Browsing by Issue Date, starting with "2022-02-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Strategic sustainability integration: merging management tools to support business model decisionsPublication . Silvestre, Winston Jerónimo; Fonseca, Ana; Morioka, Sandra NaomiDespite the competitive advantages of sustainable business models, developing management solutions to systematically support sustainability integration into organizational strategy is still a challenging approach for most organizations. Based on a critical analysis of existing tools to support sustainable business models, the present paper describes the development of a practical management tool to guide the strategic integration of sustainability in organizational business models. The proposed management tool results from the synergistic combination of the Sustainable Value Exchange Matrix and the Integrative Sustainable Intelligence Model, in a cyclic and continuous process supported by the periodic diagnosis of the key organizational factors with relevance for successful sustainability integration processes. The management tool described in this paper is expected to guide the strategic adaptation of organizations toward results with a positive impact on sustainability, with an effective contribution to the development of more sustainable business models.
- Curadoria de conteúdo para a educação a distância: modelo de referência de qualidade para o Ensino SuperiorPublication . Rocha, Daiana Garibaldi daApresentação da tese de doutoramento
- Curadoria de conteúdo para a educação a distância: modelo de referência de qualidade para o ensino superiorPublication . Rocha, Daiana Garibaldi da; Gouveia, Luis BorgesO impacto das tecnologias de informação e comunicação na área educacional tem aumentado consideravelmente desde o início do século XXI. Nesse contexto de transformações profundas, que incluíram a inserção definitiva das tecnologias no processo de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas na didática de sala de aula e o crescimento agressivo da modalidade a distância no ensino superior, a profissionalização das práticas de curadoria de conteúdo tornou-se fundamental. Visando responder a este contexto, esta tese tem como objetivo estabelecer um modelo de referência de qualidade de curadoria de conteúdo para contextos de aprendizagem a distância no ensino superior. Para isso, partimos de um aprofundamento teórico sobre as relações entre processo de curadoria, conteúdos pedagógicos, recursos tecnológicos e gestão da qualidade, propondo um diálogo entre as áreas da Educação e da Ciência da Informação. Complementamos esse estudo com uma investigação empírica qualitativa e quantitativa baseada em uma coleta de dados com dois instrumentos: um questionário do tipo survey e entrevistas semiestruturadas. A amostra incluiu 449 participantes distribuídos entre cinco stakeholders: avaliadores do Ministério da Educação, bibliotecários, gestores de empresas de soluções educacionais, gestores de instituições de ensino superior e professores universitários. Por meio da análise de conteúdo (no caso das entrevistas), da comparação e triangulação dos dados obtidos, buscamos compreender a percepção dos stakeholders sobre o significado da curadoria de conteúdo e as diferenças entre produção e curadoria de conteúdo e, principalmente, suas necessidades e prioridades em relação à implantação do processo dentro das instituições. Desse modo, pudemos refinar a construção do modelo de referência, constituído atualmente de quatro dimensões (de curadoria, pedagógica, tecnológica e de qualidade) interligadas por três fases (exploratória, de desenvolvimento e empírica) e retroalimentadas por seis categorias (papel da curadoria, perfil do curador, critérios e instrumentos, recursos e ferramentas, aprendizagem, financeiro). Além desse modelo detalhado, propusemos também a criação de três instrumentos norteadores: o portal do curador, a formação docente e o manual instrucional. Esperamos que eles funcionem como espaços de acolhida, consulta e formação contínua para gestores, professores e profissionais da educação em geral que desejem apoio durante a jornada de implantação da curadoria de conteúdo para a educação a distância no ensino superior.