Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-23"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Estudo qualitativo da informação clínica de imunohemoterapia para procedimentos terapêuticos de clínica estomatológicaPublication . Cruz, Ana do Sameiro Senra; Bulhosa, José FriasNos últimos anos o número de pacientes anticoagulados e antiagregados têm aumentado significativamente. Dado que, na maioria dos casos seja um tratamento crónico, é de esperar que ao longo da vida estes pacientes necessitem de realizar procedimentos estomatológicos. Este estudo foi desenvolvido no serviço de Imunohemoterapia, do Hospital Santa Maria Maior, Barcelos. Tem como objetivo principal a caracterização qualitativa, a análise da informação clínica enviada pelos médicos dentistas ou estomatologistas ao serviço e o enquadramento teórico das solicitações ao serviço. A amostra é constituída por 33 adultos, voluntários, pacientes da consulta de Imunohemoterapia do Hospital Santa Maria Maior, Barcelos, medicados com terapêutica hipocoagulante oral. Os dados foram recolhidos numa recolha da informação clínica de conveniência. A pesquisa bibliográfica foi realizada recorrendo a leitura de artigos publicados online em plataformas como a Pubmed; B-on; Google Scholar; Scielo e no repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa. Foi feita ainda uma pesquisa em índices nas revistas científicas da área. Analisou-se o “estado da arte” e a relação com os procedimentos médico-dentários. Organizou-se a informação na forma de base de dados, por forma a registar e catalogar a informação trocada. Foi realizada uma análise de conteúdo dos dados qualitativos. Posteriormente procedeu-se a interpretação determinista da informação proveniente do tratamento de dados. Conclui-se que, num número significativo de pacientes (N=14) não foi fornecido qualquer informação clínica. Quando esta foi fornecida, observa-se uma desadequação teórica entre o que está preconizado na Guidelines e a prática clínica corrente, em clínicas dentárias, e também a nível hospitalar. A análise dos dados demonstra uma tendência de desresponsabilização do clínico na tomada de decisão, relativamente aos riscos trombóticos e/ou hemorrágicos. Propõe-se formação específica dos clínicos nesta área tão importante na qualidade de vida do paciente e à necessidade de consensos nacionais na área da Medicina Dentária/Estomatologia.
- Visão cirúrgica da corticotomia associada à ortodontia: revisão bibliográficaPublication . Santoro, Elisa; Arcanjo, AlexandraObjetivo: Analisar a técnica da corticotomia associada ao tratamento ortodôntico, discutindo o seu contexto histórico, príncipios biológicos e ortodônticos, protocolos cirúrgicos, as aplicações e limitações. Procurar-se-á avaliar as suas vantagens e desvantagens comparando as diversas técnicas utilizadas. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica recorrendo à motores de busca como Pubmes, B-on, Cochrane Library e Science Direct, incluindo Casos Clinicos, Metanalises, revisões bibliográficas e sistemática em Inglês, Português, Espanhol e Italiano. Resultados: Apresenta-se uma descrição detalhada das técnicas cirúrgicas usadas em corticotomia e as indicações ortodônticas. Conclusões: Através uma analise de dados è possível definir que a corticotomia é um procedimento cirúrgico seguro e predictível que consegue induzir uma aceleração do movimento dentário. O seu grau de invasividade varia de acordo do tratamento e técnica a efetuar. Posteriores estudos são necessários para avaliar os efeios ao longo prazo.
- Tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompletaPublication . Küng, Morgana Walace FlorestaA realização do tratamento endodôntico em dentes com rizogênese incompleta é um dos grandes desafios encontrados pelo endodontista. Os obstáculos começam desde o momento do diagnóstico, passando pela melhor terapêutica a ser escolhida, material a ser usado, dificuldade de trabalhar em um ápice incompletamente formado e, por fim, conseguir que o paciente retorne às consultas de acompanhamento pelo tempo necessário. A terapia endodôntica, nestes casos, tem como objetivo o completo desenvolvimento radicular em dentes vitais e o fechamento do forame por tecido duro calcificado, nos casos de necrose. Ambas as situações requerem um grande cuidado da parte do médico-dentista, pois, sendo na maioria das vezes pacientes jovens, um erro pode ocasionar à perda dentária precoce, modificando a estética do paciente, consequentemente podendo abalá-lo psicologicamente.
