Browsing by Issue Date, starting with "2022-07-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação in-vitro da capacidade de selamento de dois cimentos endodônticos e três técnicas de obturaçãoPublication . Cannito, Luca; Reis, TiagoObjetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar a filtração apical em dentes obturados com 2 cimentos: cimento à base de resina epóxi e cimento biocerâmico e com 3 técnicas de obturação; cone único, condensação lateral e híbrida de Tagger. Materiais e métodos: Dentes monocanalares foram instrumentados com ProTaper Gold®. Os dentes foram divididos em seis grupos: Dois grupos para cada técnica utilizando os dois cimentos e finalmente, dois grupos controle não obturados. Após imersão em azul metileno os dentes foram finalmente cortados de modo a medir a filtração apical. Os resultados foram registrados e analisados estatisticamente. Resultados: Os resultados descritivos relacionados à filtração apical mostram que a penetração do corante nos Grupos I, II e III foi maior do que nos Grupos IV, V e VI. Nos grupos obturados com o mesmo tipo de cimento, os grupos III e VI apresentaram menor filtração apical. Conclusão: A técnica híbrida de Tagger proporcionou melhor selamento apical em comparação com a técnica de condensação lateral e a técnica de cone único e o cimento biocerâmico proporcionou menor filtração apical do que o cimento à base de resina.
- Efeitos do método Pilates na população idosa na qualidade de vida, força muscular, equilíbrio, respiração e postura: uma revisão sistemáticaPublication . Dumont, Thaís de Oliveira; Cervaens, MarianaDiante das várias formas de atividade física, o Método Pilates tem como objetivo melhorar a força muscular, flexibilidade, equilíbrio, correção postural, diminuição da dor e aprimoramento da coordenação motora e poderia ser um meio eficaz para melhorar a percepção da qualidade de vida na população idosa. Objetivo: Revisar as evidências atuais sobre os efeitos da prática do método Pilates em idosos na qualidade de vida, força muscular, equilíbrio, respiração e postura. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados eletrónicas LILACS, PEDro, Pubmed e Scielo para identificar estudos randomizados controlados que relatavam o uso do Pilates como forma de terapia para idosos. A seleção teve como critérios de inclusão artigos originais nas línguas inglês, português e espanhol. Resultados: Foram incluídos 9 estudos randomizados controlados, todos os autores sugerem o Pilates como uma prática terapêutica muito benéfica para a população idosa, visto que o método visa melhorar a estabilidade estática e dinâmica, bem como a postura e movimentos em geral. Conclusão: Foi possível identificar que a prática do Método Pilates promoveu melhoria nos níveis de flexibilidade, agilidade, equilíbrio dinâmico e resistência aeróbia. Além disso, constatou-se melhoria no tempo de reação e qualidade de vida. Desta forma, é necessário a realização de outros estudos com amostras maiores para que se obtenha uma conclusão segura. Não obstante o Pilates ainda se encontra nos seus estágios iniciais, o uso deste na reabilitação e prevenção parecesse promissor, tendo vindo a obter cada vez melhores resultados.
- Das narrativas das Descobertas aos textos jornalísticos atuais: um estudo da Amazônia que é notícia em telejornais de Portugal e do Brasil (2020)Publication . Oliveira, Jorgelene dos Santos; Sousa, Jorge Pedro; Leal, Ana Regina Barros RêgoAssim que desembarcaram na Amazônia no século XVI, os europeus (espanhóis e portugueses) depararam-se com uma realidade muito diferente daquela com a qual estavam acostumados. As paisagens e, principalmente, as gentes eram novidades para ambos. Inicialmente, os daqui receberam bem os que vieram de lá do outro lado do oceano, construindo com o Brasil uma relação histórico-cultural amigável, porém complexa, que perdura até os dias atuais. Dessa chegada resultaram relatos que ajudaram a construir uma ideia sobre a Região, hoje denominada Amazônia Legal Brasileira (ALB), formada por nove estados da federação e constituída legalmente por meio de lei federal. Cinco séculos de passaram desde então e, na contemporaneidade, são as narrativas veiculadas em telejornais, nas quais se encontra um forte elemento de representação, seja de um país, de um povo ou de uma região específica, que ajudam a construir novamente uma ideia sobre a Região, já que os veículos da mídia, entre eles a televisão, atuam como mediadores da realidade por meio da reprodução de imagens para públicos diversificados. O objetivo geral desta pesquisa é investigar as narrativas sobre a Amazônia nos relatos dos primeiros viajantes europeus (espanhóis e portugueses) a desembarcarem na Região (cronistas viajantes) e em narrativas contemporâneas, por meio da análise dos enquadramentos noticiosos das reportagens (unidades de análise) publicadas em telejornais de Portugal e do Brasil. Fazem parte do escopo deste trabalho o Jornal das 8 (J8), da TVI de Portugal; o Jornal Nacional (JN), da Rede Globo do Brasil; e os telejornais Jornal Liberal 1ª Edição (JL1), da TV Liberal, com sede em Belém (PA), e Jornal Tapajós 1ª Edição, da TV Tapajós, de Santarém (PA). O estudo se concentrou nas reportagens televisivas veiculadas durante o segundo semestre de 2020, período do ano em que a Região tem uma maior entrada na mídia estrangeira e brasileira por causa da mudança de clima, que traz, como consequências, queimadas na floresta amazônica, fato noticiado exaustivamente por veículos estrangeiros e brasileiros. Para tanto, foi levantada uma hipótese de que aqueles primeiros relatos traziam narrativas diferentes dos relatos contemporâneos. Os resultados apontam para uma convergência no conteúdo das narrativas sobre a Região, em Portugal e no Brasil. A tese aqui apresentada é uma investigação ancorada na Teoria do Enquadramento, com base na Análise Pragmática da Narrativa, com abordagem que mescla elementos de coleta de dados qualitativos e quantitativos.
- Microscópio óptico digital: introdução, utilizo e benefícios nas diversas áreas da odontologia – revisão narrativaPublication . Ferrara, Federico; Salgado, AbelA ampliação, que nos remete à ampliação de uma imagem real e de um suporte visual, tem sido aplicada ao longo dos anos em diversos campos da medicina e da ciência e, sobretudo, explorada em áreas como a biologia, a optometria e investigações que requerem microrganismos. À medida que a tecnologia do microscópio se desenvolve e agrega cada vez mais capacidades, os profissionais de saúde também avaliam os benefícios que essas ferramentas trazem para o exercício de suas profissões, com a ideia de que a ampliação agrega valor ao trabalho, tornando-se mais consensual pelos dentistas. Tomando como ponto de partida a necessidade de explorar para compreender a ampliação em profundidade, realizamos uma revisão bibliográfica narrativa que teve como objetivo avaliar a importância das tecnologias de ampliação no desenvolvimento e melhoria das condições de trabalho dos cirurgiões-dentistas em todas as áreas da cirurgia odontológica. Os resultados dos estudos analisados parecem convergir para a ideia geral de que a ampliação é extremamente importante, mesmo apresentando-se como o futuro dos estudos em odontologia, com as inerentes desvantagens, custos e prazo de adaptação, parecem ser compensados pelos benefícios que oferece. ou seja, maior qualidade de visão e tratamento, melhores condições ergonômicas, facilidade de criação de registros de documentação digital e melhor comunicação entre técnicos e pacientes.