Browsing by Issue Date, starting with "2022-05-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O impacto da saúde oral sobre a qualidade de vida dos idosos: revisão narrativaPublication . Salaun, Marine; Bulhosa, José FriasIntrodução: A esperança de vida está a aumentar em todo o mundo. Isto não parece ser acompanhado por uma melhoria igual da QdVRSO nos idosos. Objectivos e métodos: O objectivo era avaliar os factores associados ao impacto da saúde oral sobre a qualidade de vida dos idosos. O método de pesquisa foi realizado utilizando as bases de dados PubMed e Scielo de 2011 a 2021. Os participantes tinham de ter 60 anos de idade ou mais e os indicadores GOHAI e/ou OHIP tinham de estar presentes. Desenvolvimento: As mulheres relataram uma QdVRSO mais pobre do que os homens. O OHIP aumentou com o número de dentes em falta e diminuiu com o uso de prótese dentária. A má percepção geral da saúde estava significativamente relacionada com a mà percepção da saúde oral. Conclusão: Parece essencial que os dentistas compreendam o paciente na sua globalidade biopsicossocial e não apenas de acordo com a condição oral.
- Impacto da reabilitaçāo implantossuportada na qualidade de vida de pacientes edêntulos: revisāo narrativaPublication . Assis, Rogério Guimarāes Goulart; Barbosa, CláudiaA perda de dentes gera diversas consequências negativas para a saúde. Isto leva a diminuição da qualidade de vida (QoL) em diversos níveis. O edentulismo total é o marco final desta condição afetando drasticamente o bem-estar psicossocial. A terapia com implantes vem sendo usada em larga escala nos últimos anos em substituição das próteses totais. É visto como um método que resolve o problema da falta de estabilidade e retenção associada a estes tratamentos mais convencionais. Esta revisão narrativa da literatura teve como objetivo analisar o impacto da reabilitação implantossuportada na QoL do paciente edêntulo sob sua própria percepção. Os estudos analisados demonstraram, na sua maioria, um aumento desta, medida por questionários do tipo Patient Reported Outcome Measures e, por vezes, confirmada por testes objetivos. Todavia, a natureza subjectiva da QoL e a falta de guidelines padronizadas na sua avaliação tornam difíceis a interpretação e a comparação dos resultados.
- A gestão da informação, pessoas e o territórioPublication . Gouveia, Luis Borges
- Técnica de abordagem terapêutica em lesões profundas de cárie: revisão narrativaPublication . Eklou, Anissa; Silva, LígiaA Medicina Dentária atual caracteriza-se por priorizar práticas micro-invasivas. A cárie – patologia crónica mais prevalente no mundo – requer uma gestão adequada das lesões profundas. O tratamento de cárie profunda requer meticulosidade e reflexão, visando assegurar a durabilidade da restauração e proteção do complexo dentino-pulpar. Para este fim, várias terapias podem ser implementadas. Com esta revisão narrativa pretende-se elucidar sobre o conceito atual de doença cárie, bem como avaliar criticamente as opções de tratamento para dentes permanentes com lesões de cárie profunda. Foi executada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed/Medline, Google Scholar e Elsevier. A remoção total da cárie e o método Step Wise não são recomendados. A evicção parcial num só passo permite reduzir o risco de exposição pulpar. Mostram-se necessários mais estudos que visem a promoção de técnicas conservadoras, assim como o desenvolvimento de dispositivos auxiliares de diagnóstico de lesões de cárie profunda.
