Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Remoção de braquetes ortodônticos, coroas e facetas de cerâmica com auxilio de radiação laserPublication . Miranda Junior, Walter Gomes; Ribeiro, António LoboO aumento da utilização de procedimentos clínicos em odontologia minimamente invasiva recorrendo a novas tecnologias, tem vindo a transformar a actividade clínica dentária como tratamento de eleição, tanto para procedimentos preventivos como para procedimentos restauradores. O uso da tecnologia laser em diferentes procedimentos clínicos tem aumentado em todas as áreas da odontologia, em particular, a sua utilização para remoção de trabalhos com materiais cerâmicos, como por exemplo, braquetes ortodônticos, facetas e coroas cerâmicas. Neste trabalho, avaliamos os resultados obtidos através de pesquisa bibliográfica da literatura, em relação ao uso do laser tanto na remoção de braquetes ortodônticos como na remoção de coroas/facetas, onde os diversos autores concluíram sobre a eficácia do uso desta tecnologia como facilitador no processo de remoção permitindo assim procedimentos menos invasivos.
- Anomalias dentárias de número em indivíduos com fenda lábio-palatinaPublication . González Conde, Claudia; Manso, M. ConceiçãoEste trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a ocorrência das anomalias de número em indivíduos com fenda lábio-palatina, assim como a posição e as características das mesmas. Para a pesquisa bibliográfica foram utilizadas as combinações de palavras-chave ‘(supernumerary) AND (cleft lip and palate)’ e ‘(agenesis) AND (cleft lip and palate)’ nas plataformas B-on, PubMed e Scielo, em artigos escritos em Português, Espanhol e Inglês. Dos 4154 artigos inicialmente identificados foram eliminados: 938 por serem repetidos, 3068 pelo título, 63 após leitura dos resumos. Foram incluídos 33 artigos para a realização desta revisão. De acordo com estes estudos, os indivíduos com malformações orofaciais, nomeadamente fenda lábio-palatina, apresentam maior prevalência de anomalias dentárias, entre elas, as de número, de forma, de tamanho, de posição, de erupção e de estrutura, resultando da combinação de fatores genéticos, locais e ambientais, quando comparado com a população sem esta anomalia congénita.
- Saúde e bem-estar em psicólogos brasileiros: o papel da atividade profissionalPublication . Serra, Mario Vieira; Fonte, Carla; Alves, Sónia; Ribas Junior, Rodolfo de CastroDesde o período da Grécia Antiga, a humanidade buscou compreender acerca das noções de felicidade, tendo como base as visões hedónicas e eudaimónicas para o conceito. Com o avanço das teorias sobre felicidade, observou-se uma divisão e a proposição dos conceitos de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico e bem-estar social, atualmente alguns dos temas mais pesquisados em Psicologia Positiva. Tão antigo quanto a discussão em torno da felicidade, tem-se o estudo do trabalho, seu papel na sociedade e nas formas de produzir. Dentro deste campo o interesse na saúde do trabalhador vem obtendo relevante espaço nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, é estabelecida a importância da compreensão de fatores que possam ser nocivos para a saúde do trabalhador, como o burnout. Pesquisas apontam que a prevalência do burnout em profissionais da psicologia se constitui em um problema real e uma ameaça para o funcionamento ideal do sistema de saúde. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise acerca da atuação de profissionais de psicologia e caracterizar os níveis de saúde e de bem-estar. Foram utilizadas a Escala de Estresse no Trabalho (EET), a Escala Continuum de Saúde Mental (MHC-SF), a Escala de Satisfação com a Vida (ESV) e o Índice De Saúde Mental (ISM-5). A amostra contou com 178 profissionais brasileiros de psicologia que se encontram inseridos no mercado de trabalho e regulares junto ao Conselho Federal de Psicologia. Os resultados corroboram com outras pesquisas realizadas sobre o tema, encontrando diferenças nos índices de estresse entre os géneros, como também relações positivas entre bem-estar, saúde mental e autonomia no trabalho.
- A infocomunicação ou a convergência das Ciências da Informação e da Comunicação para um objeto comumPublication . Gouveia, Luis Borges; Malheiro da Silva, ArmandoA informação tem sido um elemento agregador e objeto central quer da Ciência da Informação, quer das Ciências da Comunicação. Não obstante essa realidade, o seu tratamento e perspetiva diverge inúmeras vezes e outras tantas, é mesmo conflituoso. O desenvolvimento e a maior maturidade das duas áreas e respetivos campos de conhecimento tem procurado dar respostas à crescente necessidade de compreender fenómenos associados com a informação, a comunicação e o digital. Neste contexto, da informação e do digital, é gerada atividade humana, com nova geração de informação, cuja crescente complexidade e impacte em múltiplas áreas da atividade humana obriga a novas formas de entendimento. Esta apresentação propõe um conceito que torne possível o estudo da informação por partilha de conceitos que permite integrar as observações realizadas num contexto da Ciência da Informação, com as realizadas no contexto das Ciências da Comunicação, de forma a possibilitar o uso de estratégias e metodologias comuns, mais abrangentes.