Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-23"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Tratamento restaurador atraumático e controlo da ansiedade na consulta de Medicina DentáriaPublication . Souto, Márcia da Motta Gomes; Teixeira, ZéliaA Ansiedade Dentária é um problema de Saúde Pública comum, e possui grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados e no desempenho do Médico Dentista. O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é considerado atualmente como uma abordagem minimamente invasiva, composto de medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e seu controle. O objetivo deste trabalho é a análise do impacto do ART com a Ansiedade Dentaria. A metodologia consistiu na revisão literária efetuada principalmente nas bases de recolha de dados do Google Académico e SciELO tendo como critério artigos de períodos superiores a 2013, em inglês e em português. Artigos com datas inferiores a esta fazem referência a artigos relacionados com a história da temática. Este tratamento pode ser usado para prevenir e controlar a doença cárie através de orientações aos pacientes, colocação de selantes, pode restaurar dentes com cavidades sem causar muita ansiedade e dor, restaurar lesões cariosas localizadas nas coroas e raízes dos dentes em pessoas de todas as idades que apresentem ansiedade. O ART pode ser realizado no consultório e fora dele. Parece aumentar o acesso aos cuidados e diminui a negligência nos cuidados orais.
- A relação entre a mordida cruzada posterior e os distúrbios temporomandibularesPublication . Arcanjo, Tiago Rafael Campos; Moreira, TelmoA associação entre mordida cruzada posterior e os distúrbios temporomandibulares é controversa na literatura ao longo do tempo. Uma oclusão normal é fundamental para o equilíbrio do aparelho estomatognático. As más oclusões podem resultam de anormalidades do crescimento e do desenvolvimento e podem constituir uma influência negativa sobre os músculos da mastigação e sobre as estruturas da articulação temporomandibular, potenciando o desenvolvimento de distúrbios temporomandibulares. A literatura, sugere a existência de mecanismos de proteção nas crianças que impedem o surgimento de sintomatologia articular e muscular.
- Branqueamento com luz laser/LED: quais as suas consequências na estrutura dentáriaPublication . Rego, Carla Sonin; Carvalho, AlexandrineAtualmente na Medicina Dentária, o branqueamento dentário é um tratamento estético cada vez mais procurado pelos pacientes com o objetivo de melhorar a sua estética dentária. O uso de uma fonte de luz no branqueamento deve ser evitado quando se usa um gel de altas concentrações, pois não se justifica devido aos riscos envolvidos. O laser mais indicado a ser usado na prática clínica é um laser com energias mais baixas para obter resultados mais favoráveis. A sensibilidade dentária é o efeito secundário que mais prevalece após o branqueamento, esta sensibilidade é somente provocada pela concentração de peróxido de hidrogênio presente no gel branqueador e o tempo da sua aplicação, e não pelo uso da luz. Esta revisão bibliográfica tem como objetivo avaliar quais os efeitos que a utilização da luz no branqueamento provoca na estrutura dentária, e se realmente, se justifica a sua utilização.
- Remoção de “Smear Layer” em endodontia - estudo in vitro com microscopia de varrimento de baixo vácuoPublication . Pereira, Erika Cristina; Teles, Ana MouraObjetivos: Este trabalho “in vitro” teve por objetivo comparar a capacidade de limpeza da Irrigação Ultrassónica Passiva versus a ativação mecânica com XP-Endo Finisher® na remoção de “smear layer” das paredes radiculares A hipótese nula considerada foi a de que as duas técnicas seriam equivalentes nos níveis pré-estabelecidos. Materiais e Métodos: Doze canais mesio-vestibulares foram instrumentados com o sistema ProTaper Next® até à lima X2 (25.06).. As raízes foram seccionadas longitudinalmente e um sulco padrão foi confeccionado na porção vestibular estendendo-se desde os 2 até aos 6 mm relativamente ao foramen apical. Ao longo do sulco foram realizadas demarcações horizontais, em relação ao longo eixo do canal radicular, a cada milímetro, num total de 5. A mesma raiz foi usada para preparar um grupo controlo negativo, um grupo controlo positivo e 2 grupos experimentais: Irrigação Ultrassónica Passiva e XP-Endo Finisher®. Por recurso à Microscopia Eletrónica de Varrimento de Baixo Vácuo, foram obtidas imagens padronizadas das 5 demarcações horizontais e avaliadas por 3 examinadores calibrados. O teste Kappa foi aplicado para determinar a concordância entre os examinadores e o teste Kruskal-Wallis e Dunn foram utilizados para comparar os escores. O nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: Os grupos experimentais - Irrigação Ultrassónica Passiva e XP-Endo Finisher® - apresentaram resultados estatisticamente semelhantes de capacidade de limpeza radicular Conclusão: Os grupos experimentais - Irrigação Ultrassónica Passiva e XP-Endo Finisher® - apresentaram resultados estatisticamente semelhantes de capacidade de limpeza radicular.
