estudada com base em estudos in vitro e in vivo. Verificou-se uma elevada escassez de estudos clínicos para estudar a eficácia das mesmas plantas na obesidade. Apenas 8 das plantas estudadas foram encontradas em suplementos alimentares comercializados em Portugal e nenhuma se encontra comercializada como medicamento. É notória a falta de estudos clínicos que incluam plantas medicinais com potencial para o tratamento da obesidade e que possam suportar a decisão clínica e aconselhamento dos suplementos alimentares
