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- Rethinking Gardens and Public Parks (GPP) beyond Greenness: an Integrated Perspective about GPP ecosystem services in CitiesPublication . Vidal, Diogo GuedesIncreased urbanization carries socioenvironmental challenges that may be tackled by promoting green spaces as safeguards of sustainability and of the connection between users and the biosphere – reducing social inequalities, improving air quality, regenerating the ecosystem, and mitigating climate change impacts. Urban green spaces are the main drivers for increasing the quality of urban environments, potentializing local resilience, promoting sustainable lifestyles, as well as improving both the health and well-being of their users. The 11th goal of the 2030 United Nations Agenda for Sustainable Development states that societies must ensure universal access to safe, inclusive, and fully accessible public spaces. Nevertheless, cities are unequal spaces regarding the distribution of environmental resources, resulting in environmental injustice: the most vulnerable areas in socioeconomic terms are those that mostly experience environmental vulnerability, partially due to the lack of green spaces, the intensive road traffic - resulting in poor air quality and the increase of noise pollution – and the social segregation. The fair distribution of urban green spaces must be ensured in both quantity and quality in terms of their ecosystem services: provision, regulation, support, and cultural services. Municipal leaders are the main ones responsible for the maintenance of Gardens and Public Parks (GPP). However, current evidence identifies limited knowledge about urban green infrastructure governance, since the lack of data about PUGS is the main obstacle to effective intervention. Set against this background, this study aimed to identify clusters of ecosystem services potential in 25 GPP in the city of Porto, Portugal, through a validated tool application. Multivariate techniques allowed for the identification of predictor dimensions of ecosystem services potential, environmental quality, and facilities. Five PUGS clusters were validated: i) Environmentally Empowered and Socially Expectant Spaces, ii) Socioenvironmentally Empowered Spaces, iii) Environmentally Empowered but Socially Un-dynamic Spaces, iv) Socioenvironmentally Disempowered Spaces, and v) Socioenvironmentally Unexplored Spaces. Also, ecosystem service potential differs within the city and, in some cases, results in environmental injustice situations. These results are useful in the design of place-based intervention in PUGS, contributing to the increase of ecosystem services potential and in the improvement of urban environment quality and sustainability. Furthermore, instead of focusing on political-administrative jurisdictions, this methodological approach allows gains in scale and enhances ecosystem services potential at a municipal level.
- Novas diretrizes na abordagem preventiva das lesões iniciais de cárie: revisão narrativaPublication . Correia, Maria Inês Rubim de Freitas Guimarães; Coelho, SusanaEm Medicina Dentária a abordagem da terapêutica da doença cárie continua a ser um dos maiores problemas de saúde pública devido ao seu impacto na qualidade de vida das pessoas. São utilizados procedimentos minimamente invasivos para a prevenção das lesões de cárie, que são procedimentos de máxima preservação da estrutura dentária. O uso de agentes cariostáticos e remineralizantes, têm revelado ser eficazes na prevenção e tratamento da cárie dentária. Dentro das terapêuticas existentes mais atuais, o Fluoreto de Diamina de Prata foi considerado de alta eficácia, sendo uma técnica rápida, simples e de baixo custo. A presente revisão sistemática tem como objetivo abordar e atualizar alguns métodos de prevenção de cárie dentária. Para a sua realização foram utilizadas as bases de dados: PubMed, SciELO e pesquisa manual em revistas e em artigos. A aplicação do composto de fluoreto diamina de prata é uma forma alternativa às formas convencionais de aplicação de flúor, e que tem demonstrado eficácia como agente cariostático.
- (Re)aprendizagem do professor do ensino superior face ao triângulo educação, tecnologia e aprendizagem no ensino à distânciaPublication . Lourenço, Marilu; Rurato, Paulo; Gouveia, Luis BorgesO progresso da EaD e o surgimento de novas mídias interativos alteraram radicalmente o panorama do ensino e da aprendizagem, e neste novo cenário, como professores, passamos a desempenhar novos e diferentes papéis. Mas, para que esses papéis sejam efetivos, necessariamente, precisamos de conhecimentos teóricos que tragam novas (e diversas) possibilidades e oportunidades de (re)aprendizagem para professores e alunos, independentemente de sua localização geográfica ou dos horários em que possam estar disponíveis para realizar esses estudos. Partindo destas expectativas midiáticas, esta investigação visa proporcionar uma reflexão a professores do Ensino Superior, categoria Especialista, que desejam ampliar sua prática, de forma eficiente, enfatizando a Educação, Tecnologia e a aprendizagem em recursos ao Ensino à Distância (EaD). No contexto de uma visão contemporânea de educação, em cursos de aperfeiçoamento, o Projeto IECREI/EaD se propõe a formar educadores para lidarem criticamente com as novas mídias e produzirem materiais que contribuem para a dinamização de suas aulas. Por isso, sua estrutura está sustentada teoricamente na teoria da aprendizagem, que proporciona aos destinatários (professores), oportunidades de interagir, de desenvolver projetos compartilhados, de reconhecer e respeitar diferentes culturas tecnológicas e de construir conhecimentos, capazes de reestruturar sua(s) prática(s) profissionais.
- Diagnóstico laboratorial da infecção e determinação do estado imune para o SARS-CoV-2Publication . Cordeiro, Tiago Peralta; Cerqueira, FátimaA pandemia originada pelo Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARSCoV-2) levou a alterações profundas no statu quo da população mundial, que se sentiu coagida a adaptar-se às medidas de segurança impostas, como forma de travar a sua expansão. Efectivamente, o contexto pandémico gerou um esforço redobrado na investigação científica e no desenvolvimento de novas terapêuticas anti-virais, vacinas profilácticas, e em particular aqueles que foram o objecto de estudo desta dissertação, isto é, os testes de diagnóstico da infecção por SARS-CoV-2 e os testes de imunidade. Com efeito, a revisão bibliográfica aqui apresentada, incide num tema bastante actual e de importância global, pelo que muitos testes de diagnóstico para a infecção por SARSCoV-2 e de determinação do estado imune, continuam a ser desenvolvidos e aprimorados, à medida que tem vindo a evoluir o conhecimento sobre este vírus e as manifestações da doença causada por este, que é a Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). Nesta dissertação, discutiu-se o estado da arte relativamente aos diferentes tipos de testes de diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2 (moleculares e de antigénio) e de imunidade (que têm por base a resposta humoral ou celular). Nesta análise, teve-se em conta o princípio do método dos testes, a forma como têm sido usados na pandemia e como se complementam entre si, considerando o contexto em que cada um deve ser utilizado e as limitações inerentes aos mesmos. Concluiu-se que actualmente os testes moleculares são aqueles que apresentam maior sensibilidade e especificidade no diagnóstico da infecção aguda por SARS-CoV-2. Contudo, os testes rápidos de antigénio, ainda que menos sensíveis e específicos, são mais adequados enquanto testes Point-Of-Care (POC) e possibilitam uma resposta mais rápida no combate à pandemia. Realça-se ainda a importância dos testes de imunidade, fundamentais para aferir o estado imune de cada indivíduo relativamente à infecção por SARS-CoV-2 e para monitorizar a eficácia das vacinas na prevenção da COVID-19. Porém, é de relevar que o conhecimento científico sobre este tema está em constante actualização, com bastantes avanços e recuos, sendo que no momento de início da dissertação existiam muitas mais questões do que respostas.