Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Terapêutica antifúngica: novas moléculas, novas formas de administração e diferentes estratégias para alcançar a toxicidade seletivaPublication . Moreira, Marta Alexandra Macedo; Catarino, Rita; Souto, RenataNos últimos anos verificou-se um aumento das infeções fúngicas invasivas, devido ao aumento da esperança de vida e do número de doentes imunodeprimidos e ao aparecimento de resistência aos antifúngicos. Durante muito tempo a terapêutica era limitada, utilizando-se na maior parte das vezes a anfotericina B. Apesar de ser bastante eficaz contra a maioria das infeções este fármaco apresenta efeitos colaterais consideráveis, em particular a nefrotoxicidade, o que limita o seu uso. Depois de algumas décadas surgiram novas classes terapêuticas: os azoís e posteriormente as equinocandinas, que demonstraram exercer menor toxicidade em humanos. De facto, a evolução científica tem permitindo o desenvolvimento de novos fármacos antifúngicos. As diretrizes na pesquisa destas novas moléculas são que estas possam ter maior eficiência, exercer menor toxicidade, tenham novos mecanismos de ação, menos interações medicamentosas e que possam ter atividade em novos agentes patogénicos emergentes. Esta dissertação destaca novas terapias em desenvolvimento clínico. Os fármacos em causa têm novos mecanismos de ação, de forma a superar as resistências, novas formulações com vantagens em relação às terapias atuais para melhorar os perfis de segurança e reduzir as interações. Os agentes referidos nesta revisão têm como alvo a parede celular (a rezafungina e ibrexafungerp) ou a membrana celular (a CAmB e o isavuconazol) havendo também um fármaco (olorofim) que apresenta um novo mecanismo de ação.
- New innovation in prevention of dental caries - bibliographic reviewPublication . Riaz, Rabia Huma; Domingues, JoanaO controlo da saúde oral é essencial para a saúde do Ser Humano. Um dos grandes desafios de saúde pública continua a ser a cárie dentária. O método mais eficiente de prevenir a cárie é aplicando o flúor. O objectivo deste trabalho é o de identificar os desenvolvimentos de pesquisa e inovação na prevenção da cárie dentária. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica recorrendo á base de dados Google Scholar, Science Direct, Research Gate, FDI report e IOSR Journals . Apenas foram incluídos artigos publicados nos últimos 10 anos em língua inglesa. Os produtos remineralizantes podem aumentar a eficácia dos iões flúor ou cálcio / sódio no uso normal de pastas dentífricas para prevenir a cárie dentária. As técnicas biomiméticas que inibem a desmineralização do esmalte e têm efeitos sinérgicos com o flúor.
- Eficácia do reversor da anestesia local em odontopediatria - revisão narrativaPublication . Leal, Marta Raquel Garcês; Noschang, RicardoPretendeu-se elaborar uma revisão bibliográfica narrativa com os seguintes objetivos: analisar a utilidade do Mesilato de Fentolamina em contexto da consulta médico-dentária em Odontopediatria, avaliar a eficácia, segurança, indicações e efeitos adversos deste fármaco. Para elaboração deste trabalho de revisão narrativa foi realizada uma pesquisa narrativa utilizando-se dos motores de pesquisa Pubmed e Google Schoolar, associado a leitura de manuais específicos de procedimentos clínicos em Odontopediatria. Neste contexto, o Mesilato de Fentolamina, entre outras alternativas, apresenta-se como sendo um fármaco indicado para a reversão da anestesia de tecidos moles resultante de uma injeção intraoral de anestésico local (contendo um vasoconstritor) através do aumento do fluxo sanguíneo na área de deposição do fármaco, acelerando a recuperação da sensação táctil inicial e função normais dos tecidos e contribuindo para a diminuição do tempo de eliminação do anestésico utilizado previamente.
- Inclusão digital: todos estamos vulneráveis - sem cuidar de todos, não conseguimos cuidar dos que mais precisamPublication . Gouveia, Luis BorgesInclusão Digital: todos estamos vulneráveis “sem cuidar de todos, não conseguimos cuidar dos que mais precisam” Luis Borges Gouveia lmbg@ufp.edu.pt, http://homepage.ufp.pt/lmbg/ Tertúlia –Inclusão Digital e Ambientes Inclusivos 28 de Junho de 2021
