Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-15"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de conflitos no contexto educacional de pessoas com necessidades educativas especiais: estudo na Escola Estadual Coelho NetoPublication . Alencar, Rosemeire da Silva; Cunha, PedroEsta pesquisa tem por finalidade realizar uma análise acerca de como a Escola Estadual Coelho Neto (EECN) utiliza a mediação escolar e as práticas restaurativas para gerir as situações conflituais e garantir a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). A EECN possui um Núcleo de Práticas Restaurativas que dissemina a cultura da pacificação social no ambiente escolar e na comunidade em que está inserida. Assim, a problemática da pesquisa gira em torno de saber se a utilização da mediação escolar e das práticas restaurativas para a gestão construtiva dos conflitos envolvendo alunos com NEE ocorre de forma satisfatória, garantindo-lhes o direito à inclusão no ambiente escolar. A metodologia seguida foi a qualitativa, através de um estudo de caso com pesquisa de campo, tendo a observação direta extensiva como instrumento de coleta de dados, utilizando-se técnicas de observação e realização de entrevistas estruturadas. A aplicação das técnicas de pesquisa respeitou a dignidade, identidade, voluntariedade, autonomia e vulnerabilidade de todos os participantes, seguindo os padrões éticos exigidos pela Plataforma Brasil, à qual o projeto foi submetido e aprovado. Após a coleta de dados, realizou-se a análise de seu conteúdo e, por fim, a interpretação dos dados à luz das teorias existentes sobre o fenómeno em estudo.