- Irrigação intracanalar durante tratamento endodôntico não cirúrgico: quantificação de tempo e de volumePublication . Alves, Nádia Priscilia Silva; Guimarães, DuarteA irrigação é essencial para o sucesso de um tratamento endodôntico por ser responsável pela eliminação dos microrganismos presentes no sistema de canais radiculares. Objetivo: Quantificar o volume de irrigante utilizado durante a instrumentação endodôntica e o tempo de irrigação durante o protocolo final de irrigação (PFI) de um tratamento endodôntico não cirúrgico em diferentes tipos de dentes. Métodos: Foram observados 41 tratamentos completos. Durante a recolha de dados mediu-se o volume de hipoclorito de sódio (NaOCl) usado durante a instrumentação (irrigação inicial), e o tempo de irrigação durante o PFI. Os irrigantes utilizados foram NaOCl 5%, Ácido Cítrico (AC) 10% e Álcool 96%. Os dados obtidos foram analisados utilizando o programa de análise estatística SPSS® v.24.0. (a=0,05). Resultados: Na amostra total, o valor médio de NaOCl usado foi 29 ml, o tempo de injeção no PFI de NaOCl foi 01,43 segundos, AC - 01,49 segundos e Álcool - 0,24 segundos. No grupo de casos monocanalares, o valor mediano de NaOCl usado foi 20 ml, o tempo de injeção no PFI de NaOCl - 01,41 segundos, AC - 01,36 segundos e Álcool - 0,21 segundos. No grupo de casos multicanalares, o valor mediano de NaOCl usado foi 40 ml, o tempo de injeção no PFI de NaOCl - 01,39 segundos, AC - 01,39 segundos e Álcool - 0,20 segundos. Conclusões: Verificaram-se diferenças estatísticas significativas. O volume de NaOCl utilizado na instrumentação e o tempo de injeção dos irrigantes no PFI, utilizado pelos operadores, segue o que é indicado na literatura.
- Importância da saúde oral na qualidade de vida adaptada às características de saúde oral dos PortuguesesPublication . Ferreira, Márcia Loriane Fernandes; Bulhosa, José FriasA saúde oral na qualidade de vida assume uma significativa importância, na medida em que afeta a saúde em geral ao interferir e limitar nas atividades diárias. O impacto dos problemas orais na população traduz-se não só em dor e sofrimento, mas também em termos de qualidade de vida e produtividade. É amplamente demonstrado que as condições orais podem ter impactos variados na vida diária. Para avaliar isso, várias medidas ou escalas estão disponíveis. O peso das doenças orais e fatores de risco estão relacionados com estilos de vida e com a implementação de medidas preventivas. Atendendo que a qualidade vida relacionada com saúde oral é uma área sensível e significativamente relevante para a saúde, face ao impacto gerado não só a nível individual, mas também a nível social esta revisão teve como objetivos: Recolher evidência científica sobre o impacto da saúde oral na qualidade de vida da população; Investigar caraterísticas da saúde oral dos portugueses e de que forma podem afetar o seu bem-estar; Analisar os fatores de risco associados ás doenças orais e por fim quais as medidas preventivas e estratégias de promoção de forma a serem implementadas com vista a melhorar a saúde oral dos portugueses. Este estudo trata-se de uma revisão narrativa com recurso ás seguintes bases de dados: PubMed, a B-ON, SciELO e Wiley. A presente revisão mostrou que para planeamento de futuros estudos visem a melhoria e maior desenvolvimento de políticas públicas na área, bem como a melhoria ações para a promoção da saúde e consciencialização da importância da saúde oral na qualidade de vida da população.Será pertinente incluir inquéritos de qualidade de vida relacionada com a saude oral.
- Coroas em zircónio: biomecânica do preparoPublication . Pagani, Enrico; Costa, Liliana GavinhaO objetivo de esta revisão bibliográfica é perceber quais são as características que um preparo dentário deve ter para cumprir a os seus objetivos de retenção, resistência ao deslocamento e suporte mecânico de uma coroa em zircónio, abordando também o conceito da biomecânica (quais são os pontos de maior stress estrutural) do preparo e de como a linha de acabamento pode ou não influenciar a resistência de uma coroa. A bibliográfica utilizada teve por base uma pesquisa realizada em plataformas como PubMed, B-on, Google Scholar. Tendo sido encontrados 53 artigos e selecionados 24 pelos critérios: test in vitro, ano de publicação e o material utilizado no estudo deveria ser o zircónio. Pode-se concluir que as caraterísticas de um preparo que devem possuir são: convergência oclusal entre os 10°e 20°, dimensão ocluso-cervical mínima de 3mm, morfologia circunferencial dependente do dente preparado podendo ser oval ou retangular, a linha de acabamento pode variar consoante a filosofia clínica do clínico e a resistência a fratura. Foi possível também demonstrar que a linha de acabamento pode influenciar a resistência de uma coroa em zircónio.
