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- O programa de benefícios fiscais da nota fiscal eletrônica como estímulo a cidadania fiscalPublication . Aguiar, Gisleise; Gouveia, Luis Borges
- Correção da discrepância transversal do maxilar superior com expansão rápidaPublication . Sicilia, Marco; Queirós, Maria GabrielA deficiência transversal da maxila é uma componente muito frequente das maloclusões, tanto dentárias como esqueléticas, geralmente acompanhadas de mordida cruzada posterior uni ou bilateral. Nestas condições clínicas, a abordagem terapêutica de eleição é a expansão palatina, uma técnica que ganhou um papel de liderança na ortodontia moderna como um método seguro, previsível e eficaz para corrigir os déficits transversais da maxila numa ampla gama de condições clínicas. Este trabalho tem como objetivo estudar os efeitos do uso do expansor rápido do palato sobre as anomalias causadas pela discrepância transversal da maxila.
- Percepções de professores universitários sobre a promoção da saúde e sustentabilidade: uma proposta de investigação fundamentada nos referenciais das Universidades Promotoras da Saúde (UPS) / Organização Mundial da Saúde (OMS)Publication . Carlotto, Ivaní Nadir; Dinis, Maria Alzira PimentaInstituições de Ensino Superior (IES) são essenciais para o desenvolvimento e implementação de programas voltados à Promoção da Saúde (PS). Como possuem o seu próprio ethos e culturas distintas, atuam como potencializadoras dos aspectos conceituais de PS e de valores transdisciplinares tais como, como equidade, justiça social e desenvolvimento sustentável (DS). Nesse contexto, o objetivo deste estudo de Doutoramento consiste em oportunizar o entendimento acerca da percepção de docentes universitários sobre PS e sustentabilidade mediante a utilização do referencial teórico preconizado pelas Universidades Promotoras da Saúde (UPS) / Organização Mundial da Saúde (OMS). A presente pesquisa obteve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Brasil / Comitê de Ética da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto-Portugal e Plataforma Brasil (CAAE 55066616.8.0000.5327). Tratase de um estudo de natureza exploratório-descritiva, de corte transversal, com abordagem quanti-qualitativa, realizado em 9 Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O instrumento de pesquisa utilizado para a recolha de dados, consistiu na adaptação do instrumento Toolkit Self-Review Tool, para a realidade brasileira, sendo este expressamente autorizado por seu idealizador, Professor Mark T. Dooris da Universidade Central de Lancashire/Reino Unido (disponível em https://healthyuniversities.ac.uk/toolkit-and-resources/). A amostragem probabilística por conveniência foi composta por professores universitários, selecionados aleatoriamente, com Intervalo de Confiança (IC) de 95%, e amostra (n) de 1400 indivíduos. A caracterização da amostra evidenciou que 76% (n = 1070) pertencem ao gênero feminino e 24% (n = 330) pertencem ao gênero masculino. Referente à faixa etária dos docentes pesquisados, 54% (n = 752) situam-se na faixa etária de 46 a 55 anos e 15% (n = 215) pertencem à faixa etária dos 36 a 45 anos. Da amostra total (n = 1400), 75% (n = 1046) possuem titulação de Doutor e 19% (n = 266) possuem titulação de Mestre e, referente ao tempo de experiência profissional, 60% (n = 845) enquadram-se no período de 15 a 20 anos de experiência e 15% (n = 206) situam-se no período acima de 20 anos de carreira docente. Relacionado à área de formação, 67% (n = 943) vinculam-se à área das Ciências das Saude, 10% (n = 142) pertencem à área das Engenharias e 7% (n = 109) à área das Ciências Humanas. Utilizou-se como análise estatística a Análise Fatorial (AF) com Retenção de Componentes Principais (RCP) e rotação Varimax®, cuja retenção de cargas fatoriais foi superior a 0,40, e a RCP com autovalores maiores do que 1. Os Testes de Kaiser–Meyer– Olkin (KMO) e de Bartlett produziram valores confiáveis de 0,88 e valor de prova (p) inferior a 0,001, e alfa de Cronbach (α) com índice de 0,80. A AF produziu 6 componentes principais (CP), i.e., CP1 a CP6, que receberam titulações e foram interpretados mediante Análise Qualitativa de Conteúdo (AQC), de acordo com Bardin (2011), utilizando-se a ferramenta de análise qualitativa MAXQDA® (2018), possibilitando categorizar as informações relevantes mediante análise de expressões e vocábulos mais recorrentes. A partir desta etapa, as interfaces entre a percepção dos docentes evidenciadas mediante as