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O perfil comportamental de jovens estudantes da geração Z: proposta do modelo de aprendizagem Zímago®

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A democratização do acesso às tecnologias de comunicação pode influenciar o comportamento dos jovens, bem como ampliar o impacto da internet sobre a sua capacidade e formas de aprender. Diante deste cenário, é fundamental que seja colocado em prática um modelo de aprendizagem que atenda o perfil da geração Z, conhecido também como “nativos digitais”, a fim de que se desenvolva as competências comportamentais necessárias para prepará-los para enfrentar os desafios da vida adulta e do mercado de trabalho. Assim sendo, este trabalho tem como objetivos principais identificar qual o perfil comportamental de jovens estudantes entre os 14 a 18 anos pertencentes à geração Z e apresentar uma proposta de um modelo de aprendizagem que promova o desenvolvimento de competências comportamentais dos jovens desta geração. Para isso, realizou-se uma extensa revisão bibliográfica das diferentes posições teóricas sobre o conceito das gerações, em especial a da geração Z, bem como sobre o desenvolvimento de competências comportamentais e as principais teorias e modelos de aprendizagem. A parte empírica abrange dois estudos. No estudo 1, foi realizada uma abordagem mista, onde foram utilizadas as técnicas de focus group e a aplicação de um questionário para jovens estudantes. No estudo 2 foi apresentada a proposta de um modelo de aprendizagem para desenvolver as competências comportamentais da geração Z, que posteriormente foi aplicada em 12 jovens para verificar a sua eficácia, por meio da análise de conteúdo dos depoimentos dos participantes e dos seus pais/responsáveis. Na conclusão do trabalho, apresentam-se os resultados obtidos do estudo 1, onde foi possível identificar o perfil comportamental de jovens pertencentes a geração Z, nas quais se destacam a relação com a tecnologia, agilidade, multitarefas e o respeito a diversidade. Além disso, foi possível identificar suas principais motivações, seus relacionamentos interpessoais e a sua relação com a tecnologia. Por fim, pôde-se comprovar a eficácia da proposta do modelo de aprendizagem Zímago®, desenvolvido pela autora, mediante os depoimentos sobre a percepção dos participantes em relação aos resultados obtidos após a participação no programa de treinamento.
The effortless accessibility to communication technologies can influence the behavior of young people, as well as broaden the impact of the internet on their ability and ways of learning. Considering this scenario, it is essential that a learning model that meets the profile of generation Z, also known as the “digital natives”, be put into practice, in order to develop the behavioral skills necessary to prepare them to face the challenges of adult life and out in the workforce. Therefore, this work has as the main objective to identify the behavioral profile of students between 14 and 18 years old belonging to Generation Z and propose a learning model that promotes the development of behavioral skills of young people of this generation. In conclusion of this research, the results obtained from study 1 are presented, where it was possible to identify the behavioral profile of young people belonging to Generation Z, in which the relationship with technology, agility, multitasking and respect for diversity are high-lighted. The empirical part comprises two studies. In study 1, a mixed approach was used, using focus group techniques and the application of a questionnaire for young people living in São Paulo. In study 2, a proposal for a learning model to develop the behavioral skills of generation Z was presented, which was subsequently applied to 12 young people to verify its effectiveness, through content analysis of the testimonies of the participants and the participants parents/guardians. In conclusion, the results obtained from study 1 are presented, where it was possible to identify the behavioral profile of young people belonging to generation Z, as well as their motivations, their interpersonal relationships and their relationship with technology. Finally, it was possible to prove the effectiveness of the Zímago learning model proposal, developed by the author, through the statements about the participants' perception regarding the results obtained after participating in the training program.
La démocratisation de l'accès aux technologies de la communication peut influencer le comportement des jeunes et élargir l'impact d'Internet sur leurs capacités et leurs modes d'apprentissage. Au vu de ce scénario, il est essentiel qu'un modèle d'apprentissage répondant au profil de la génération Z, également appelée «digital natives», soit mis en pratique, afin de développer les compétences comportementales nécessaires pour les préparer à affronter le défi de la vie adulte et du marché du travail. Par conséquent, ce travail a pour principaux objectifs identifier le profil comportemental des jeunes de 14 à 18 ans appartenant à la génération Z et présenter une proposition de modèle d’apprentissage qui favorise le développement des compétences comportementales des jeunes de cette génération. À cette fin, une revue bibliographique approfondie des différentes positions théoriques sur le concept de générations, en particulier celui de la génération Z, a été réalisée, ainsi que sur le développement des compétences comportementales et les principales théories et modèles d'apprentissage. La partie empirique comprend deux études. Dans l'étude 1, une approche mixte a été utilisée, utilisant des techniques de groupes de discussion et l'application d'un questionnaire pour les jeunes vivant à São Paulo. Dans l'étude 2, une proposition de modèle d'apprentissage pour développer les compétences comportementales de la génération Z a été présentée, qui a ensuite été appliquée à 12 jeunes pour vérifier son efficacité, à travers l'analyse de contenu des témoignages des participants et leurs parents / tuteurs. À la fin de l’étude, nous présentons les résultats obtenus à partir de l’étude 1, où il a été possible d’identifier le profil comportemental des jeunes appartenant à la génération Z, dans lequel la relation avec la technologie, l’agilité, le multitâche et le respect pour la diversité se distinguent. Enfin, il a été possible de prouver l'efficacité de la proposition de modèle d'apprentissage de Zímago, développée par l'auteur, à travers les déclarations sur la perception des participants concernant les résultats obtenus après avoir participé au programme de formation.

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Jovens Nativos digitais Geração Z Competências comportamentais Modelo de aprendizagem Young people Digital natives Generation Z Behavioral skills Learning model Jeunes Natifs du numérique Génération Z Compétences Comportementales Modèle d'apprentissage

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