Browsing by Issue Date, starting with "2020-09"
Now showing 1 - 10 of 52
Results Per Page
Sort Options
- Caracterização da assinatura metabólica do cancro da próstata em urinaPublication . Lima, Ana Rita; Pinto, Joana; Barros‑Silva, Daniela; Jerónimo, Carmen; Henrique, Rui; Bastos, Maria de Lourdes; Carvalho, Márcia; Guedes de Pinho, Paula
- Relatório técnico de experiência profissionalPublication . Vidal, FernandoEste relatório de projeto consiste em apresentar um dos recentes projetos em que atuei, de maneira que possa substituir o relatório de estágio. A DuoTi, empresa de software localizada no Brasil, estado de São Paulo, atua a 8 anos no desenvolvimento de softwares, seja através de oferta de produtos ou de mão de obra especializada em .Net. O projeto apresentado por este relatório trata da integração de um de nossos produtos, o ANFe, com o ERP Oracle Cloud, em que diversas customizações e adaptações foram realizadas.
- Diagnóstico dos hábitos alimentares, excesso de peso e obesidade em jovens da Área Metropolitana do PortoPublication . Martins, Alice; Pontes, Manuela; Vidal, Diogo Guedes; Costa, André; Viterbo, Lilian Monteiro FerrariIntrodução: A Organização Mundial de Saúde apresenta uma estratégia de intervenção para a obesidade infantil alicerçada em três domínios: atuação sobre os cuidados primários de saúde; as mediações junto das famílias; e as ingerências desenvolvidas pelas escolas. Objetivos: Caraterizar os hábitos alimentares e analisar a relação com o excesso de peso e obesidade nos jovens. Métodos: Diagnóstico do estado nutricional e do comportamento alimentar a uma amostra de 320 jovens, habitantes da Área Metropolitano do Porto. Resultados: Prevaleceram jovens do sexo feminino (53,1 %) e com uma média de idade de 16,2±1,0 anos. Os padrões de consumo alimentar indicam um consumo excessivo de refrigerantes e açúcares e uma reduzida ingestão de frutas, consumidas até 4 vezes por semana (29,4 %), e hortaliças, consumidas no máximo três vezes por mês (cerca de 50 %), não sendo verificadas diferenças significativas entre os sexos (p >0.05). Verificou-se a existência de diferenças significativas na ingestão de calorias, proteínas, hidratos de carbono, ferro, e de sódio, para todas as idades em ambos os sexos (p <0.05). Conclusões: Os resultados indiciam um desequilíbrio do estado nutricional dos participantes, esboçado pelos valores de sobrepeso e obesidade, o que se relaciona, de algum modo, com os comportamentos alimentares referenciados. Tabela 1. Distribuição da população por percentis de acordo com os critérios do CDC, em função do sexo e da idade cronológica. (%) Tabela 2. Caracterização do estado de nutrição (IMC) da totalidade da amostra em função dos critérios do CDC e de Cole (%) 31,3 % dos adolescentes com sobrepeso possuem 17 anos, sendo a obesidade mais comum aos 15 anos (50 %). Relativamente critério utilizado (CDC vs. Cole) verifica-se, respetivamente, uma prevalência de 15 % e 16,9 % de sobrepeso , e de 4,4 % e 3,8 % de obesidade para a totalidade da amostra.
- Relação entre nível de conhecimento e consumo alimentar: evidências de um estudo numa indústria do petróleo na Bahia, BrasilPublication . Viterbo, Lilian Monteiro Ferrari; Vidal, Diogo Guedes; Pontes, Manuela; Martins, Alice; Costa, Andre; Dinis, Maria Alzira PimentaIntrodução: O uso de instrumentos de avaliação é um importante recurso na área da saúde, possibilitando medir os efeitos do processo de ensino e aprendizagem e possíveis mudanças de comportamentos. Objetivos: Analisar a relação entre o nível de conhecimento e comportamento alimentar. Métodos: Durante a avaliação nutricional anual em 2018, numa amostra de 996 trabalhadores, foi avaliado o nível de conhecimento através da aplicação da Escala de Conhecimento Nutricional do National Health Interview Survey Cancer Epidemiology, gerando 5 resultados possíveis: insatisfatório, mau, regular, bom e excelente. Para avaliar a adequação da ingestão alimentar foi utilizada uma escala de elaboração própria que utiliza 5 níveis que variam entre 0 a 4, onde 0 indica uma ingestão alimentar crítica e 4 uma ingestão alimentar como fator de proteção. Após a aplicação da anamnese nutricional, o profissional de saúde recolheu os dados do trabalhador relativos à ingestão de Calorias (Balanço Energético), hidratos de carbono Simples, Lipídios Saturados, Mineral Sódio e Fibras. Para análise do perfil de consumo foi selecionado o indicador de dislipidemia estratificado em 5 faixas de valor em mg/dl, seguindo a mesma lógica de classificação de adequação da ingestão alimentar. Resultados: Conclusões: Os resultados apresentados reforçam a necessidade de estratégias de educação nutricional no contexto de trabalho, melhorando o nível de conhecimento da população acerca da alimentação e favorecendo escolhas saudáveis. Nível de Conhecimento Alimentar Mineral Sódio Lípidos Saturados Fibras Carboidrato Simples Balanço Energético Dislipidemia A um maior nível de conhecimento alimentar estão associados níveis de ingestão 3 e 4 (Adequados ou como fator de proteção) (p <0,001). Identificou-se uma associação entre níveis de conhecimento alimentar 2, 3 e 4 a níveis de dislipidemia de 2, 3 e 4 (p <0,05).
