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- O café como bebida funcionalPublication . Almeida, Ana Gil Costa de; Silva, Carla Sousa e; Ferreira da Vinha, AnaFace à crescente procura de produtos naturais e orgânicos por parte dos consumidores, a descoberta, desenvolvimento e marketing de produtos funcionais e outros relacionados são, nos últimos anos, um segmento com um rápido crescimento no mercado, no âmbito das indústrias alimentar, farmacêutica e cosmética. Dentro dos alimentos funcionais, as bebidas funcionais têm grande relevância, por serem produtos de consumo rápido e fácil, de pegar e levar (grab-and-go), ao mesmo tempo que se caracterizam como excelente fonte de nutrientes e compostos bioativos. O consumo de café é um hábito mundial, muito ligado a questões culturais e sociais, tendo associados alguns efeitos fisiológicos específicos. O consumo regular desta bebida torna-se uma fonte importante de nutrientes e fitoquímicos, considerando-a um produto de elevado interesse e amplamente estudado há vários anos, já com diversas evidências científicas acerca dos seus efeitos para a saúde, que suportam a alegação de propriedades funcionais do café.
- Desafios que o digital coloca: uma reflexãoPublication . Gouveia, Luis BorgesO uso e exploração do digital tem sido tornado o centro das práticas, mesmo em setores de atividade onde o digital era pouco ou mesmo nada considerado. Desde o chão de fábrica, ao controlo do transporte marítimo e desde a escola às empresas de serviços de base mais criativa. O advento de novas aplicações e o rápido incremento dos meios para tratar, comunicar e armazenar informação, tornou quase impossível não aderir a meios tecnológicos associados com o digital. Em complemento, a crescente sofisticação destes meios criou, por sua vez, novas aplicações que alteraram de forma significativa o modo como trabalhamos, aprendemos e nos divertimos – excluindo quem não as use e reinventando o nosso espaço e tempo. As organizações são assim confrontadas com transformações que acorrem, de forma distribuída e complexa, fora do seu âmbito e da sua capacidade de controlo, pelo que se apresentam novos desafios societais, associados com o trabalho, a aprendizagem e o lazer e que colocam em causa práticas tradicionais. A sessão propõe a discussão dos desafios que o digital coloca, tendo em consideração a necessidade de regulação, bem como a necessidade de se considerar um aprofundamento das respostas que o direito digital fornece.
- Shopping list automator: geração automática de listas de compras de supermercadoPublication . Santos, Hugo David; Moreira, Rui Silva; Soares, ChristopheO ritmo de vida atual é cada vez mais assoberbado por tarefas repetitivas que dificultam muitas vezes a gestão do tempo e da vida pessoal e familiar. Muitas destas tarefas, que são efetuadas rotineiramente, podem no entanto ser otimizadas ou mesmo automatizadas. Falamos em particular da realização de compras de supermercado, que se repetem diária, semanal ou mensalmente, tirando-nos muito tempo e colocando stress na organização do dia-a-dia. Este trabalho foca-se num sistema capaz de sugerir listas de comprar automáticas, baseando-se no padrão de consumo do utilizador. Tipicamente temos por costume verificar repetidamente que produtos nos faltam em casa, sempre que nos deslocamos às compras. Este sistema procura simplificar este planeamento, sugerindo ao utilizador uma lista que tem em consideração o consumo médio registado de cada produto. A solução desenvolvida baseia-se na utilização de uma aplicação móvel usada para registar o histórico de faturas de compras realizadas. Esta aplicação permite também submeter as faturas a um serviço de backend para registo e análise de consumos. As faturas são importadas através da captura de fotografias ou selecionando imagens ou ficheiros pré-existentes no smartphone. No servidor efetua-se inicialmente a união de imagens de faturas mais longas que não cabem numa única foto, seguindo-se o pré-processamento da imagem, extração de texto e categorização de informação que permite armazenar numa base de dados toda a informação relativa aos produtos adquiridos pelo utilizador. Posteriormente, os dados históricos de consumo do utilizador são usados para estimar as necessidades de produtos e sugerir automaticamente uma lista de compras na próxima ida ao supermercado. As informações relativas às faturas importadas, respetivos produtos adquiridos e a lista de compras automática são apresentadas na aplicação móvel. O serviços de backend permite identificar o supermercado e a data de cada fatura, os produtos contidos na mesma e a respetiva quantidade, capacidade e preço unitário. Para a extração de texto a partir de imagens das faturas de compras recorreu-se a uma ferramenta de OCR denominada Tesseract, que foi combinada com um componente desenvolvido neste trabalho para interpretar e categorizar a informação recolhida pelo OCR. A avaliação da precisão da extração do texto e da sua categorização em produtos e quantificação de consumo, foi efetuada através de comparações entre os resultados obtidos pelo componente proposto e os valores de teste esperados. Para esta avaliação recorreu-se a métricas de comparação de strings e a um script que analisa e compara a informação recolhida com uma estrutura JSON pré-definida de produtos. Todo o sistema desenvolvido foi descrito nesta dissertação, juntamente com os testes efetuados que permitiram aferir o cumprimento dos requisitos inicialmente propostos.