Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-28"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Atividades práticas com as artes no contexto da inclusão: um estudo de caso aluna com perturbação do desenvolvimento intelectualPublication . Antunes, Fernanda Elvira Martins Almeida Gomes; Ventura, TerezaO propósito deste estudo é analisar e compreender a realidade, de uma aluna com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual e refletir sobre uma forma eficaz para orientar, estimular, aperfeiçoar e potenciar as suas competências, em atividades práticas através das artes, como um contributo para a obtenção de resultados positivos, no sentido da sua inclusão pós-escolar. No âmbito da disciplina de Expressões, componente do Currículo Individual e Específico da aluna, criou-se um plano de intervenção apoiado numa estratégia de investigação, com base nas expectativas atuais e futuras da aluna, da individualização, flexibilização e funcionalidade do seu currículo individual, com o objetivo de preparar a aluna para a transição para a sua vida pós-escolar. A metodologia adotada, de investigação-ação, em contexto de sala de aula, na disciplina de Expressões/Artes, baseou-se na exploração de material que pode ser reciclado para criar novos e úteis objetos de uso diário. Pretendeu-se com os dados obtidos revelar potencialidades da aluna e desenvolver competências funcionais e a sua autoestima. O presente estudo de caso, qualitativo, analisa os resultados de aplicação de um projeto de investigação-ação, tendo também com o objetivo científico observar, num contexto restrito, a inclusão desta aluna com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. No estudo foram utilizados diferentes métodos de recolha de dados e informação: diário de bordo, observações e registos do investigador. Concluiu-se que as atividades práticas com as artes promoveram a autoestima da aluna e, pelo facto de terem um carácter mais lúdico, tornaram mais apelativas as aprendizagens e contribuíram para a socialização com os seus pares e, por consequência, constituíram um meio facilitador de inclusão na vida escolar e após escola.
- A inclusão dos saberes tradicionais ciganos na escola: uma proposta de intervenção na unidade de educação básica Edivalda Bomfim em Miranda do Norte - MAPublication . Nascimento, Marcos Ronilson do; Ventura, TerezaOs ciganos tem sua própria cultura e identidade e de acordo com suas peculiaridades vão estreitando os laços com outras comunidades construindo novas relações nem sempre inclusivas. Por mais que tentem assimilar a cultura dominante serão sempre vistos como ‘‘ciganos’’. A Unidade de Educação Básica Edivalda Bomfim é uma escola com mais de 400 alunos, localizada no bairro Kiola Sarney no município de Miranda do Norte – MA. A escola tem em seu entorno uma comunidade tradicional cigana que é muito marginalizada, seja pelo preconceito que ao longo dos séculos acompanha essa etnia, pois crescemos em uma sociedade que é comum ouvir que os ‘‘ciganos’’ são ‘‘ladrões, perigoso e roubam crianças’’, ou pelas condições financeiras da comunidade ou pelos problemas sociais encontrados em qualquer periferia nesse Brasil a fora (tráfico de drogas principalmente) a escola atende aos filhos e netos desta comunidade cigana que vem ao longo dos anos perdendo sua identidade e abandonando os saberes tradicionais. A escola tem um papel fundamental nesse processo de aculturação, de interação ou exclusão desses saberes. A presente investigação, desenhada como estudo de caso, com o foco na Unidade de Educação Básica Edivalda Bomfim em Miranda do Norte, teve como objetivo geral, analisar como tem acontecido a inclusão dos saberes tradicionais ciganos. Com objetivos específicos: conhecer a legislação que trata dos povos tradicionais ciganos; analisar como a escola tem se estruturado pedagogicamente para receber os alunos da comunidade cigana; identificar pontos fortes e fracos nas práticas de inclusão adotadas na gestão da atividade docente. Utilizaou-se para a coleta de dados um questionário com perguntas fechadas e abertas ao qual responderam 40 (docentes) e 30 (alunos). Concluiu-se que a inclusão dos saberes tradicionais ciganos pela escola em questão é de suma importância para a comunidade escolar e a comunidade cigana, uma vez que esse processo é uma via de mão dupla, e quem sai ganhando é a educação.
