Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-05"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Inlays/Onlays: porque escolher cerâmica ou compósito?Publication . Fantino, Thibault Joseph Michel; Nóbrega, Ana RitaAs restaurações parciais coladas são hoje em plena expansão. Há muitos materiais de reconstituição com propriedades mecânicas, funcionais, estéticas e biológicas diferentes. Cerâmicas e compósitos são as duas mais usadas. O praticante deve escolher o melhor material em cada situação. Ele tem ajudar-se com a literatura cientifica.
- A comunicação interna e o envolvimento dos colaboradores em instituições de saúdePublication . Raimundo, Bruna José; Cardoso, Paulo RibeiroA comunicação é um assunto cada vez mais debatido nas organizações, principalmente devido à evolução da tecnologia, o crescimento das mídias digitais e o acesso cada vez mais facilitado à informação. Partindo deste princípio, buscar uma comunicação segmentada, adequada a cada público, é de suma importância para a compreensão e efetividade do processo de comunicação. Assim como nas empresas, a comunicação organizacional pode desenvolver-se em universidades, comércios em geral e também em instituições de saúde. Utilizando esta afirmação como referência, através da revisão de literatura, abordamos temas associados à comunicação organizacional, comunicação interna, o envolvimento dos colaboradores no ambiente de trabalho e também as práticas de comunicação interna em instituições de saúde. Foi desenvolvido um estudo qualitativo com os líderes e gestores do hospital. Foram também aplicados questionários quantitativos destinados aos colaboradores e profissionais da área médica com o objetivo de buscar informações sobre o processo de comunicação, as principais ferramentas utilizadas na instituição e ainda sobre o envolvimento no ambiente de trabalho, utilizando a escala de envolvimento de trabalho como referência. Como conclusão, observou-se que o público pesquisado estava insatisfeito com o processo de comunicação interna da organização, e, consequentemente, o nível de envolvimento também estava abaixo do esperado. Para tanto, deixou-se nas considerações finais deste estudo a importância da aproximação, da abertura de canais que promovam a interação com os líderes e principais gestores da organização.
- Deteção de Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis no ambiente: estudo na área metropolitana do PortoPublication . Sousa, Telma Luísa Silva de; Assunção, AméliaA Doença Inflamatória Intestinal (IBD) é uma patologia crónica inflamatória do intestino, resultante de uma resposta exacerbada do sistema imune, com duas principais variantes, que são a Doença de Crohn (CD) e a Colite Ulcerosa (UC). Há muito se suspeita que a bactéria Mycobacterium avium subsp. paratuberculosis (MAP) tem um papel preponderante no desenvolvimento da doença, e realmente MAP é detetada com mais frequência em amostras biológicas de doentes do que nos grupos controlo. No entanto, MAP não será o único agente etiológico, e acredita-se que doença é de caráter multifatorial. A prevalência de IBD está a aumentar globalmente, o que também é visível em Portugal, sendo o distrito do Porto recentemente apontado como um dos que tem maior incidência. Entre as várias fontes conhecidas de contaminação por MAP está a água, onde a bactéria é encontrada livre, aderida a sedimentos, ou no interior de amoebas. Assim sendo, o foco deste trabalho foi avaliar a contaminação ambiental por MAP em amostras de água na Área Metropolitana do Porto. Este trabalho apresenta, primeiramente, um enquadramento teórico, sobre características da micobactéria em análise e sobre a IBD, seguida de uma parte experimental, compreendendo a deteção por PCR de MAP em água utilizada para consumo humano. A amostragem incluiu água de rede potável e águas de poço, bem como os respetivos biofilmes de várias residências. MAP foi detetada em 47%-55% dos biofilmes, em 32% de água potável de rede e ainda em 11%-39% de águas de poço, dependendo da altura da colheita. Estes resultados são concordantes com os anteriormente descritos na literatura e reforçam o papel do meio aquático como uma fonte de contaminação de MAP.
- Gestão de dispositivos em cidades inteligentes: utilização de tecnologias semânticasPublication . Almeida, Nelson; Gouveia, Feliz RibeiroA IoT é importante para o desenvolvimento das cidades tornando-as “inteligentes”, cobrindo interesses como mobilidade, ambiente e gestão de recursos. Existe a necessidade de gerir semanticamente a informação gerada por milhares de dispositivos para que seja possível a administração de uma cidade inteligentes. Este trabalho teve por objetivo demonstrar a utilização de tecnologias semânticas para representar e processar informação oriunda dos dispositivos para que sejam gerados alertas de apoio à gestão. Foi implementado um ambiente simulado de cidade inteligente, utilizando uma plataforma de IoT existente, definida uma ontologia específica e definidas regras de processamento semântico para gerar alertas. Demonstrou-se a viabilidade da utilização das tecnologias semânticas em ambientes de IoT, recorrendo a conjuntos de dados reais e sintéticos, e a sua importância para a gestão das cidades inteligentes.
- A imagem por ressonância magnética e tomografia computadorizada como complemento no diagnóstico da disfunção temporomandibularPublication . Fabricante, Karyne Reis PereiraAs desordens temporomandibular articulares são alterações da normalidade encontradas tanto em doentes sintomáticos como assintomáticos. A articulação temporomandibular deverá ser avaliada por metodos de imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética da articulação temporomandibular, como complemento de diagnóstico dessas desordens. O estudo tem como objetivo investigar os sinais de desordens degenerativas observadas na tomografia computadorizada e os transtornos do complexo côndilo-disco dignosticados por meios de ressonância magnética da articulação temporomandibular. A metodologia utilizada foi uma revisão analítica-descritiva da literatura científica recorrendo a artigos científicos listados em bases de dados num período de 17 anos. Após a revisão da literatura pode-se concluir que o diagnóstico das desordens da articulação temporomandibular pode ser complementado com a tomografia computadorizada para avaliar alterações ósseas e a ressonância magnética para avaliar alterações em tecidos moles.