- School personnel perception of parental involvement and students’ behavior problems: practical implicationsPublication . Caridade, Sónia; Azevedo, Vanessa; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Sani, Ana Isabel; Nunes, Laura M.School is a privileged context to prevent specific behavior problems. Parental involvement in school activities is crucial to promote social functioning. This study aimed to access the Portuguese school personnel perception of parental involvement and students’ behavior problems. A study with 333 school personnel, aged between 29 and 66 (M = 50.84, SD = 7.54), was developed. School personnel’s participants rated parental involvement as low and nearly one in five professionals rated student’s general behavior as bad. A significant association between parental involvement and the perception of students’ general behavior was found. 80% of the professionals rating student’s general behavior as bad also rating parental involvement as poor. Additional research into implications of parental involvement in school activities and school students’ behavior problems is necessary aiming assessment, prevention, and intervention strategies in this area.
- Chromogenic bacteria in the oral cavity and social impact in pediatric dentistry - a literature reviewPublication . Delcourt, Blanche; Rodrigues, RitaObjective: To review the recent literature on the chromogenic bacterias’ mechanism and the social impact that might result on children. Methods: A literature review search comprised two databases: PubMed and B-on. Eligible studies were selected based on the inclusion criteria. The research resulted in a total of 650 articles, of which 18 articles were selected for a complete assessment, 9 about chromogenic bacterias and 9 about social impact. Subsequently, 23 were added. Topic covered: The mechanisms of black stain formation are poorly understood. Chromogenic bacterias are an etiological factor in black stains, but the bacterial species are still little known. No studies on the social impact of chromogenic bacteria on children have been found. However, a different types of aesthetic defect of the anterior teeth (amelogenesis imperfecta; enamel hypoplasia; incisivo molar hypomineralization) can cause embarrassing situations for the child, including school bullying. Parents, who are responsible for the hygiene of their children, may also be subject to social judgments.
- Avaliação e gestão da ansiedade dentária na consulta de odontopediatria: revisão narrativaPublication . Moreira, Ana Elisa Infante; Marinho, SusanaA ansiedade dentária é uma manifestação de temor ante situações relacionadas ao atendimento na consulta de medicina dentária, que causam apreensão e desconforto, criando expectativa negativa no paciente. Esta ansiedade em pacientes pediátricos pode gerar problemas na gestão do comportamento pelo médico dentista, e isto pode afetar o sucesso do tratamento odontológico das crianças. O reconhecimento e gestão precoces da ansiedade dentária são a chave para um tratamento eficaz no paciente. O objetivo deste trabalho focou-se na pesquisa de instrumentos de medida da ansiedade dentária na infância e métodos de gestão dos pacientes na consulta. Para tal foi conduzida uma revisão narrativa da literatura com base em artigos publicados nos últimos 10 anos, mas também os publicados anteriormente a este período desde que considerados relevantes para a pesquisa. Verificou-se que o conhecimento sobre o conceito e os instrumentos de medida da ansiedade dentária permitem entender melhor o que pode manifestar a criança na consulta com o médico dentista, e deste modo, intervir com estratégias para reduzir a ansiedade dentária durante os procedimentos clínicos.
- Estudo da relação das disfunções temporomandibulares com os comportamentos orais em alunos universitáriosPublication . Pancari, Carolina; Soares, Tânia; Barbosa, CláudiaObjetivos: Estudo epidemiológico transversal para determinar a relação entre Disfunção Temporomandibulares e os Comportamentos Orais em estudantes do Mestrado Integrado de Medicina Dentária- Universidade Fernando Pessoa. Materiais e métodos: 106 estudantes foram avaliados a partir do autopreenchimento da Lista de Avaliação de Comportamentos Orais e exame clínico dos Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders para avaliação da prevalência de Disfunções Temporomandibulares e de Comportamentos Orais bem como a sua relação. Os resultados da Lista de Avaliação de Comportamentos Orais foram avaliados pela soma de 21 items (0-4 pontos por cada items) que varia entre 0-84. O somatório dos comportamentos orais foi categorizado em tercis considerando 0-16 comportamento normal, 17-24 risco de parafunção baixo e 25-84 risco de parafunção alto. A análise estatística foi realizada com o programa SPSS v.25.0 considerando um nível de significância de 0,05. Resultados: Verificou-se que apenas o hábito de apertar os dentes durante o dia apresenta uma relação estatisticamente significativa com o aparecimento de Disfunções Temporomandibulares (p=0,012). No entanto, no que diz respeito à relação entre Disfunções temporomandibulares e o Somatório dos Comportamentos Orais apenas a categoria 25-84 apresenta um risco 3,5 vezes maior de desenvolver Disfunções Temporomandibulares (p=0,013). Conclusão: Entre as limitações do estudo observou-se que existe uma relação entre Disfunção temporomandibular e Comportamentos Orais em estudantes universitários.
