Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Musicotherapy serving dental consultation: its effect on the management of anxietyPublication . Taghavi, Alex Mohsen; Bulhosa, José FriasIntroduction: Music therapy, a technique of listening to music, which uses its physiological, psychological and emotional effect on the person during the treatment of an illness or trauma, has proven its effectiveness. Various health fields currently use it. My objectives were to study, thanks to music therapy, how we can manage anxiety during dental consultation, and to evaluate the effects of music therapy in relation to anxiety. We tried to show that music therapy could be one of disponible tools for managing it. Materials and Methods: The research was obtained from several online libraries and some themed books. The main databases were PubMed, B-on, University libraries, using articles and information less than 25 years old. The research is accompanied by a transversal study on patients during a dental consultation. In patients it was use techniques of receptive (passive) music therapy. Results: Music therapy helps to distract the patient from harmful stimuli present during a dental consultation and relax the patient. It also causes the loss of the concept of time. The results of the investigation allowed to observe that music therapy has a positive effect on anxiety management. Conclusion: Music therapy is a discipline in full development and its use renders many services, as much in the hospital environment as in liberal in the service of the person. We can therefore conclude that music therapy in dental offices or clinics are perfectly justified.
- Avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde oral em pacientes diagnosticados com periodontitePublication . Sousa, Ana Catarina Moreira de; Bulhosa, José FriasObjetivo: O presente estudo transversal teve como objetivo a avaliação da qualidade de vida dos participantes na primeira consulta de periodontia. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, com uma amostra de 44 pacientes, com idade superior a 18 anos, atendidos na área de periodontologia da Clínica de Medicina Dentária da UFP e diagnosticados com Periodontite, de acordo com a classificação de DP de Caton, parâmetros de índices periodontais avaliados foram IH pós-sondagem, IP de O´Leary, hábitos de higiene oral (auto-reportados) e aplicação do Questionário OHIP-14. Utilizamos a estatística descritiva para o tratamento estatístico dos dados, considerando-se estatisticamente significativo um intervalo de confiança de 95% (p<0.05). O tratamento estatístico variou de acordo coma natureza das varáveis em questão e foi utilizado o programa SPSS para análise dos mesmos. Resultados: Os dados mostram que 68.2% dos participantes, diagnosticados maioritariamente com periodontite localizada de grau A/B e estadio III/IV, apresentam IH pós-sondagem entre os 0%-25% e 61.4% da amostra apresentam um índice de placa entre 0%-25% (p<0.05).A maioria dos pacientes reportaram escovar os dentes 2 vezes por dia (56.8%), dentro da população que escova os dentes, os resultados mostram (p<0.05) que 68.2% da população não usa nenhum complemento para a higiene oral e quanto ao tipo de escova utilizada, os resultados indicam que existe uma diferença bastante significativa (p<0.05), havendo 97.73% da amostra a utilizar escova manual. Os resultados mostram (p<0.05) que as componentes funcional e psicológica são as mais afetadas em pacientes diagnosticados com periodontite. Conclusões: A Periodontite afeta a Qualidade de Vida dos pacientes, nomeadamente a nível psicológico e físico. A placa bacteriana está relacionada com os hábitos de higiene oral, nomeadamente com o número de vezes que se escova os dentes por dia, o tipo de escova que se utiliza e os meios que usados para complementar a escovagem.
- Abordagem de instrumentos fracturados em endodontiaPublication . Padula, Lorenzo; Matos, Miguel AlbuquerqueA Endodontia, como qualquer área da Medicina Dentária progrediu significativamente permitindo que o profissional menos experiente seja capaz de realizar preparações canalares perfeitamente cónicas e em harmonia com a anatomia original dos canais radiculares, com o auxílio de limas Endodônticas constituídas por níquel-titânio (NiTi). Com base em diversos estudos científicos demostrou-se que os instrumentos em Níquel Titânio quando comparados com os instrumentos em aço inoxidável apresentam um menor risco de fratura ao serem submetidos a stress de torção e flexão maior. Não só evoluíram os instrumentos de instrumentação canalar, mas também técnicas e equipamentos capazes de salvaguardar o bom prognóstico da peça dentária, mesmo em casos em que houve separação de instrumentos no sistema de canais radiculares, ou seja, capazes de remover o fragmento separado, e como tal, cumprir o grande objetivo do tratamento Endodôntico.