respostas atribuídas ao instrumento sobre PS e Sustentabilidade nas IES, e o emprego do referencial teórico-conceitual das UPS foram explorados. Portanto, é possível concluir que as IES possuem um papel fundamental nas ações de PS docente, e atuam como locais propícios para a investigação científica e para processos de aprendizagem em saúde, de uma forma que impulsiona as intervenções em saúde docente. A qualificação dos processos em PS docente pode contribuir significativamente para a sustentabilidade dos sistemas de atenção à saúde docente. Uma abordagem ecosalutogênica foi identificada, igualmente, durante a análise dos dados, como um meio promissor de estimular e fomentar ambientes que apoiem a saúde, o bem-estar e a mudança comportamental. Esse processo requer uma abordagem transdisciplinar que, em consonância com os princípios bioéticos evidenciados, mostrou-se uma importante ferramenta de intervenção. Os resultados obtidos indicam que, com base em indicadores quantitativos e qualitativos, em propostas de intervenções de saúde informadas por evidências e na adoção de uma abordagem integral e sustentável em saúde que possibilite a tomada de decisões estratégicas em PS nas IES, a abordagem teórico-conceitual das UPS utilizada nesta tese, apontou para a importância em otimizar e melhorar a qualidade dos processos envolvendo ações de PS docente, à gestão dos projetos que envolvem a saúde dos professores e seu impacto no cenário da ES. Tais evidências permitiram, igualmente, uma análise crítica das intervenções existentes em PS docente a fim de refletir se o impacto das atividades implementadas em saúde docente nas IES reverte para a melhoria da qualidade de vida e das necessidades objetivas desta população, à luz dos referenciais das UPS. A bioética surge como uma importante ferramenta de intervenção ao considerar os desafios éticos que se apresentam no cotidiano dos docentes e nas práticas em saúde nas IES, uma vez que, sob esta perspectiva de atenção e proteção permanentes, a bioética promove e reforça práticas integrais em saúde, apontando para iniciativas necessárias em PS docente, respeitando as diretrizes e os referenciais das UPS. Ao enquadrar os princípios da autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça nas intervenções de PS docente, tal como nas propostas apresentadas nesta tese, a boética promove, para os docentes, o sentido inclusivo da saúde, atribuindo-lhe uma perspectiva social e contemplando a questão da responsabilidade social necessárias à compreensão, planejamento e implementação das ações de PS na ES.
- Eliminação de manchas brancas do esmalte com micro infiltração da resina Icon®Publication . Dorban, Ibrahim; Monteiro, BeatrizO médico dentista, devido à crescente demanda estética pelos pacientes, encontra-se no seu consultório, cada vez mais confrontado com o tratamento de lesões de macha branca do esmalte. Atualmente, existe um arsenal terapêutico adaptado a estas lesões, no entanto, antes de decidir sobre uma ou outra terapêutica, é imperativo conhecer a etiologia da lesão. Esta revisão incidirá particularmente sobre o tratamento com a micro infiltração de resina e sua eficácia. O objetivo desta revisão narrativa é diferenciar claramente as diferentes lesões de macha branca e encontrar o melhor tratamento para cada uma delas, e assim, explicar o uso da técnica de micro infiltração para cada tipo dessas lesões e a sua diferença com outras técnicas terapêuticas. Para a sua realização, artigos científicos foram pesquisados nos motores de busca: Pubmed, ScienceDirect, Scielo e B-On.
- Gestão do insucesso em implantologiaPublication . Macripò, Valentina; Pereira, JorgeA implantologia, desde há vários anos, é a primeira escolha no tratamento de edentulias únicas e múltiplas. Esta disciplina cirúrgica e protética é agora aplicada diariamente e garante altas taxas de sucesso a longo prazo, ainda que, em alguns casos, possam ocorrer complicações biológicas, biomecânicas e microbiológicas comprometendo a viabilidade das reabilitações. Este trabalho tem como objetivo apresentar conteúdos e conceitos através de uma revisão narrativa da literatura existente sobre as múltiplas causas de perda de implantes e a gestão do seu insucesso. Para tal, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com recurso a artigos publicados em revistas indexadas, com recurso aos motores de busca na internet, tais como PubMed e B-On. Foram selecionados artigos publicados entre os anos 2000 e 2018, escritos em Português, Inglês e Italiano.