Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-19"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A acupuntura no tratamento médico-dentárioPublication . Sousa, Alessandra Anchieta de; Ferraz, HugoA acupuntura é uma terapia com ênfase no diagnóstico individualizado e na integração do ser humano com o meio ambiente, estimulando o autocuidado. Visa a harmonia entre o corpo e a mente, assim como a restauração e manutenção da saúde. Estudos concluem que a acupuntura pode ser um complemento às modalidades convencionais em medicina dentária. O seu valor no tratamento das disfunções temporomandibulares e dores orofaciais é bem documentado, no entanto como único meio anestésico, tem sido questionado. Pode ser utilizada como primeira opção de tratamento nos casos de parestesias, podendo também ser de grande valia para pacientes ansiosos e odontofóbicos. O objetivo deste trabalho é, por meio da revisão da literatura, proporcionar um melhor conhecimento e entendimento da utilização da acupuntura no tratamento médico-dentário, destacando a acupuntura no controlo da dor e sua utilização nos quadros de ansiedade e parestesias. Para a maior utilização e realização desta terapia milenar na prática odontológica, faz-se necessário mais estudos científicos controlados e cegos que esclareçam seu mecanismo de ação e que comprove sua eficácia.
- Second primary malignancy after curative treatment of oral squamous cell carcinomaPublication . Ponsaillé, Dorian Pierre Jacques Joseph; Palmeira, CarlosOs carcinomas de células escamosas da cabeça e pescoço foram os sextos cancros mais comuns em Portugal em 2010. Uma detecção precoce, uma melhor estratégia terapêutica levaram a um aumento da sobrevivência e da qualidade de vida dos doentes. No entanto, o risco de desenvolver um segundo cancro primário permanece elevado nesta população, constituindo um importante factor de morbilidade. Aproximadamente um terço das mortes dos carcinomas da cabeça e pescoço são imputáveis aos segundos primários cancros. Um segundo cancro primário apesar de poder ser considerado uma recaída, é diferente de uma recorrência tumoral, pelo facto de não se originar a partir do tumor primário, apresentando um processo carcinogénico distinto que origina um novo tumor. A sua detecção precoce revela-se um factor fundamental para aumentar as hipóteses de um tratamento com intuito curativo. Para tal, é fundamental um melhor conhecimento dos mecanismos que levam ao aparecimento destes segundos tumores, quais as localizações mais frequentes e qual a probabilidade e tempo necessário para ocorrerem. O objectivo deste estudo foi comparar os diversos relatos na literatura científica, sobre a realidade da distribuição dos segundos cancros primários e a sua frequência após um tratamento inicial para um carcinoma da cabeça e pescoço. O conhecimento desta realidade será de grande importância para o médico dentista, permitindo uma adequada gestão dos doentes com cancro oral. A revisão bibliográfica foi realizada a partir das bases PubMed, B-on, Cancer Network, Science Direct e repositório institucional da Universidade Fernando Pessoa.
- Análise salivar através de Espectroscopia Raman para o diagnóstico do cancro de boca: uma revisão sistemáticaPublication . Melo, Genecy Calado deO cancro de boca, ou carcinoma de células escamosas da cavidade oral (CCEO) é uma das neoplasias malignas mais comum no mundo todo. O diagnóstico precoce e monitorização desse tipo de lesão maligna são importantes fatores para a prevenção da progressão do cancro de boca. Atualmente, o método diagnóstico do cancro de boca e lesões premalignas padrão-ouro ainda é o exame histopatológico, que muitas vezes é limitado por erros inter e intra observador e erros de coleta/biopsia. Nesse sentido, a espectroscopia Raman é um método que oferece, de maneira sensível e não invasiva, informação sobre o conteúdo biológico da saliva, através de vibrações únicas respectivas ao constituinte molecular. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação da espectroscopia Raman na análise da saliva humana para o diagnostico de CCEO através da análise de ensaios clinico-científicos publicados envolvendo esse tipo de técnica. No processo de seleção dos artigos, apenas 7 estudos foram completamente capazes de se alinharem a temática proposta, incluindo aqueles que não envolviam o diagnóstico do cancro de boca especificamente (n=3) mas utilizavam amostras salivares submetidas a espectroscopia Raman. O tipo de laser mais aplicado na tecnologia Raman foi 785 nm enquanto PCA-LDA pareceu ser o método estatístico mais indicado para análise do espectro salivar grande maioria dos estudos analisados, capaz de obter valores em sensibilidade, especificidade e/ou eficiência classificatória maiores que 90%. A saliva líquida, sem maiores aditivos e com componentes espectrais relativos a proteínas, lípidos e açúcares foram procedimentos e achados comuns na grande maioria dos estudos analisados. Por fim, a espectroscopia Raman possui uma aplicação promissora no processo diagnóstico de cancro oral, mesmo diante de diferenças nos modelos de instrumentação e análise estatística nos artigos.