- Prótese total removível mandibular com quatro mini implantes: revisão narrativaPublication . Halimi-Guardiola, Jérôme Mickael; Nóbrega, Ana RitaHoje, a implantologia é uma disciplina importante em nossa prática odontológica. Graças à pesquisa e seus avanços espetaculares, que tornaram seu uso cada vez menos restritivo, tornou-se essencial em nossos planos de tratamento. No entanto, ainda existem situações clínicas que a implantologia convencional não consegue responder. Desde o consenso de Mcgill, a prótese mandibular total removível implantada deve ser o tratamento de escolha para superar os problemas de instabilidade. Devido ao seu pequeno diâmetro, os mini-implantes são uma alternativa interessante. Aparecidos na década de 1970, os mini-implantes foram inicialmente projetados para uso temporário, a fim de superar os problemas de tempo encontrados durante o período de osseointegração de implantes de longa duração. Seguindo as observações de clínicos que utilizaram mini-implantes transitórios que relataram dificuldades, ou às vezes quase impossibilidade, removê-los após vários meses, os mini-implantes poderiam ser considerados como tratamento de longo prazo. Eles tornaram possível estender as indicações de uma prótese removível completa supra-implantar para pacientes que não podem ser tratados com dois implantes sinfisários de diâmetro padrão sem enxerto ósseo prévio. De facto, a colocação de quatro mini-implantes como suportes de prótese mandibular removível total está particularmente indicada no doente idoso, em quem é geralmente preferível um tratamento rápido e relativamente simples. No entanto, é necessário continuar os estudos e aumentar o acompanhamento clínico, a fim de especificar a taxa de sobrevida que parece ser inferior aos implantes convencionais.
- Multi-Mode adhesives performance and success/retention rates in NCCLs restorations: randomised clinical trial one-year reportPublication . Manarte-Monteiro, Patricia; Domingues, Joana; Teixeira, Liliana; Gavinha, Sandra; Manso, Maria ConceiçãoAim: Compare clinical performance and success/retention rates of two multi-mode (MM) adhesives, applied in self-etch (SE) or etch-and-rinse (ER) modes, with SE-all-in-one adhesive (SE/SE with enamel etching) in NCCL restorations at one-year follow-up. Material and methods: Prospective, double-blind RCT approved by the University Fernando Pessoa and the National-Clinical-Research-Ethics Committees (CEIC-20150305), ClinicalTrials.gov registered (NCT02698371), in 38 participants with 210 restorations (AdmiraFusionVR ) randomly allocated to six groups (Adhesives_Adhesion mode), each with 35 restorations: G1-Control FuturabondVRDC_SE; G2-Control FuturabondVRDC_SE with enamel etching; G3-FuturabondVRU_ER; G4-FuturabondVR U_SE; G5-AdheseVR Universal_ER; G6-AdheseVR Universal_SE. Restorations evaluated at baseline and one-year by three calibrated examiners (ICC 0.952) using FDI criteria and statistical analysis with nonparametric tests (alpha=0.05). Results: At one-year recall 36 participants, 199 restorations were available for examination; five (2.5%) restorations (G1 n=2; G2, G3, G4 n=1) were lost due to retention (p>.05); G1 showed less satisfying marginal adaptation (p<.05) than G2 and MM adhesives groups, particularly G6. Overall success rates (p>.05) were: 93.9% (G1), 97.0% (G2; G3; G4) and 100.0% (G5; G6). Conclusions: MM adhesives (FuturabondVRU and AdheseVR Universal) showed similar and acceptable performance/success rates but also better clinical outputs than the SE-all-in-one adhesive (FuturabondVR DC), particularly in SE mode. Success and retention rates were similar and not dependent on materials or adhesion modes.
- Revisão bibliográfica: artrocentese versus artroscopiaPublication . Dinis, Emanuel Cortinhas; Barbosa, CláudiaAs disfunções temporomandibulares, são um grupo de patologias que afetam a articulação temporomandibular, músculos da mastigação e estruturas anexas, sendo uma das principais causas da dor orofacial. As DTMs intra-articulares quando associadas a dor e/ou limitação funcional reduzem a qualidade de vida dos pacientes. Esta revisão narrativa tem como objetivo descrever e comparar as indicações e sucesso terapêutico da artrocentese versus a artroscopia, para o tratamento de disfunções temporomandibulares intra-articulares. As duas técnicas demonstram resultados semelhantes, no que diz à melhoria da sintomatologia dolorosa e movimentos mandibulares. A artrocentese, menos invasiva, mais rápida e menos dispendiosa, deve ser a primeira opção de tratamento quando os tratamentos mais conservadores fracassam. Contudo quando a imagiologia colocar dúvidas quanto à patologia, a técnica artroscópica está indicada. Existe, no entanto, necessidade de mais estudos, com amostras maiores e um maior controlo das patologias a ser intervencionadas para validar as diferentes potencialidades das duas técnicas.