Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Curadoria de conteúdo para a educação a distância: modelo de referência de qualidade para o ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TD_37852.pdf7.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O impacto das tecnologias de informação e comunicação na área educacional tem aumentado consideravelmente desde o início do século XXI. Nesse contexto de transformações profundas, que incluíram a inserção definitiva das tecnologias no processo de aprendizagem, a implantação de metodologias ativas na didática de sala de aula e o crescimento agressivo da modalidade a distância no ensino superior, a profissionalização das práticas de curadoria de conteúdo tornou-se fundamental. Visando responder a este contexto, esta tese tem como objetivo estabelecer um modelo de referência de qualidade de curadoria de conteúdo para contextos de aprendizagem a distância no ensino superior. Para isso, partimos de um aprofundamento teórico sobre as relações entre processo de curadoria, conteúdos pedagógicos, recursos tecnológicos e gestão da qualidade, propondo um diálogo entre as áreas da Educação e da Ciência da Informação. Complementamos esse estudo com uma investigação empírica qualitativa e quantitativa baseada em uma coleta de dados com dois instrumentos: um questionário do tipo survey e entrevistas semiestruturadas. A amostra incluiu 449 participantes distribuídos entre cinco stakeholders: avaliadores do Ministério da Educação, bibliotecários, gestores de empresas de soluções educacionais, gestores de instituições de ensino superior e professores universitários. Por meio da análise de conteúdo (no caso das entrevistas), da comparação e triangulação dos dados obtidos, buscamos compreender a percepção dos stakeholders sobre o significado da curadoria de conteúdo e as diferenças entre produção e curadoria de conteúdo e, principalmente, suas necessidades e prioridades em relação à implantação do processo dentro das instituições. Desse modo, pudemos refinar a construção do modelo de referência, constituído atualmente de quatro dimensões (de curadoria, pedagógica, tecnológica e de qualidade) interligadas por três fases (exploratória, de desenvolvimento e empírica) e retroalimentadas por seis categorias (papel da curadoria, perfil do curador, critérios e instrumentos, recursos e ferramentas, aprendizagem, financeiro). Além desse modelo detalhado, propusemos também a criação de três instrumentos norteadores: o portal do curador, a formação docente e o manual instrucional. Esperamos que eles funcionem como espaços de acolhida, consulta e formação contínua para gestores, professores e profissionais da educação em geral que desejem apoio durante a jornada de implantação da curadoria de conteúdo para a educação a distância no ensino superior.
The impact of information and communication technology in education has considerably increased since the beginning of the 21st century. Due to profound transformations, which include the definitive insertion of digital technologies in the learning process, the implementation of active methodologies in the classroom, and aggressive growth of the distance modality in higher education, the professionalization of content curation became a crucial issue. In these circumstances, this thesis aims to establish a quality reference model for content curation for distance learning in higher education. To do this, we set a theoretical framework based on the relationships between the curation process, pedagogical contents, technological resources, and quality management, proposing a dialogue between the areas of Education and Information Science. Then, we proceeded with a qualitative-quantitative empirical investigation based on data collected through two instruments: a survey-type questionnaire and semi-structured interviews. The sample included 449 participants distributed among five stakeholders: evaluators from the Brazilian Ministry of Education, librarians, managers at educational solutions companies, directors at higher education institutions, and university professors. By analyzing the content of the interviews, comparing, and triangulating the data obtained, we could identify the perception of those stakeholders concerning the meaning of content curation, the differences between content production and curation, and, mainly, their needs and priorities concerning the implementation of the process within the institutions. With that, we were able to refine the construction of the reference model. It consists of four dimensions (curatorial, pedagogical, technological, and of quality) interconnected by three phases (exploratory, developmental, and empirical) and fed back by six categories (role of the curation, profile of the curator, criteria and instruments, resources and tools, learning, and financial aspects). In addition to this detailed quality model, we propose three guiding instruments: a curator's web portal, teacher training, and an instructional guidebook. These instruments function as spaces for reception, consultation, and constant training for directors, managers, professors, and education professionals in general who want support during the journey of implementing content curation for the distance modality of higher education.
L’impact des technologies de l’information et de la communication dans le domaine de l’éducation a considérablement augmenté depuis le début du XXIe siècle. Dans ce contexte de profondes transformations, qui incluent l’insertion définitive des technologies dans le processus d’apprentissage, la mise en oeuvre de méthodologies actives dans la didactique en classe et la croissance exponentielle de l’enseignement à distance dans l’enseignement supérieur, la professionnalisation des pratiques de curation de contenus est devenue fondamentale. Afin de répondre à ce contexte, cette thèse a pour objectif d’établir un modèle de référence de qualité de curation de contenu pour les contextes d’apprentissage à distance dans l’enseignement supérieur. Pour cela, nous partons d’un approfondissement théorique sur les relations entre le processus de curation, le contenu pédagogique, les ressources technologiques et la gestion de la qualité, en proposant un dialogue entre les domaines de l’éducation et des sciences de l’information. Cette étude a été complétée par une enquête empirique qualitative et quantitative basée sur une collecte de données via deux instruments : un questionnaire de type enquête et des entretiens semi-structurés. L’échantillon a compté 449 participants répartis entre cinq parties prenantes : évaluateurs du ministère de l’Éducation brésilien, bibliothécaires, dirigeants d’entreprises de solutions éducatives, directeurs d’établissements d’enseignement supérieur et professeurs d’université. Par le biais de l’analyse de contenu (pour ce qui est des entretiens), de la comparaison et de la triangulation des données obtenues, nous avons cherché à comprendre la perception qu’ont les parties prenantes de la signification de la curation de contenu et des différences entre la production et la curation de contenu et, principalement, leurs besoins et priorités par rapport à la mise en oeuvre du processus au sein des institutions. Nous avons ainsi pu affiner la construction du modèle de référence, actuellement constitué de quatre volets (curatorial, pédagogique, technologique et qualitatif) interconnectés par trois phases (exploratoire, développementale et empirique) et alimentés par six catégories (rôle du curateur, profil du curateur, critères et instruments, ressources et outils, apprentissage, financier). En plus de ce modèle détaillé, nous avons également proposé la création de trois outils de référence : le portail des curateurs, la formation des enseignants et le manuel d’instruction. Nous espérons qu’ils fonctionneront comme des espaces d’accueil, de consultation et de formation continue pour les gestionnaires, les enseignants et les professionnels de l’éducation en général qui souhaitent être accompagnés pendant le parcours de mise en oeuvre de la curation de contenu pour l’enseignement à distance dans l’enseignement supérieur.

Description

Keywords

Curadoria de conteúdo Educação a distância Ensino superior Modelo de referência Qualidade Content curation Distance education Higher education Reference model Quality Curation de contenu Enseignement à distance Enseignement supérieur Modèle de référence Qualité

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License