- Ancoragem com mini implantes para tracionamento ortodônticoPublication . Ferreira, Laura BernardesOs mini-implantes atuam no sentido de realizarem uma ancoragem esquelética, impedindo a movimentação da unidade de reação frente à mecânica ortodôntica, agindo somente sobre o local determinado, ou seja, não interferindo de maneira alguma sobre os dentes sadios. Surgiram como uma alternativa para proporcionar uma ancoragem absoluta. A justificativa de sua grande aplicação foi na maior efetividade e sucesso da ancoragem ortodôntica, quando comparados a outros métodos existentes. Têm sido muito discutidos na literatura, devido às suas características destacáveis em relação aos tratamentos ortodônticos. Sendo assim o objetivo dessa revisão de literatura foi realizar um levantamento literário a respeito dos mini-implantes aplicados ao tracionamento ortodôntico. Por conclusão, foram observados resultados satisfatórios para as mais diversas correções ortodônticas, contudo, um planejamento adequado, desde sua correta indicação até a seleção e determinação do sítio de instalação dos mini-implantes representam podem interferir diretamente no prognóstico do tratamento, resultando em resultados estáveis e satisfatórios.
- Potencial terapêutico dos antagonistas da endotelinaPublication . Costa, Bruna Cláudia Marques; Capela, João Paulo SoaresA Endotelina é um péptido produzido essencialmente pelas células endoteliais em resposta a vários estímulos, sendo considerado o péptido vasoconstritor mais potente. A endotelina liga-se a dois recetores acoplados à proteína G, o recetor ETA e o recetor ETB. O recetor ETA predomina a nível do músculo liso vascular e a sua ativação provoca essencialmente vasoconstrição, por sua vez o recetor ETB tem maior expressão a nível do endotélio e a sua ativação provoca vasodilatação, podendo também em menor grau relativamente ao ETA, causar vasoconstrição. Em condições patológicas ocorre a desregulação dos níveis de endotelina sendo que os recetores da endotelina contribuem para os efeitos prejudiciais deste péptido. A desregulação dos níveis plasmáticos de endotelina contribui para o desenvolvimento de diversas patologias como a hipertensão arterial pulmonar, a insuficiência cardíaca ou a doença renal crónica. O estudo dos recetores da endotelina levou à descoberta de compostos capazes de antagonizar estes recetores com potencial terapêutico. Alguns fármacos já se encontram disponíveis para uso clínico, em particular destacam-se o bosentano o ambrisentano e o macitentano, no entanto muitos outros ainda se encontram em fase de ensaios clínicos. Neste trabalho pretende-se fazer uma revisão bibliográfica de todos os mecanismos fisiopatológicos do sistema da endotelina, o seu envolvimento nas várias patologias bem como as várias opções terapêuticas disponíveis. Pretende-se, ainda, fazer uma pesquisa relativamente aos vários compostos destinados a modular o sistema da endotelina em fase de ensaios clínicos, avaliando o seu potencial clínico.