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- A Ressignificação da Gestão Escolar no Centro de Ensino Terezinha de Jesus Silva Borges: da formação pedagógica aos novos rumos da gestãoPublication . Lobato, Suely de Jesus; Fragata, OrlandoO presente trabalho trata sobre a gestão escolar no Centro de Ensino Terezinha de Jesus Silva Borges. Um estudo de caso, cuja intenção é compreender a gestão no contexto da pesquisa e contribuir para o processo de sua organização sob a luz das recentes discussões e novas demandas da área da gestão, apontando para a ressignificação do termo no contexto da escola. Quanto aos objetivos específicos pretende-se: refletir sobre a organização pedagógica da escola, identificar os entraves no processo de ensino, caracterizar o papel dos gestores frente às novas exigências educacionais, além de descrever, conforme os participantes da pesquisa, o modelo de gestão escolar. As discussões sobre organização e gestão escolar, competências e características do gestor e outros assuntos tiveram como referência as obras de autores do ramo educacional, destacando-se: Paro (2015, 2017); Libâneo (2004, 2005, 2006), Luck (2017), entre outros. Na primeira parte do trabalho, faz-se a revisão da literatura. Na segunda parte, apresenta-se a metodologia utilizada na pesquisa, evidenciando o estudo de caso, subsidiado pela coleta de dados que utilizou como técnica a aplicação de questionários para 32 participantes do contexto da pesquisa educacional. Concluiu-se, portanto que a gestão da escola enfrenta sérios problemas no processo de ensino, comprovados pelos resultados que apontam fragilidade no processo de formação dos gestores da escola, uma vez que nenhum dos inquiridos possui formação condizente para o exercício da função e alegam indisponibilidade para fazê-lo. Trinta por cento dos participantes consideram os gestores profissionais com alto nível de displicência com os problemas da escola, enquanto quarenta e cinco por cento dizem que a gestão escolar é pouco organizada e, por último, e, mais grave, cinquenta por cento classificam a gestão escolar como centralizada. Assim, os dados apresentados corroboram a necessidade de uma intervenção na gestão da escola com plena certeza de que esta investigação é importante para compreensão de que o gestor escolar é o fio condutor do processo de ensino, podendo levá-lo ao sucesso ou fracasso.
- Coordenação pedagógica: o papel do coordenador pedagógico para a prática da gestão democrática nas Escolas Municipais de Miranda do Norte - MaranhãoPublication . Oliveira, Raimunda Maria Nunes; Fragata, OrlandoA educação é um processo contínuo e com objetivo definido na sociedade. A escola por sua vez é o lugar onde esse objetivo é alcançado de forma sistematizada, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de diversas formas. Dentro do ambiente escolar então, encontramos diversos profissionais, que buscam incessantemente a realização desses objetivos, dentre eles estão os professores e coordenadores pedagógicos. A relação entre esses profissionais através de uma gestão democrática, pode proporcionar o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, onde o coordenador possui a incumbência de verificar quais os progressos e desafios dentro da sala de aula. Para isso então nota-se a necessidade de formação do coordenador, de forma a garantir a esse profissional conhecimento e habilidade para encontrar soluções aos problemas então encontrados. Este trabalho, tem como finalidade verificar quais as contribuições que o coordenador pedagógico pode trazer ao processo de ensino/aprendizagem, assim como as dificuldades encontradas por eles nas escolas públicas do município de Miranda do Norte – MA, tendo como ponto de partida a necessidade de uma posterior intervenção. Após a aplicação do questionário com os profissionais identificados durantes a pesquisa, e realizada a análise dos dados recolhidos, notamos que a formação dos professores é a principal forma de intervenção, sendo assim propomos uma contínua formação aos professores da rede pública municipal, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências, assim como a busca por novas metodologias a serem utilizadas na sala de aula.
- Retenção dentária prolongada - etiologia, diagnóstico e tratamento: revisão narrativaPublication . Figueira, Mara Cleyci Pantoja RaiolDurante a transição da dentição decídua para permanente ocorre o processo de reabsorção dos dentes decíduos e o desenvolvimento dos dentes permanentes, que através da erupção são guiados até um correto posicionamento. Contudo, alguns fatores etiológicos locais, ambientais ou genéticos, podem resultar na retenção prolongada dos dentes decíduos, interferindo na sequência da erupção dos dentes permanentes e no seu posicionamento. Assim, o diagnóstico e a intervenção precoces são fundamentais, pois evitam danos à oclusão e tratamentos prolongados. Objetivo: O objetivo deste estudo é apresentar a revisão da literatura relacionada com a retenção prolongada de dentes decíduos e permanentes, descrevendo-se possíveis etiologias, métodos de diagnóstico, implicações clínicas e tratamentos indicados. Metodologia: Para a presente revisão procedeu-se a pesquisa bibliográfica com recurso a vários motores de busca na internet (PubMed, Scielo, B-on), tendo-se selecionado artigos entre 1992 e 2018 com especial relevância para o presente estudo, escritos em Português e Inglês. Conclusão: A retenção dentária tem considerável prevalência na população e é responsável por algumas desordens no desenvolvimento oclusal e músculo-esquelético do utente. Faz-se necessária abordagem multidisciplinar para melhor prognóstico.
- Enxerto conjuntivo subepitelial na implantologiaPublication . Jo, Paula MiraA técnica de enxerto de tecido conjuntivo subepitelial tornou-se muito utilizada pela implantologia devido aos ótimos resultados obtidos na tentativa de melhorar os aspectos estéticos e funcionais. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura e mostrar as possíveis técnicas de tratamento, resultados e prognósticos dos enxertos de tecido conjuntivo em áreas implantadas, onde a gengiva requeria um novo contorno marginal. Ao concluir o levantamento da bibliografia, foi possível chegar à conclusão de que existem várias técnicas de enxertia do tecido conjuntivo, sendo que cada uma delas possibilita alcançar resultados previsíveis e satisfatórios na reabilitação do contorno gengival peri-implantar.
