Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-30"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Tratamento do bruxismo com toxina botulínicaPublication . Rocha, Marcelo Nunes da; Pimenta, AdrianaO bruxismo é definido como uma atividade muscular mandibular repetitiva e involuntária caracterizada pelo aperto ou ranger dos dentes e/ou compressão da mandíbula. Este comportamento tem um impacto negativo no sistema estomatognático, que merece a atenção do Médico Dentista. São descritas diversas modalidades para o controlo do bruxismo. Entre estas, recentemente, a toxina botulínica tem-se destacado por promover a inatividade temporária de músculos mastigatórios e melhorar os seus sinais e sintomas. Este trabalho tem como objetivo efetuar uma revisão da literatura sobre a utilização da toxina botulínica no bruxismo, visando determinar a sua eficácia e segurança. A análise dos estudos publicados mostra que a toxina botulínica pode reduzir os níveis de dor e a intensidade dos eventos de bruxismo (mais do que a frequência dos mesmos), sem provocar efeitos adversos importantes. Conclui-se que a toxina botulínica apresenta um efeito promissor no controlo do bruxismo.
- Estomatite protética: revisão narrativaPublication . Santos, Daniela Murça dos; Barbosa, CláudiaCom o aumento de idosos em todo mundo, cresceu também o número de indivíduos edêntulos, com necessidade de reabilitação oral. Contudo, o uso de próteses pode causar inúmeras lesões na cavidade oral, como é o caso da Estomatite Protética, que é um processo inflamatório/infeccioso que acontece nas mucosas de suporte das próteses e é de etiologia multifactorial. Está intimamente relacionada com a presença da Candida Albicans, sendo a estomatite protética considerada a forma mais comum de candidíase oral. Esta revisão narrativa tem como objetivo principal comparar alguns dos tratamentos e medidas de prevenção descritos pela literatura para a estomatite protética. Os tratamentos devem ser dirigidos aos factores etiológicos de forma individual mas o respeito pelos princípios biomecânicos das próteses e as condições adequadas de higiene oral são condições mandatórias para o sucesso terapêutico. O uso de antifúngicos pode estar indicado mas a sua utilização deve ser adequada a cada paciente.
- Expansão esquelética maxilar com recurso a MARPE (expansor rápido da maxila assistido por mini-implantes) em adultosPublication . Ramos, Manuel António Valério; Queirós, Maria GabrielA expansão rápida da maxila para o tratamento de atresias maxilar tem sido descrita e amplamente utilizada à há algum tempo. Estudos provam que o avançar da idade piora o seu prognóstico e, como consequência disso, a expansão maxilar assistida cirurgicamente é descrita como um tratamento eficiente para pacientes com maturação das suturas craniofaciais. A Expansão maxilar assistida por mini-implantes é um método inovador, que pretende tratar as deficiências transversas da maxila, ser uma alternativa ao método cirúrgico e à expansão rápida da maxila convencional, tentando ultrapassar as limitações destes. O objetivo deste estudo teve por base a realização de uma revisão bibliográfica, através do estudo de artigos científicos disponíveis em bases de dados internacionais de forma a melhor compreender e analisar esta técnica, bem como os seus benefícios e resultados positivos em casos de pacientes com idades cronológicas mais avançadas. A expansão maxilar apoiada em mini-implantes revela ser um método promissor, contando com bons resultados a seu favor. No entanto, é necessário que mais estudos sejam feitos, de forma a alcançar um protocolo standard de instalação, ativação e avaliação da preservação dos resultados a longo prazo.
- Células estaminais de pluripotência Induzida na regeneração tecidual: uma alternativa para o futuro da endodontiaPublication . Ungaro, Alessandra Eberienos; Cardoso, Inês Lopes; Fernandes, Aline MarieApesar dos avanços da medicina regenerativa e da bioengenharia, a regeneração do tecido dentário ainda representa um desafio. A reparação do tecido pulpar, por indução de sangramento periapical, em dentes imaturos e maduros, tem resultados limitados. Os crescentes estudos acerca do potencial das células estaminais, multi(CEM) e pluripotentes(CEP), permitem acreditar na possibilidade da regeneração efetiva do complexo dentina-polpa. Face à complexidade e inovação do tema, o presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a utilização de células estaminais na reparação dos danos teciduais, com foco no potencial terapêutico das células de pluripotência induzidas (iPS) como futuro protocolo alternativo em endodontia. Vários fatores influenciam a viabilidade clínica das CEMs e CEPs: desde os agentes irrigantes e antibióticos usados para a desinfeção do canal, até ao potencial de indução de diferenciação dessas células, sendo necessários mais estudos até que possam ser utilizadas com sucesso clínico.
- Extrações seriadas: tratamento intercetivo do apinhamento dentário - revisão narrativaPublication . McEvoy, Mariana Tavares; Queirós, Maria GabrielO apinhamento dentário representa uma das mais frequentes queixas dos pacientes quando abordam o ortodontista pela primeira vez. As extrações seriadas são um tratamento ortodôntico intercetivo que envolve a extração sequencial de dentes, inicialmente decíduos e posteriormente permanentes com o intuito de eliminar ou aliviar precocemente o apinhamento dentário, posicionando os dentes numa posição mais favorável. A evidência científica demonstrou os resultados benéficos da técnica, quando aplicada a pacientes devidamente seleccionados. Através da elaboração da presente revisão bibliográfica visamos descrever o conceito de extração seriada e procurar entender qual a sua aplicabilidade na actualidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa recorrendo a vários motores de busca online, entre eles, PubMed, B-On e Google Académico, além de alguns livros relacionados com o tema. A documentação na literatura demonstrou-se escassa e pouco actual. Foram incluídos na pesquisa livros, metanálises, artigos de revisão e artigos de descrição de casos clínicos.