- Toxina botulínica: uma alternativa no tratamento do sorriso gengivalPublication . Dominguez Siquara, AdrianaO sorriso gengival remete para uma desarmonia facial de natureza multifactorial, motivo pelo qual existem vários recursos terapêuticos para o seu tratamento. A toxina botulínica tem sido amplamente utilizada ao longo dos últimos anos, especificamente enquanto alternativa isolada ou complementar a outras terapias para o tratamento dessa desarmonia facial. Em pesquisa sobre o tema nas bases de dados B-on e PubMed, constatou-se que a toxina botulínica como opção terapêutica corretiva, adjuvante ou paliativa para o sorriso gengival tem respaldo crescente na literatura científica. Este estudo tem por objetivo, com base em uma revisão narrativa da literatura científica, discutir a utilização da toxina botulínica no tratamento do sorriso gengival e verificar se, apesar de ser um tratamento de resultados temporários, ele pode servir de alternativa a outros podem levar à eliminação do problema.
- Gestão democrática: suas repercussões na qualidade do ensino nas escolas estaduais do Município de Rosário/MAPublication . Costa, Aércio Flávio; Ventura, TerezaEste trabalho apresenta um projeto de intervenção desenvolvido durante os estudos do Mestrado em Docência e Gestão da Educação, no qual se buscou refletir sobre a gestão das escolas brasileiras, partindo de fatores históricos e políticos. O texto tem por finalidade realizar uma reflexão sobre a implantação da gestão democrática nas escolas da rede estadual de ensino do município de Rosário, destacando, a partir da adoção desse modelo gestionário, mudanças no cotidiano da escola, na organização do trabalho administrativo e pedagógico e seus efeitos, como também, refletir sobre o contexto da gestão democrática atual, vislumbrando sobre o futuro desse modelo, incidindo uma breve análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil. Trilhou-se duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática Gestão Democrática e suas repercussões na qualidade do ensino assim como o enquadramento teórico que lhe serviu de base abrangendo uma descrição histórica da gestão escolar democrática, uma análise sobre sua legalização e consequências para as escolas públicas no Brasil, seguida de uma abordagem sobre a qualidade do ensino e estudo dos caminhos da gestão democrática no Estado do Maranhão, assim como a utilização de Dissertações e Teses pré-selecionadas que foram utilizadas na composição do texto, levando em consideração as especificidades dos assuntos abordados. O segundo momento ocorreu com a coleta de dados, através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, observações livres e condicionadas, depoimentos realizados pelos docentes, discentes, gestor educacional, responsáveis legais e demais funcionários. Utilizou-se uma análise qualitativa e participativa dos resultados, levando à reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados bem como prover meios para robustecer o processo de Gestão Democrática nas escolas evidenciadas.
- Cancro oral e terapias alvoPublication . Lisboa, Rafael Jorge Fernandes; Palmeira, CarlosO cancro oral é definido pela Classificação Internacional de Doenças pelo conjunto de tumores malignos que afetam qualquer localização da cavidade oral, dos lábios à garganta, incluindo as amígdalas e a faringe. É importante referir que o cancro oral é um dos tipos de doença oncológica mais comum a nível mundial e apresenta uma elevada taxa de mortalidade. De uma forma genérica, esta doença tem como principais abordagens terapêuticas a intervenção cirúrgica, a radioterapia e a quimioterapia, ou até mesmo a combinação destas terapias. Esta dissertação tem como base expor e compreender de forma mais aprofundada as novas terapias alvo para cancro oral, que atualmente são estudadas e aplicadas como tratamento desta patologia oncológica e transmitir a importância das mesmas. Pretende-se realçar que estas terapias são distintas das convencionais, analisando o mecanismo de ação, o tipo de doentes e em que fase são utilizadas, os seus benefícios, malefícios e resposta por parte da doença. As terapias inovadoras que estão a ser desenvolvidas apresentam uma influência positiva em relação à sobrevivência global, à sobrevivência livre de progressão da doença e à qualidade de vida dos pacientes. Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, com recurso à biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa e às bases de dados Pubmed, Scielo e B-on.
