Browsing by Issue Date, starting with "2022-06-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Eficácia das pastas dentífricas branqueadoras: revisão narrativaPublication . Bouchereaux, Katia Tania Marie; Teixeira, LilianaA estética do sorriso tem um lugar cada vez mais importante na sociedade moderna. As manchas presentes nos dentes estão na origem da insatisfação por parte do paciente, razão pela qual a utilização e o mercado dos dentífricos branqueadores, se desenvolveu extremamente ao longo dos últimos anos. Este trabalho teve como objectivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a evidência existente sobre a composição, acção e eficácia das pastas de dentes branqueadoras e discutir as consequências da sua utilização. Para tal, foram pesquisados artigos em bases de dados eletrónicas como a PubMed, Science Direct e B-On, com critérios de inclusão bem definidos. As mudanças de cor decorrentes da utilização de pastas dentífricas branqueadoras não são fáceis de objectivamente se contabilizarem, dada a dificuldade em medir cor dentária e em isolar a ação dos diferentes agentes. Os estudos divergem muito na metodologia, o que não permite determinar com evidência científica o agente mais eficaz. A associação entre os agentes abrasivos e químicos aparenta ter resultados mais promissores, desde que não sejam pacientes de risco (importante a quantificação de desgaste dentário, e de sensibilidade dentária). Serão necessários mais e melhores estudos sobretudo sobre a eficácia e segurança das pastas de carvão activado, para que a pressão comercial não se sobreponha à evidência científica e à utilidade clínica.
- Relação da hipofosfatasia com alterações na cavidade oral: revisão narrativaPublication . Bouafia, Firdaws El Ataoui; Leal, Fernanda; Cardoso, Inês LopesA hipofosfatasia (HPP) é uma doença genética rara descoberta em 1948, causada por mutações no gene ALPL. Este gene codifica a enzima fosfatase alcalina não específica de tecido (TNSALP). A presença destas mutações leva à forte diminuição da atividade desta enzima nos ossos, tecidos dentários, fígado e rim, o que provoca uma diminuição da mineralização óssea. A HPP encontra-se classificada em 6 categorias desde as formas mais severas até às mais suaves: perinatal letal, perinatal benigna, infantil, juvenil, adulta e odonto-hipofosfatasia (odonto-HPP). Esta doença pode desenvolver-se em qualquer momento da vida e, nos casos mais graves, pode resultar em morte. A forma odonto-HPP da doença caracteriza-se pela perda precoce dos dentes e por anomalias nos vários tipos de tecido dentário. Deste modo, o diagnóstico é multidisciplinar sendo o papel do dentista primordial. As terapias de substituição enzimática (ERT) demonstraram ser eficazes, mas a investigação ainda está em curso. Este trabalho consiste numa revisão narrativa sobre a relação da HPP com alterações na cavidade oral.
- Utilização dos óculos de realidade virtual na consulta odontopediátrica: revisão narrativaPublication . Zannani, Naoile; Macho, VivianaObjetivo: O objetivo deste trabalho consiste em perceber se a realidade virtual pode ser útil na gestão da ansiedade e da dor na consulta odontopediátrica. Metodologia: Pesquisa bibliográfica efetuada em diferentes bases de dados eletrónicos (B-ON, PUBMED, ResearchGate, Science direct) na língua francesa e inglesa. Também foi pesquisado nas bases: Cairn, HAL e Arquivo Universitários abertos de Boston e da Sorbonne. Foram definidos termos de pesquisa, critérios de inclusão e de exclusão para a seleção dos artigos. No final foram incluídos 25 artigos para a realização desta revisão. Principal Tópico Abordado: Numa primeira parte, será abordado a história e as aplicações da realidade virtual. Numa segunda parte das áreas de aplicação no que se refere a ansiedade, a dor e a prevenção. De seguida, a adaptação das aplicações aos efeitos pretendidos e por fim das respostas comportamentais e limitações destas aplicações.
