Browsing by Issue Date, starting with "2018-09-25"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Cancro oral: perspetiva atualPublication . Torres, Sara Cristina da Costa; Costa, CéuO cancro oral é a 6º neoplasia mais comum em todo mundo e o carcinoma espino- celular representa 90% dos casos. A taxa de sobrevivência aos 5 anos é cerca de 50% devido ao estádio avançado do tumor no momento do diagnóstico. Esta realidade motiva uma intensa investigação no sentido de aprofundar o conhecimento do processo de carcinogénese bem como a procura de novas estratégias, alvo e esquemas terapêuticos. A medicina dentária tem um papel fundamental, nomeadamente na prevenção, realização do diagnóstico precoce e, no encaminhamento dos pacientes para os centros de referência, bem como no acompanhamento dos doentes quer na fase prévia, durante e após os tratamentos. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão narrativa da neoplasia oral avaliando os dados epidemiológicos do carcinoma da cavidade oral, factores de risco envolvidos, principais lesões potencialmente malignas, diagnóstico, tratamentos e demonstrar o importante papel do médico dentista neste processo.
- Os efeitos da cessação tabágica no tratamento periodontal não-cirúrgico da periodontite crónicaPublication . Valente, Joaquim Jorge Moreira; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivo: Abordar os efeitos da cessação tabágica na resposta ao tratamento periodontal não cirúrgico da periodontite crónica. Materiais e Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica recorrendo às bases de dados PubMed, Scielo, B-On e Lilacs. Foram incluídas revisões sistemáticas, meta-análises, estudos prospetivos e transversais, realizados em humanos, entre 1997 e 2017, em língua inglesa ou portuguesa. A pesquisa resultou num total de 8 artigos. Resultados: A cessação tabágica parece diminuir o risco de incidência e progressão da periodontite, bem como melhorar a resposta ao tratamento periodontal não cirúrgico. No entanto, não está claro quanto tempo depois de parar de fumar, começa o ex-fumador a recuperar a capacidade de cicatrização e a recuperação da saúde oral, ainda que alguns resultados apontem para um efeito precoce e quase imediato. Conclusão: São necessários mais estudos clínicos randomizados, controlados, com amostras maiores, tempo maiores de acompanhamento e protocolos bem delineados, para suportar cientificamente os resultados encontrados.
- Elevação de seio: abordagem crestal vs abordagem lateralPublication . Tricoire, Victor; Arcanjo, AlexandraAtualmente, a demanda por próteses implantossuportadas está constantemente a aumentar, o que requer um volume ósseo suficiente podendo levar á necessidade de contributos ósseos. Estas contribuições ósseas podem ser feitas usando osso autógeno ou biomateriais. A existência de deficiências ósseas na região posterior da maxila pode exigir um enchimento parcial do seio maxilar, quando o espaço inter-arcadas é normal, mas a altura do osso-sinusal é insuficiente para a colocação de um implante. Esse preenchimento pode ser feito por meio de duas técnicas, a elevação do seio pela janela de acesso lateral e a elevação do seio transcrestal. A cavidade do seio deve ser analizada cuidadosamente pela tomografia pré-operatório para analisar a presença de septos, a posição da artéria alveolar antral, a morfologia do seio maxilar e a membrana (referido como membrana Schneider) e a presença de possíveis patologias para limitar quaisquer complicações durante o procedimento cirúrgico. A fiabilidade destas técnicas já não é, actualmente, colocada em dúvida, a taxa de sobrevivência do implante após uma elevação do seio maxilar é equivalente à obtida em osso nativo e perto de 97% .
- Preservação alveolar em zonas anteriores: que material de enxerto ósseo usar?Publication . Santos, Pedro Miguel Cunha Teixeira; Gião, JoãoA reabsorção da crista alveolar é um fenómeno biológico que ocorre depois de uma extração dentária e não pode ser prevenido. Este trabalho pretende rever as alterações dimensionais da crista alveolar, horizontais e verticais, que estão associadas à extração dentária. As vantagens da preservação alveolar são grandes, entre as quais, a redução da probabilidade de intervenções cirúrgicas mais complicadas, a longo prazo. Foi realizada uma pesquisa em português e inglês nas bases de dados Pubmed e B-on até Março de 2018 usando os termos “preservação alveolar”, “zona estética”, “zona anterior” e “enxertos ósseos”; “alveolar preservation”, “esthetic zone”, “anterior zone” e “bone grafts”. Os critérios de inclusão na pesquisa foram bibliografias publicadas entre 1998 e 2018. Artigos adicionais foram considerados, por serem relevantes, no seguimento da revisão preliminar da primeira pesquisa. A literatura sugere que os métodos de preservação alveolar estão disponíveis para minimizar as alterações morfológicas da crista alveolar pós-extracão, dado que nenhum protocolo impede, por completo, as alterações morfológicas. Enúmeros materiais de enxerto, como autoenxertos, aloenxertos, xenoenxertos e materiais aloplásticos são usados para preservação alveolar. Segundo os resultados dos estudos, a divisão dos materiais de enxerto pode ser feita quanto à reabsorção em mineralizados e não-mineralizados, devido às diferenças na formação de osso vital e existência de material residual. No entanto, não há evidência científica que mostre superioridade de algum material. A preservação alveolar deve ser realizada pós-extração, salvo exceções e quando não consta no plano de tratamento a colocação de implante nos 2-3 meses seguintes à extração. Avanços na engenharia tecidular poderão fornecer biomateriais com uma maior e previsível formação óssea.
