Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Probióticos como promotores de crescimento na produção animalPublication . Barbosa, Ana Mafalda Dias; Lopes, Carla Martins; Oliveira, RitaComo consequência da proibição do uso de antibióticos como promotores de crescimento na produção animal, surgiram algumas alternativas para evitar o aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos. Dentro destas alternativas citam-se os probióticos, prebióticos e os simbióticos, ou seja, a combinação sinérgica entre ambos. A presente dissertação tem como principal objetivo, a síntese de estudos científicos que comprovem a existência de uma relação entre a administração de probióticos e a promoção de crescimento das aves de produção para alimentação humana, em comparação, ou não, com os promotores de crescimento clássicos. Esta revisão da literatura foi realizada em três bases de dados, Pubmed, Web of Science e Scielo, utilizando estratégias de pesquisa adequadas, conjugando determinadas palavras chave, e foram considerados critérios de elegibilidade para determinar a inclusão ou a exclusão, ficando um total de 42 artigos selecionados para análise detalhada dos resultados. De todos os resultados analisados, constatou-se que os probióticos mais frequentemente utilizados na suplementação da dieta das aves foram microrganismos das espécies do género Bacillus spp. De uma maneira geral, constatou-se que todos os probióticos estudados apresentam vários benefícios no aumento do peso corporal (PC), da ingestão da ração (IR) e na diminuição da taxa de conversão alimentar (TCA). Além disso, em estudos onde os animais foram inoculados com agentes infeciosos, verificou-se uma melhoria na recuperação destes animais quando a dieta basal foi suplementada com probióticos. Tendo em conta os resultados elencados e com evidência científica moderada, pode-se aferir que os probióticos possam vir a ser utilizados como uma alternativa segura e eficaz aos antibióticos como promotores de crescimento.
- Ambiente de trabalho salutogénico num hospital privado: perceção dos enfermeirosPublication . Maciel, Carla; Ferreira, Margarida; Ferreira, Carlos; Circuncisão, Nádia; Vidal, Diogo Guedes; Ribeiro, A.O ambiente de trabalho salutogénico em enfermagem carateriza-se por um conjunto de fatores com impactos significativos na qualidade e segurança em relação à prestação de cuidados, saúde e bem-estar dos profissionais, bem como da produtividade dos serviços e da instituição. A abordagem no “local de trabalho” promove intervenções precoces nos fatores de risco dos trabalhadores, sendo uma ação relevante na prevenção da doença, no diagnóstico precoce de patologias e na reabilitação ou reintegração do profissional no local de trabalho.
- Doença de Gaucher e seu tratamento: uma revisão narrativaPublication . Martinho, Sara Isabel da Silva; Moutinho, CarlaA doença de Gaucher é uma doença rara, autossómica recessiva, que resulta de uma acumulação anormal de uma substância lipídica, conhecida como glucocerebrosídeo ou glucosilceramida. Normalmente, o glucocerebrosídeo é metabolizado pela enzima glucocerebrosidase (ou β-glucosidase ácida). São as mutações no gene da glucocerebrosidase 1, a causa mais prevalente de todas as formas da doença de Gaucher. Essa alteração genética significa que a enzima não funciona corretamente ou está totalmente ausente. Isso, por sua vez, leva à acumulação de glucocerebrosídeo nas células. É por causa desta aglomeração que a doença de Gaucher é chamada de distúrbio de armazenamento e, como o acúmulo ocorre no lisossoma, é uma desordem de armazenamento lisossomal (também conhecida como doença de armazenamento lisossomal, ou esfingolipidose), em que esse excesso de lípidos acontece nos macrófagos. A acumulação de lípidos nas células na doença de Gaucher é diferente para cada pessoa, o que acarreta uma desigual sintomatologia que varia consideravelmente de paciente para paciente. Algumas pessoas apresentam sintomas graves na infância, enquanto que outras não apresentam sintomas ou apresentam apenas sintomas leves e são diagnosticadas numa fase mais tardia da vida. Pacientes com doença de Gaucher podem manifestar danos neurológicos. Três tipos principais da doença de Gaucher têm vindo a ser descritos ao longo dos tempos, com base na ausência (tipo 1), presença (tipo 2 e tipo 3) ou da gravidade das características neurológicas. Um fenómeno multissistémico complexo surge envolvendo o fígado, baço, medula óssea e, ocasionalmente, os pulmões, havendo ainda casos de doença neurodegenerativa progressiva. O tratamento de reposição enzimática tornou-se o padrão de terapia em 1991, transformando a história natural da doença de Gaucher. Atualmente, tratamentos para doença de Gaucher, clinicamente usados para o tipo sistémico da doença, incluem a terapia enzimática de substituição, a terapia de redução de substrato e o transplante de células-tronco hematopoéticas, embora a última seja a única opção de sucesso para os tipos neuronopáticos da Doença de Gaucher. Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão narrativa da doença de Gaucher, contemplando, em particular, o tratamento usado.
- Cultura organizacional num hospital privado: perceção dos enfermeirosPublication . Circuncisão, Nádia; Ferreira, Margarida; Ferreira, Carlos; Maciel, Carla; Vidal, Diogo Guedes; Gregório, SusanaA cultura organizacional é considerada um atributo essencial para o sucesso das organizações, exercendo influência sobre o seu ambiente de trabalho e funcionamento, bem como na satisfação e bem-estar individual. Os enfermeiros são indispensáveis para o sucesso de uma organização, tornando-se imprescindível perceber a inter-relação existente entre indivíduos, cultura organizacional e organização do trabalho, de forma a delinear intervenções que contribuam positivamente para a implementação de estratégias, objetivos e modo de operação, elementos promotores da saúde do trabalhador.