Browsing by Issue Date, starting with "2019-09-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mordida aberta com interposição da línguaPublication . Pantani, Marco; Martins, Tiago BessaA Mordida aberta é uma anomalia com diferentes características que são facilmente reconhecidas, presentes em 25% a 38% dos pacientes com tratamento ortodôntico. A mordida aberta anterior pode ser definida como a presença de um trespasse vertical negativo existente entre as bordas incisais dos dentes anteriores superiores e inferiores. Vários fatores etiológicos estão envolvidos neste tipo de maloclusão, como o padrão de crescimento facial, sucção hábitos, língua-empurrando, respiração bucal, Adenoide hipertrofia, síndromes, forças oclusais e eruptivas, anquilose dentaria, e desequilíbrio mandibular postural. A cirurgia Ortognânica é o tratamento de provável opção quando uma mordida aberta está associada a desarmonia esquelética severa. Este trabalho pretende demostrar, através de uma revisão bibliografica, quais são os factores que levam a uma mordida aberta e como pode ser tratada.
- Cirurgia periodontal aditiva: túnel versus retalho de avanço coronalPublication . Rocha, Gonçalo Osório Valdoleiros Carvalho; Arcanjo, AlexandraIntrodução: A cirurgia periodontal foi introduzida em 1996 quando se inclui a parte estética dos tecidos moles à já pré-existente cirurgia mucogengival (Lindhe, 2008). Miller classificou as recessões gengivais em 1985, classificação essa que ainda hoje é a que é utilizada universalmente na Periodontia e que estabelece previamente à intervenção, uma probabilidade de sucesso e uma indicação ou contraindicação à cirurgia. Nesta revisão bibliográfica será abordada a cirurgia periodontal aditiva para tratamento de recessões gengivais, comparando a técnica de Túnel com a técnica de CAF. Objetivo: O objetivo deste trabalho é poder comparar a técnica de Túnel com a técnica de CAF, abordando previamente as características e procedimentos necessários para este tipo de intervenção periodontal. Conclusão: São muitos os estudos e artigos que comparam a técnica de Túnel e a técnica de CAF, mas os resultados não são conclusivos quando o objetivo é responder diretamente a perguntas como: “Qual é a melhor?” “Qual é a mais eficaz?” “Qual é a que tem melhor resultado estético ou funcional?”. Ambas estão muito bem suportadas na literatura existente que têm resultados muito satisfatórios, mas que cada caso é um caso, e ambas as técnicas abordadas são eficazes nas recessões de classe I e II de Miller. Para recessões menores ou iguais a 3mm a técnica elegível é a técnica de Túnel, já no caso de recessões múltiplas extensas a técnica elegível é a técnica de Retalho de avanço coronal. O uso de enxertos de tecido conjuntivo nestas técnicas cirúrgicas são muito importantes e vantajosos uma vez que vão aumentar a espessura tecidular e aumentar a quantidade de gengiva queratinizada.
- Abordagem ortodôntica no tratamento de pacientes periodontaisPublication . Silva, Joana Correia; Martins, Tiago BessaOs pacientes adultos são uma realidade da Ortodontia moderna. É por isso necessário um tratamento personalizado na abordagem ortodôntica a estes pacientes, muitos deles com dentistrias, exodontias e problemas periodontais. A presente revisão bibliográfica tem como objetivo a realização de uma meta-análise de 28 casos clínicos, de pacientes periodontais, reportados na literatura. Investigou ainda como se procede ao tratamento ortodôntico neste tipo de pacientes, acompanhamento periodontal e outras especificidades do tratamento ortodôntico. Relativamente à metodologia, o presente trabalho teve por base três livros e a pesquisa bibliográfica de artigos científicos no motor de busca da PubMed. Com esta análise foi possível avaliar vários parâmetros como o acompanhamento periodontal, a duração do tratamento ortodôntico e os parâmetros periodontais iniciais e finais. Em cerca de 60 % dos casos houve uma melhoria da condição periodontal e a técnica auxiliar mais utilizada foi o recurso a TADs.