Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-31"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A percepção de idosos sobre a humanização nos cuidados em FisioterapiaPublication . Honda, Kelly Cristina; Santos, FátimaIntrodução: A Organização Mundial da Saúde divulgou em 2015 que a população idosa mundial era cerca de 12,3% e a estimativa para 2050 seria chegar até 22%.O idoso está propenso a diminuição das habilidades funcionais que é parte do processo de envelhecimento em si e/ou do acometimento de enfermidades, precisando muitas vezes de cuidados de fisoterapia. Objetivo: Analisar quais as percepções dos idosos sobre a humanização na intervenção do tratamento de fisioterapia. Metodologia: Estudo qualitativo, realizado a idosos a realizar atendimento de fisioterapia. Efetuaram-se entrevistas semi-estruturadas no período de 10 de junho de 2018 até 27 de julho de 2018, em clínicas de fisoterapia da cidade de Tupã, interior de São Paulo, com os seguintes critérios de inclusão: pacientes com mais de 60 anos de idade; ambos os sexos; sem alterações cognitivas diagnosticadas; realização de tratamento fisioterapêutico; capazes de se comunicar através da verbalização oral. As respostas foram transcritas e analisadas, através da análise de conteúdo para identificar a perceção de cada paciente sobre a humanização no atendimento de fisioterapia, tendo sido definidas 9 categorias a priori: Dignidade, aspetos interpessoais, confiabilidade, comunicação, garantia, eficácia, empatia, receptividade a autonomia. Resultados: Participaram 30 idosos de ambos os sexos, sendo 22 mulheres (73%) e 8 homens (27%). As idades dos participantes variaram entre 61 anos e 91 anos. Da análise dos discursos salienta-se que os idosos entendam que o atendimento fisioterapêutico destaca-se com respeito pela dignidade, pelos aspetos interpessoais, confiabilidade, percecionando com menor destaque a empatia e a autonomia. Conclusão: Conclui-se que os idosos estudados percebem o atendimento de fisioterapia como sendo humanizado.
- Le futur du droit a l' education dans les etats membres de la Communaute des Pays de Langue Portuguaise: Etat des lieuxPublication . Freitas, Judite A. Gonçalves de; Cardoso, João CasqueiraCet article trace d’abord un bilan du cadre institutionnel et constitutionnel actuel du droit à l’éducation dans quatre des États membres de la CPLP (Angola, Cap-Vert, Guinée équatoriale et Mozambique). Cette étape est suivie par une étude sur l’état des travaux scientifiques menés au Portugal sur le droit à l’éducation dans le monde lusophone. L’accent est mis sur les recherches sur le contexte, le droit positif, et les programmes d’aide au développement promus par l’ONU et l’UNESCO au sein des pays intéressés. Plus que d’avancer des conclusions ou d’encourager le développement de nouvelles recherches, cette étude fournit de nouvelles données, indiquant l’importance de la problématique du droit à l’éducation au sein de la CPLP dans le futur.
- Aplicação da toxina botulínica no tratamento das dores miofasciaisPublication . Ouacher, Dinya; Barbosa, CláudiaA Síndrome Dolorosa Miofascial é um quadro de dor regional caracterizado pela presença de pontos gatilho nos músculos. Os pontos gatilhos quando ativos provocam a dor referida, tensão muscular e incapacidade funcional. A dor miofascial pode afetar os músculos da mastigação e o seu tratamento pode ser realizado de duas formas: através de técnicas não invasivas com terapêutica farmacológica, exercícios e alongamentos musculares, goteiras e estimulação elétrica, e técnicas invasivas como agulhamento seco, a acupuntura, a injeção de anestésicos locais e a infiltração com outras substâncias diferenciadas como a toxina botulínica. Esta revisão narrativa tem como objetivo avaliar o sucesso terapêutico da aplicação da toxina botulínica na região orofacial. A toxina botulínica tem-se mostrado promissora no tratamento de pontos gatilho na região orofacial, mas mais estudos randomizados e de longa duração devem ser realizados para avaliar a sua eficácia a longo prazo.
- Métodos de localização do segundo canal mesiovestibular do primeiro molar maxilar: revisão narrativaPublication . Blanchard, Mathieu; Martins, AlexandraO conhecimento da morfologia dos canais radiculares e suas frequentes variações é um requisito fundamental para o tratamento endodôntico. É geralmente admitido que a principal causa de falha do tratamento endodôntico é a incapacidade de reconhecer e consequentemente tratar adequadamente todos os canais radiculares do dente. A raiz mesiovestibular do primeiro molar maxilar tem gerado mais pesquisa e investigação do que qualquer outra raiz. Entretanto, há uma falta de uniformidade na literatura relativamente à abordagem do segundo canal mesiovestibular que está presente em 73% dos casos. A falta de tratamento do segundo canal mesiovestibular reduz o prognóstico para o tratamento endodôntico a longo prazo. Assim é frequentemente esquecido durante os procedimentos de rotina pelo facto de ser difícil localizá-lo sem ajuda. Esta dissertação tem como objetivo principal efetuar uma revisão da literatura científica existente sobre os dispositivos de localização do segundo canal mesiovestibular, começando pela radiologia convencional e em seguida pela imagem tridimensional, que parece ser uma ferramenta confiável para explorar a anatomia dos canais radiculares, assim como os métodos e técnicas clinicas que facilitam a sua localização durante a prática. Desde modo, pode concluir-se que existem vários métodos de localização do segundo canal mesiovestibular que o Médico Dentista deve conhecer para executar o tratamento endodôntico do primeiro molar maxilar nas melhores condições possíveis, a fim de evitar a re-contaminação bacteriana e assim o fracasso do tratamento.
- Need for drug delivery systemsPublication . Silva, Ana Catarina