Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Endodontia versus implantologia: uma revisão narrativaPublication . Sousa, Hugo Bandeira de; Reis, TiagoUma boca saudável é importante, tanto a nível de saúde como a nível social, manter os dentes em boca é um dos objetivos da medicina dentária. O objetivo deste trabalho é comparar a endodontia e implantologia como soluções para o problema; tratar os dentes naturais até a exaustão ou optar pela sua substituição. A literatura consultada peca por usar critérios de sobrevivência distintos para os dois métodos, no entanto parece concordar que um dente endodociado tem uma longevidade superior a um implante.
- Resultados clínicos de procedimentos para aumento de tecido queratinizado periimplantar: revisão da literaturaPublication . Romeiro, Catarina da Silva; Lima, CristinaObjetivo: Revisão da literatura científica referente aos resultados clínicos de procedimentos cirúrgicos para aumento da largura de tecido queratinizado peri-implantar. Métodos: Realizada uma pesquisa com recurso à base de dados PubMed para execução desta revisão literatura. Foram aplicados critérios de inclusão, tais como estudos clínicos controlados aleatorizados, tempo de seguimento mínimo de 3 meses, procedimentos mucogengivais em implantes para aumento de tecido queratinizado e estudos em humanos. Resultados: Analisados 5 artigos que comparavam diferentes materiais para o aumento de tecido queratinizado peri-implantar, tais como o enxerto de tecido conjuntivo, matriz de colagénio xenogénica, matriz dérmica acelular, matriz colagénio, enxerto de tecido conjuntivo subepitelial e fibrina rica em plaquetas preparada com titânio. Conclusões: Nos estudos analisados conseguimos evidenciar uma tendência de superioridade do enxerto de tecido conjuntivo (ETC) para o aumento de tecido queratinizado peri-implantar, no entanto, alguns estudos não comprovaram diferenças estatisticamente significativas.
- Papel dos inibidores da PCSK9 no tratamento da dislipidemiaPublication . Lopes, Sofia Ferreira; Matos, CarlaA dislipidemia, definida como a elevação dos valores de lípidos no sangue, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, nomeadamente a aterosclerose. Considera-se das maiores causas de morte a nível global, tendo um impacto bastante negativo na vida humana. O seu controlo constitui um aspeto fundamental para a prevenção da doença, existindo fatores modificáveis que podem ser controlados, como os hábitos alimentares, a prática regular de exercício físico, o tabagismo e o alcoolismo. É necessário que se adotem medidas preventivas e estratégias para o combate destas patologias, tentando desta forma atuar na redução do colesterol das lipoproteínas de baixa densidade (c-LDL). As medidas farmacológicas existentes concentram-se maioritariamente no uso de estatinas. Porém, há indivíduos que desenvolvem efeitos adversos, o que pode resultar de uma intolerância às mesmas e um insucesso no tratamento, refletindo-se efetivamente numa necessidade de procura por uma nova terapêutica hipolipemiante. Com base nessa procura, a evolução no âmbito da ciência permitiu incitar ao desenvolvimento dos inibidores da pró-proteína convertase subtilina quexina tipo 9 (PCSK9), que se revelaram bastante promissores no combate às dislipidemias. Os inibidores PCSK9 são anticorpos monoclonais e a sua atuação passa por não permitirem a degradação do LDLR pela PSCK9, regulando dessa forma os níveis plasmáticos do c-LDL. Os principais inibidores PCSK9 alvo de estudo são Evolocumab e Alirocumab. Demonstraram uma eficácia de aproximadamente 60% na redução do c-LDL como monoterapia e, quando adicionados às com estatinas, essa redução atingiu os 75%. Desta forma, consideram-se atualmente uma terapêutica muito efetiva, de segunda linha, reservada para os doentes que não toleram ou não respondem de forma cabal a outros fármacos, nomeadamente nos casos de dislipidemia de causa genética, como a hipercolesterolemia familiar.
