Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-15"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Preparação dentária vertical: BOPT (Biologically Oriented Preparation Tecnique) - uma nova opção em reabilitação oralPublication . Pierobon, Isabella; Costa, Liliana GavinhaO objetivo de esta revisão bibliográfica é comparar os tipos de preparos dentários desde que é argumento de discussão constante entre Médicos dentistas e destacar as vantagens e aplicações clínicas da BOPT. Basicamente existem dois tipos de preparação dentária para prótese fixa: a preparação horizontal e preparação vertical que serão comparadas. Uma vez que um dos maiores problemas na prostodontia fixa é a migração marginal da gengiva que fica a volta da coroa, a técnica BOPT tem sido proposta como uma opção válida para evitar problemas de morfologia gengival que têm uma importância significativa no resultado estético final. Contrariamente as técnicas horizontais, a BOPT não possui uma linha de acabamento no dente o que permite modificar o contorno da prótese se necessário e é capaz de modificar os tecidos gengivais, de maneira que se adaptem à coroa protética. Apesar disso é também considerada uma técnica menos invasiva, sendo possível remover uma menor quantidade de tecido saudável, se comparada com as outras.
- Análise do percurso eruptivo dos caninos permanentes em radiografias panorâmicasPublication . Silva, Cátia Patrícia Faria da; Martins, Tiago Bessa; Bulhosa, José FriasObjetivos: Este estudo tem como principal objetivo determinar se a extração do canino decíduo altera a erupção e a posição do canino permanente e qual o ângulo eruptivo que o canino tem, de acordo com a idade cronológica do paciente, aquando do ocorrer da erupção. Materiais e métodos: O estudo consistiu de uma análise de radiografias panorâmicas de 40 pacientes, 5 com extração profilática unilateral do canino decíduo e 35 sem extração, em dois momentos de avaliação. Analisou-se um total de 80 radiografias com um intervalo de 1 a 3 anos entre a primeira e a segunda radiografia de cada paciente. Resultados: A amostra é constituída por 40 crianças, 52,5% do género feminino e 47,5% do género masculino. Observou-se a erupção de 61,3% e a impactação unilateral de 3,8% dos caninos, os restantes apenas alteraram de posição. Os retidos apresentavam ângulos de 25,5º a 40,5º com distâncias de 17 a 22 mm. Os erupcionados apresentavam ângulos de 1º a 33º com distâncias de 4 a 31 mm. Não houve associação entre a extração do canino decíduo e a alteração da posição do canino permanente (p=1.000) nem na erupção (p=0,37). Conclusão: A previsão da erupção ou da impactação do canino permanente baseado nas medidas da radiografia panorâmica não foi um bom preditor. Embora, quanto maior a angulação e a distância, maior a probabilidade de impactação futura. A extração do canino decíduo não influenciou a erupção do canino permanente. Não se conseguiu prever a retenção ou erupção dos caninos de acordo com a angulação e a idade cronológica.
- Anquilose da articulação temporomandibular - revisão literáriaPublication . Silva, Tiago Vitor Louro Moreira da; Guerra, ManuelaA articulação temporomandibular (ATM) apresenta-se como uma das mais complexas e diferenciadas dentre as articulações do corpo humano. As alterações ocorridas nessa articulação levam à ocorrência de algumas patologias, como a anquilose da ATM. Tal patologia se caracteriza pela fusão do côndilo mandibular e a base do crânio, por meio de tecido fibroso ou tecido ósseo, limitando os movimentos mandibulares e a abertura bucal, o que ocasiona severas consequências que envolve, desde a fala, até o estado psicológico do indivíduo. Sua classificação varia de acordo com a gravidade do caso e, dentre os fatores etiológicos mais comuns, o trauma e as infecções se apresentam como pioneiros para essa condição. Por ser assintomática e devido às particularidades anatômicas da ATM, além do exame clínico, os exames de imagem são utilizados para diagnóstico mais preciso e tomadas de decisões. Existem uma variedade de técnicas e muitas controvérsias em relação ao método padrão para o tratamento dessa patologia, não havendo, portanto, um consenso entre os pesquisadores e, por meio deste trabalho, pode-se evidenciar as inúmeras pesquisas que vêm sendo realizadas sobre o tema. Todavia, independentemente da técnica a ser utilizada, o principal propósito para o tratamento é a liberação da mandíbula e o restabelecimento de suas funcionalidades. Para o pós-operatório, o tratamento fisioterápico é um fator imprescindível para minimizar algumas sequelas e prevenção à reanquilose. Diante do exposto, através de uma revisão de literatura, o objetivo desta pesquisa é analisar e descrever sobre os conceitos e experiências relatadas por vários pesquisadores sobre os processos que envolvem a anquilose da ATM, incluindo algumas considerações anatômicas, causas, características, diagnósticos e tratamento, bem como outras informações relevantes ao tema proposto.
