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- Prognóstico do tratamento endodôntico não cirúrgico em pacientes diabéticos – revisão narrativaPublication . Oliveira, Ana Francisca; Vasconcelos, NatáliaIntrodução: A Diabetes Mellitus representa uma das mais frequentes doenças metabólicas dos dias de hoje, sendo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. Nos últimos anos, tem vindo a ser associada à periodontite apical, especulando-se poder estar associada ao insucesso do Tratamento Endodôntico. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar a possibilidade de existir uma alteração no prognóstico do Tratamento Endodôntico Não Cirúrgico em pacientes com Diabetes Mellitus. Materiais e Métodos: Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica entre Março 2020 e Agosto 2020, com recurso à basa de dados eletrónica PubMed, com limite temporal de 14 anos. Conclusão: Continuam a ser necessários mais estudos que comprovem esta associação. No entanto a Diabetes deve ser reconhecida como um importante fator de prognóstico pré operatório no Tratamento Endodôntico.
- TIC aplicadas ao ensino superior - percepções em uma IES em Belém do ParáPublication . Araújo, Andréa Cristina Marques de
- Brinquedos educativos: conquistando espaço em um mundo digitalPublication . Venturi, Ariane Gonçalves; Galhardo, AndreiaOs brinquedos e as brincadeiras sempre estiveram presentes na vida das crianças, contribuindo para o seu desenvolvimento e aprendizado. Com a internet e a tecnologia, ocorreram mudanças na sociedade e na forma de interação e relacionamento das crianças com os brinquedos. Este trabalho pretende discutir como uma organização de brinquedo educativo conseguirá conquistar espaço no mundo atual digital. Com base em uma revisão bibliográfica, buscamos entender a importância dos brinquedos no desenvolvimento cognitivo infantil, a construção social da infância e a publicidade dirigida à criança, na tentativa de compreender a atividade lúdica infantil nos dias atuais, diante da subordinação ao avanço tecnológico. Apropriando dos conceitos de comunicação organizacional, marketing digital, noções de posicionamento e imagem, bem como ética na comunicação relacionados ao público infantil, para analisar como a organização diz de si em seus canais oficiais. Este trabalho analisa o posicionamento de 4 empresas de brinquedos, entre portuguesas e brasileiras, do segmento de brinquedo educativo e misto, em seus canais da web. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa no total de 683 materiais disponibilizados pelas empresas em seu Site Institucional, Blog, Facebook e Instagram, no período de outubro a dezembro de 2019. Pudemos observar em nossa análise, que as empresas analisadas estão presentes nas mídias sociais buscando interagir com seus públicos através dos canais. As organizações do segmento misto, focam em levar diversão e lazer com os brinquedos, baseado em variedade e preço, já organizações do segmento de brinquedos educativos, existe uma preocupação maior em promover o aprendizado através dos brinquedos, com qualidade e segurança.
- Dropout no ensino a distância e a sustentabilidade das IES: um modelo de referência para um sistema integrado de alertas para evasãoPublication . COSTA, OBERDAN; Gouveia, Luis BorgesA Educação a Distância (EaD) expandiu-se nas últimas duas décadas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Nessa esteira, há uma conjugação de esforços das instituições e profissionais do ensino, visando a ampliação e a profissionalização para aprendizagem ao longo da vida de pessoas interessadas em avançar na atualização dos estudos. Embora essa expansão favoreça a aprendizagem e a qualificação contínua em termos globais por meio de recursos tecnológicos, a alta taxa de evasão de estudantes tem sido motivo de preocupação dos administradores, gestores e pesquisadores da educação. Este estudo, justifica-se por: adicionar ao corpo de trabalhos existente uma visão mais verticalizada sobre a prevenção da evasão de estudantes nas IES a distância por meio de variáveis significantes que permitem ao pesquisador fazer sugestões para melhorar os esforços futuros. Esta pesquisa tem por objetivo construir um modelo de referência para um sistema integrado de alertas, com o propósito de prever estudantes com risco de evasão nas instituições de ensino superior, a ser utilizado pelas instituições, nos sistemas de ensino a distância. Em linhas gerais, o modelo identifica potenciais desistências antes que o comportamento aconteça. O problema do estudo está em que medida o modelo de referência para um sistema integrado de alertas contribui para prever a evasão de estudantes nas instituições de ensino superior. O estudo é relevante por impactar positivamente no desenvolvimento econômico e bem-estar social, ataca as questões da evasão de estudantes no ensino superior a distância e reúne esforços que permitem identificar, entender e prever a evasão de estudante nas IES a distância. Em vista da natureza dos dados, uma técnica de RLBM foi proposta. A amostra utilizou dados acadêmicos de 228 estudantes de graduação de uma universidade privada do sul do Brasil. O resultado aponta que o melhor modelo constituído das variáveis preditoras apoio ambiente e atenção, resultante dos métodos Supervisionados de Aprendizado de Máquina com base nos classificadores Regressão Logística Penalizada Lasso (RLPL) e Regressão Logística Binária Múltiplo (RLBM), apresentou desempenho de precisão preditiva de 82,22%. O modelo contribui para reduzir a taxa da evasão dos estudantes de cursos superiores na modalidade de ensino a distância regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC) através do Decreto 9057/2017, e consequentemente ajuda o país atingir a Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que determina a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida em 33% da população de 18 a 24 anos. O modelo fornece ainda uma contribuição prática para auxiliar a tomada de decisão do quadro de diretores, decisão de topo, gerentes e supervisores das instituições de ensino a distância em pelo menos quatro diretorias.