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- Meu filho meu mundo ou nosso mundo? Crenças de pais e professores para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com PEAPublication . Costa, Sandra Maria Souto; Marinho, SusanaPara melhor compreender comportamentos de pais e professores de crianças e adolescentes com PEA, se torna necessário pesquisar suas crenças, que de forma direta e indireta os afetam. Ao evidenciar tais crenças, necessário também pesquisar a importância de colaboração entre pais e professores para melhor compreensão e aceitação dessas crianças em suas possibilidades subjetivas e educacionais; portanto inclusivas. Para tanto, optou-se por revisão de livros e textos escritos por pesquisadores e por pais de crianças/adolescentes com PEA, filmes e documentários que tenham em seu conteúdo o mundo vivido por eles e que a muito permeiam o imaginário social. E por último, e não menos importante foi realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) pais e 5 (cinco) professores de crianças/adolescentes com PEA da cidade de Vitória/ES -Brasil; colaborando com esse entendimento. Os resultados encontrados confirmam que, apesar de diferentes crenças e comportamentos, pais e professores seguem buscando colaborarem entre si para que as crianças/adolescentes se desenvolvam e sejam felizes em seu mundo; no nosso mundo. Entendem também que há muito a ser feito, exigindo maior disponibilidade em dedicação, aceitação e afeto. O estudo sugere possibilidade de continuidade, explorando o comprometimento de toda sociedade.
- Perturbação de hiperatividade/défice de atenção e labilidade emocional na escola inclusivaPublication . Schuchter, Tânia Carla Leonel; Marinho, SusanaCom este trabalho pretendeu-se identificar traços característicos de labilidade emocional na Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) na Escola Inclusiva; esclarecer os possíveis sintomas da labilidade emocional se devem somente a distúrbios da PHDA, a comorbilidade ou uma nova entidade nosológica. O método utilizado foi a pesquisa quantitativa, sendo aplicado um questionário a profissionais do Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico (CEAPEM) e escolas articuladas ao mesmo, num total de 35 participantes, dentre eles profissionais da equipa pedagógica, profissionais da equipa multidisciplinar e pais ou responsáveis legais que lidam diretamente com alunos com PHDA. Os resultados permitiram identificar que a maioria dos alunos apresentam possíveis sintomas da labilidade emocional na PHDA e um menor número não apresenta possíveis sintomas da labilidade emocional na PHDA. Conclui-se que as evidências expostas no presente trabalho permitem findar que a labilidade emocional é um traço característico realmente marcante e significativo em alunos com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção na Escola Inclusiva e em todas as fases da vida, causando impacto negativo no seu desenvolvimento social e escolar.