Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Molar-incisor hypomineralization revisited: aspects, distribution and aetiologyPublication . Salameh, NathalioA hipomineralização molar-incisiva (MIH) é um defeito disfuncional da mineralização do esmalte de um ou mais dos primeiros molares permanentes associados ou não aos incisivos permanentes. É caracterizada por opacidades demarcadas que variam de branco, amarelo a acastanhado. A gravidade é variável e pode levar à quebra do esmalte e causar acúmulo de placa, hipersensibilidade e cáries. A média de prevalência é de cerca de 13,3%, está espalhada em todo o mundo e existem diferentes variações por país e região. A etiologia ainda é desconhecida e está associada a fatores pré, peri e pós-natais, além de fatores genéticos envolvidos. A causa é multifatorial e está associada a circunstâncias ambientais.
- Gengiva queratinizada no tecido peri-implantar: saúde e confortoPublication . Borges, Carlos Victor Martins; Guimarães, MiguelA presença de uma gengiva queratinizada ao redor de implantes parece ter um papel biológico protetor que torna o tecido peri-implantar mais resistente a traumas mecânicos e biológicos. A estabilidade dos tecidos peri-implantares depende de inúmeros fatores como, posição tridimensional dos implantes, fenótipo gengival, tipo de implante, componente protético entre outros, mas a presença de gengiva queratinizada tem mostrado ser um fator importante para a estabilidade do tecido peri-implantar a longo prazo. Estudos recentes mostram que a falta de gengiva queratinizada ao redor de implantes ocasiona um controle do biofilme menos eficiente, podendo originar consequência(s) como, inflamação e recessão tecidual. Os produtos bacterianos vindos do biofilme dental induzem a ativação de citoquinas pró-inflamatórias (TNF-α) que agravam a resposta inflamatória ao redor de implantes. Um dos principais motivos que dificultam o controle do biofilme em implantes com pouca gengiva queratinizada é o desconforto ou sensação dolorosa relatada pelo paciente durante os procedimentos de higiene oral e a dificuldade de se higienizar o local. Portanto a presença de gengiva queratinizada ao redor de implantes contribui para o conforto do paciente e, consequentemente promove saúde e estabilidade periimplantar.
- Periodontite - análise comparativa entre a classificação antiga e a nova classificaçãoPublication . Machado, Catarina Maia; Oliveira, HélderO trabalho apresentado pretende fazer uma comparação entre as classificações das doenças periodontais existentes ao longo dos tempos. Esta classificação tem evoluído e sofrido alterações desde 1989 até aos dias de hoje, sendo a classificação de 1999 a ultima atualização existente até ao ano de 2018. Nesta monografia serão então comparadas as ultimas atualizações existentes na especialidade: nos anos de1999 e 2018. Este trabalho tem como objetivo esclarecer as alterações que a classificação sofreu na mais recente análise da comunidade científica e forcar-se-á apenas na periodontite induzida por placa bacteriana. Desde Armitage, em 1999, que não houveram alterações significativas nas classificações dos problemas periodontais, o que ao longo do tempo levou a alguma incoerência na classificação e controvérsia por parte da comunidade científica. Sendo assim, a American Association of Periodontology e a European Federation of Periodontology, iniciaram um planeamento, em conjunto com apoios financeiros para a obtenção de uma nova classificação. A nova classificação que foi adotada uniu as classificações de periodontite agressiva e periodontite crónica numa única classificação: periodontite. No entanto, esta nova classificação encontra-se subdividida em estágios e graus. Os estágios estão relacionados com a severidade da doença e com a complexidade dos métodos de tratamento. Os graus são utilizados para uma informação acrescida de biodiversidade do indivíduo, como a história clínica, a progressão da periodontite como avaliação do risco de evolução da periodontite, análise de resultados de tratamento e também a forma como a avaliação da periodontite afeta a saúde geral do paciente.