- Critérios de seleção dos sistemas Locator® e barra-clipe em sobredentaduras implantosuportadas: scoping reviewPublication . Martins, Gustavo Zimmermann; Castro, FilipeIntrodução: As sobredentaduras implanto-suportadas demonstraram ter alta taxa de sucesso na reabilitação de pacientes desdentados e o clínico precisa ter um bom conhecimento sobre os diversos sistemas de fixação, suas vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações para alcançar resultados estáveis e duradouros, pois diferentes situações clínicas exigem tipos diferentes de sistemas de fixação. Objetivos: Analisar e mapear os critérios de seleção dos sistemas de retenção Locator® e barra-clipe em sobredentaduras implanto-suportadas e analisar os resultados obtidos na literatura com a aplicação destes sistemas. Durante esta Scoping Review, pretende-se responder à questão de investigação: "Quais os critérios a ter em consideração pelo médico dentista na seleção do sistema Locator® ou barra-clipe na reabilitação oral implanto-suportada removível dos seus pacientes?" Materiais e métodos: A pesquisa e análise de artigos científicos, nos últimos 5 anos foram das bases de dados on-line, PubMed Central (PMC) e Bvsalud.. Resultados: Resultaram 13 artigos, que demonstraram a possibilidade de analisar e interpretar os critérios de seleção como a disponibilidade e a qualidade óssea, o espaço protético, os recursos econômicos, a destreza manual e o edentulismo. De acordo com os principais resultados obteve-se uma taxa de sobrevida implantar alta assim como a elevada satisfação dos pacientes, pouca perda óssea marginal e a necessidade de manutenção protética em ambos os sistemas. Conclusão: Verificamos que existem poucas diferenças entre os sistemas, contudo, alguns estudos apontam que o sistema Locator® apresenta melhor distribuição de forças e melhor comportamento biológico peri-implantar, enquanto que o sistema barra-clipe, apresenta menor reabsorção óssea marginal e boa retenção do clipe. Porém, existe uma falta de uniformização nos estudos na análise dos critérios para determinação do melhor sistema para sobredentaduras.
- Volatile exometabolome profiling of human renal cell carcinoma cell lines for biomarker discoveryPublication . Rocha, Sílvia; Amaro, Filipa; Pinto, Joana; Araújo, Ana Margarida; Miranda-Gonçalves, Vera; Jerónimo, Carmen; Henrique, Rui; Bastos, Maria de Lourdes; Carvalho, Márcia; Guedes de Pinho, PaulaRenal Cell Carcinoma (RCC) constitutes approximately 90-95% of all kidney neoplasms and is the second most lethal urological cancer. Current diagnostic techniques rely on imaging techniques and an invasive procedure (biopsy) is always required for histopathologic confirmation of malignancy. For these reasons, the identification of accurate biomarkers to develop faster, less invasive and more sophisticated diagnostic techniques is of utmost importance. Metabolomics has been widely applied in cancer biomarker discovery arising from the fact that cancer cells are metabolically reprogrammed to control the energy required by the rapid growth and development of the tumor, producing a specific “metabolic signature”. Aim: To evaluate the potential of volatile organic compounds (VOCs) and volatile carbonyl compounds (VCCs) to discriminate the exometabolome of RCC from non-tumoral cell lines, and two different histological subtypes (clear cell and papillary RCC) in both metastatic and non-metastatic stages. Methods: Headspace-solid phase microextraction/gas chromatography-mass spectrometry (HS-SPME/GC-MS)-based metabolomics was applied for the volatile profiling of culture medium of five different tumoral cell lines, namely three clear cell (769-P, 786-O and Caki-1) and two papillary RCC (Caki-2 and ACHN), and one non-tumoral cell line (HK-2). Results: Multivariate and univariate analysis unveiled a panel of metabolites responsible for the discrimination between each RCC cell line vs. non-tumoral cells, metastatic vs. non-metastatic and clear cell vs. papillary RCC cell lines, mostly belonging to alcohols, aldehydes, alkanes and ketones classes. Some metabolites were found similarly altered for all RCC cell lines compared to the non-tumoral, while others unveiled specificity for each RCC cell line. Discussion/Conclusion: The volatile exometabolome signature of RCC cells can provide candidate biomarkers for the development of a volatile sensor-based approach for non-invasive diagnosis of RCC in urine.