- Principais complicações na implantologiaPublication . Pickler, Caio Vinicius RodriguesDesde a sua criação a implantologia apresenta um alto índice de sucesso clinico. Apesar dos bons resultados a incidência de complicações associadas a esta modalidade terapêutica está longe de ser negligenciável. O objetivo da presente revisão bibliográfica foi evidenciar as principais complicações relacionadas com o uso dos implantes dentários, expondo os fatores que influenciam o seu aparecimento e as falhas no tratamento. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa nas plataformas: Pubmed, B-on e Google Acadêmico, sobre o referido tema com a utilização dos descritores “Implantologia” “Complicações Implantologia” “Implantes dentários” “Principais falhas nos implantes”. Foram considerados como critérios de inclusão os artigos publicados nos últimos dez anos, entre 2008 e 2018, em português, inglês e espanhol. Resultados: 42 trabalhos foram incluídos nesta revisão. Ao longo dos documentos em analise são relatados cerca de 30 tipo de complicações mais relevantes, que são descritas neste documento. Conclusão: O conhecimento que advém deste estudo sobre as principais complicações na implantologia, permitirá ajudar a evitar a sua ocorrência. As complicações mais frequentemente observadas foram: afrouxamento de parafuso, fratura de material protético e perimplantite.
- Socket shield with immediate implant placement, a ridge preservation techniquePublication . Mantalenakis, Iason; Pereira, JorgeObjetivo-O objetivo deste estudo foi acessar a eficácia da combinação de socket shield com a colocação imediata do implante como um método para produzir um resultado mais estético para uma restauração na zona estética anterior, onde normalmente a reabsorção natural do osso no sitio de extracção não permitiria isso. O socket shield, que é a retenção de um fragmento radicular in situ com o osso alveolar, é usado como uma técnica de preservação do rebordo alveolar e o implante restaura a funcionalidade da oferta de dente. Materiais e Métodos -Com o objectivo de descrever esta técnica foram efectuadas pesquisas em bases de dados como: Medline e Pubmed e livros entre os meses de de Abril e Julho de 2018. Um número de artigos publicados entre 1967 e 2018. As palavras-chave usadas foram : “socket shield”, “membrana radicular”, “preservação de rebordo alveolar”, “implante imediato”, “remodelação de soquete”, “alterações de crista dimensional”, “histologia periodontal”, “técnica de submersão de raízes”, “estabilidade primária”, reabsorção óssea alveolar ”,“ preservação do rebordo alveolar ”. Conclusão- Podemos concluir a partir deste estudo que a retenção de uma parte bucal da raiz no interior da cavidade é uma técnica de preservação do rebordo alveolar muito viável e bem sucedida, combinada com a colocação de implantes imediatos. Mostrando excelentes resultados, volumétricos e estéticos.
- Maxillary bone regeneration with personalized titanium mesh traysPublication . Belissa, Simon Benjamin; Nóbrega, Ana RitaO meu trabalho pretende comparar a efficacia das barreiras personalizadas em titanio com as barreiras convencionais e perceber as melhorias deste metodo. O objetivo é de perceber as vantagens das barreiras convencionais e suas limitações para as comparar com as novas barreiras produzidas com tecnologia CAD/CAM. Este tema é muito importante porque a regeneração ossea nos maxilares é um tema complexo e que précisa ser ainda mais desenvolvido para ganhar em eficácia. Falta de osso pode trazer complicações não apenas esteticas, mas também na função mandibular, a qual precisa um equilibro perfeito. A tecnologia CAD/CAM tem sofrido uma expansão grande e é importante tentar utilizar suas vantagens na confeção de dispositivos para auxiliar a regeneração ossea.