Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-04"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O perfil comportamental de jovens estudantes da geração Z: proposta do modelo de aprendizagem Zímago®Publication . Giuliani, Thaís de Almeida; Rurato, Paulo; Costa, AnaA democratização do acesso às tecnologias de comunicação pode influenciar o comportamento dos jovens, bem como ampliar o impacto da internet sobre a sua capacidade e formas de aprender. Diante deste cenário, é fundamental que seja colocado em prática um modelo de aprendizagem que atenda o perfil da geração Z, conhecido também como “nativos digitais”, a fim de que se desenvolva as competências comportamentais necessárias para prepará-los para enfrentar os desafios da vida adulta e do mercado de trabalho. Assim sendo, este trabalho tem como objetivos principais identificar qual o perfil comportamental de jovens estudantes entre os 14 a 18 anos pertencentes à geração Z e apresentar uma proposta de um modelo de aprendizagem que promova o desenvolvimento de competências comportamentais dos jovens desta geração. Para isso, realizou-se uma extensa revisão bibliográfica das diferentes posições teóricas sobre o conceito das gerações, em especial a da geração Z, bem como sobre o desenvolvimento de competências comportamentais e as principais teorias e modelos de aprendizagem. A parte empírica abrange dois estudos. No estudo 1, foi realizada uma abordagem mista, onde foram utilizadas as técnicas de focus group e a aplicação de um questionário para jovens estudantes. No estudo 2 foi apresentada a proposta de um modelo de aprendizagem para desenvolver as competências comportamentais da geração Z, que posteriormente foi aplicada em 12 jovens para verificar a sua eficácia, por meio da análise de conteúdo dos depoimentos dos participantes e dos seus pais/responsáveis. Na conclusão do trabalho, apresentam-se os resultados obtidos do estudo 1, onde foi possível identificar o perfil comportamental de jovens pertencentes a geração Z, nas quais se destacam a relação com a tecnologia, agilidade, multitarefas e o respeito a diversidade. Além disso, foi possível identificar suas principais motivações, seus relacionamentos interpessoais e a sua relação com a tecnologia. Por fim, pôde-se comprovar a eficácia da proposta do modelo de aprendizagem Zímago®, desenvolvido pela autora, mediante os depoimentos sobre a percepção dos participantes em relação aos resultados obtidos após a participação no programa de treinamento.
- Senso de humor: um ativo de saúde positiva – validação da escala de senso de humor de Paul McGheePublication . Saboya, Karina Melo de; Silva, Isabel; Santos, LuísBuscando entender melhor o humor como ferramenta de saúde positiva, ou seja, como ferramenta para uma frequência maior de emoções positivas, melhores conexões sociais e mais inteligência emocional, desenhamos este estudo em duas partes: na primeira, com o título “Senso de Humor: Revisão dos Instrumentos de Avaliação” procedeu-se uma revisão sistemática da literatura sobre os instrumentos usados para medir o sentido de humor na última década. Na segunda parte, com o título “Senso de Humor: Um Ativo de Saúde Positiva” apresenta-se o estudo empírico conduzido com a intenção de adaptar e validar para a população brasileira os instrumentos, Playfull/Serious Attitude Test, Positive/Negative Mood Test e The Sense of Humor Scale que compõem o modelo de senso de humor do psicólogo Paul McGhee. Esta adaptação tem o objetivo de possibilitar a aplicação de seu programa de intervenção positiva baseado em hábitos de humor.