Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-08"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A perceção dos advogados sobre a representação legal de menores infratoresPublication . Pinto, Carolina Augusta Coelho; Sacau, AnaO menor que comete fatos tipificados pela lei como crime tem que ter garantidos os seus direitos, e de modo a prevenir que o mesmo sinta os efeitos estigmatizantes da aplicação de uma medida tutelar educativa, é essencial que a premissa de todo o seu processo seja sempre a reeducação e a ressocialização na comunidade. Deste modo, tendo sempre o interesse do menor como fator prioritário na intervenção, considerou-se relevante aferir qual a experiência dos profissionais judiciais, no caso, os advogados que representam menores em processos tutelares educativos. Para a recolha desses dados, foi realizado um questionário online, com a finalidade de entender quais os maiores desafios que estes profissionais sentem no processo de representação do menor, qual a formação que têm e a respetiva importância que dão aos diversos tipos de especialização, assim como à qualidade da entrevista e a importância que atribuem em conhecer o contexto social, económico e familiar do menor. A amostra, constituída por 99 advogados com experiência em processos tutelares educativos, demonstra uma grande valorização da maioria no que concerne aos fatores sociais e familiares do menor, tal como a importância de conduzir uma entrevista cuidada e adaptada às necessidades do mesmo, no entanto, não deixam de apresentar opiniões discrepantes noutro tipo de questões, como é o caso da importância que atribuem à formação e especialização. Assim, com este estudo pretende-se sensibilizar para a importância da formação e da especialização dos advogados nas distintas áreas da delinquência juvenil, de forma a colmatar as dificuldades apresentadas pelos mesmos e garantir que os direitos dos menores sejam promovidos e assegurados de forma eficaz.
- Individualização do plano de tratamento em harmonização orofacial: a importância da morfopsicologia e visagismo – revisão narrativaPublication . Arcadier, Jessica; Silveira, Augusta; Sequeira, TeresaNas últimas décadas a procura por tratamentos na área de Harmonização Orofacial vem aumentando exponencialmente. A cada ano mais pacientes procuram profissionais para realização de procedimentos estéticos e melhorar sua auto apreciação, e é de muita importância que o planeamento estético seja centrado no paciente. Tendo como objetivo auxiliar profissionais neste caminho, esta revisão narrativa introduz e analisa o Visagismo e a Morfopsicologia como ferramentas para melhor conhecer o paciente e planear os procedimentos estéticos orofaciais. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados online Pubmed, B-on e Google Scholar para ter acesso aos mais recentes trabalhos que abordam o Visagismo e a Morfopsicologia e perceber como tratamentos estéticos podem modificar as emoções e o comportamento humano, tanto nos pacientes quanto em quem está a sua volta.
- Filhos e filhas de pais e mães encarcerados no Brasil: interfaces entre a criminologia e a desigualdade socialPublication . Bervian, Bárbara; Jólluskin, GloriaA presente investigação tem por objetivo geral analisar os efeitos causados pelo encarceramento do pai e/ou mãe na vida das crianças, seus filhos e filhas, conforme a percepção de profissionais (psicólogos, médicos, professores e conselheiros tutelares) que lhes acompanhem ou prestam atendimento. Com o a finalidade alcançar a este objetivo, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar quais as dificuldades de desenvolvimento que enfrentam essas crianças. Observar as implicações comportamentais e emocionais, decorrentes do encarceramento de um ou ambos os genitores. Averiguar a exposição dessas crianças a fatores de risco decorrentes da situação de vulnerabilidade que enfrentam. Buscar medidas alternativas visando atenuar os efeitos do encarceramento do pai e/ou da mãe, na vida dos seus filhos e filhas, amparando para que se desenvolvam em um contexto mais funcional tanto na família como na sociedade. Quanto à metodologia da pesquisa, primeiramente efetuou-se a pesquisa bibliográfica com intuito de aprofundamento sobre a temática proposta na investigação. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário, que foi respondido pelos profissionais que se dispuseram e que trabalham e acompanham as crianças, filhos e filhas de pai e/ou mãe encarcerados. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram verificar os efeitos causados nas crianças, filhos e filhas diante do encarceramento do seu pai e/ou sua mãe. Diante do panorama destes resultados, faz-se necessário um olhar mais cuidadoso para com essa população, devido à vulnerabilidade social que enfrentam, como também é imperiosa a proposição e implementação de políticas públicas efetivas e específicas que possam viabilizar o seu acolhimento, sua assistência e a garantia dos seus diretos humanos e fundamentais frente a realidade identificada pela investigação.