- Lesões cervicais não cariosasPublication . Soares, Joana Marta de Jaureta Teixeira; Domingues, JoanaAs lesões cervicais não-cariosas (LCNC) caracterizam-se pela perda parcial e irreversível de tecido dentário duro na região cervical. De acordo com os agentes etiológicos presentes podem ser classificadas em lesões de erosão, abfração e abrasão. A causa das LCNC está associada a factores sem o envolvimento bacteriano, sendo que a etiologia é multifactorial e podem atuar em simultâneo através de fatores intrínsecos ou extrínsecos. O presente trabalho tem como objectivo avaliar factores de risco, etiologia e possíveis tratamentos associados às Lesões cervicais não cariosas. O trajeto metodológico foi pautado em uma pesquisa teórica descritiva, através da análise documental, utilizando documentos electrónicos – artigos publicados em revistas. O limite temporal recaiu entre o ano 2010 e o ano 2018. Concluiu-se que as LCNC têm uma etiologia multifactorial e de difícil diagnóstico, onde o diagnóstico é a base para o plano de tratamento, sendo que os tratamentos preventivos devem ser os de primeira escolha. A hipersensibilidade está intimamente ligada às LCNC, também esta, é necessário realizar um bom diagnostico para que seja possível prevenir esta fisiopatologia, caracterizada por ser uma dor rápida e lacerante, com resposta a um estímulo, normalmente frio, bem como para a selecção do tratamento escolhido.
- Violência: um estudo sobre o fenômeno e suas implicações no convívio escolarPublication . Silva, Paulo Márcio Tavares da; Martins, José SoaresEsta pesquisa visou abordar a violência enquanto problema que gera impactos e consequências marcantes e que se apresenta de forma complexa e diversificada, em vários segmentos e organizações da sociedade. Dentre as organizações, destacamos a escola, que também convive com diferentes tipos de violência que afetam seu cotidiano. No Brasil, isso vem causando prejuízos às crianças, aos adolescentes, aos jovens e ao corpo-técnico-pedagógico, muitas vezes impedindo aquela instituição de exercer sua principal função social que é garantir a construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. Em face dessa realidade, foi feito um estudo investigativo na Escola Municipal Governador Leonel Brizola, de Ensino Fundamental, no município de São Luís, no estado brasileiro do Maranhão, com o objetivo de estudar o fenômeno da violência e a forma como este é percebido pela comunidade dessa instituição. Foram aplicados questionários semiestruturados, com enfoque nas diversas formas de violência que podem acometer a escola, em estudantes do 5º ano (idade: 10 a 11 anos) (n=15), com seus respectivos pais (n=15), com o corpo docente (n=3), com coordenação pedagógica (n=1) e com a gestão escolar (n=1), compondo a amostra total de 35 participantes. Para análise das respostas foi utilizado o pacote estatístico digital SPSS. Análise dos dados e os resultados coletados sugerem que os participantes tendem a reconhecer com maior frequência as agressões verbais com definidoras do que caracterizaria um ato violento, sendo também essas agressões as de maior incidência na escola estudada. Além disso, são mais frequentes atos violentos praticados entre alunos. As respostas aos questionários sugerem também existe uma sensação difusa de insegurança, sentida pelos participantes, que acomete o interior da escola. Dada a complexidade do tema e os limites do presente trabalho, sugerem-se mais pesquisas que enfoquem a violência em escolas públicas, utilizando-se da mesma faixa de idade aqui utilizada, para reforçar os achados aqui trazidos e para ajudar amenizar a problemática, preparando melhor as novas gerações para um melhor convívio em sociedade.
- Aplicações clínicas do enceramento de diagnóstico na reabilitação oral do setor ântero-superiorPublication . Correia, Evanilda Zurema Monteiro; Carvalho, AlexandrineO planeamento de uma reabilitação oral em medicina dentária é crucial quando se pretende obter um resultado final satisfatório. Com o passar do tempo, existe um maior interesse e consequentemente uma maior procura pela estética dentária e, com isso, a comunicação passa a ser essencial para que se percebam as necessidades e as expectativas dos pacientes. É necessário recorrer a técnicas que auxiliem na comunicação entre o médico dentista e o paciente e que o tratamento realizado tenha a maior previsibilidade e naturalmente, que seja o mais conservador possível para a estrutura dentária. Para isso, é indispensável trabalhar em equipa e ter o auxílio de ferramentas de diagnóstico. Tanto o wax-up como o mock-up são igualmente fundamentais por simplificarem a comunicação com o paciente, permitindo a este visualizar o resultado pretendido, tal como a realização de provisórios, guias de desgastes para preparações dentárias, chaves de silicone para restaurações diretas, entre muitos outros. Deste modo, o enceramento de diagnóstico veio simplificar o trabalho do médico dentista no domínio da comunicação e no parecer das expectativas dos pacientes. Para estudar este tema, foi feita uma revisão bibliográfica, com recurso a bases de dados informáticas como a Pub-med, B-on e Scielo. Conclui-se que o planeamento de um caso clínico é essencial, pois com ele consegue-se adquirir o resultado final desejado tanto ao nível estético como funcional. O principal objectivo desta dissertação é mostrar a relevância do enceramento de diagnóstico no plano de tratamento.
- Eficiência dos localizadores apicais eletrônicos na determinação do comprimento de trabalhoPublication . Gomes, Elisangela Carolina Barros TononO objetivo deste estudo foi de realizar uma revisão da literatura sobre a eficiência dos localizadores apicais eletrônicos na determinação do comprimento de trabalho. Devido ao grande número de modelos de localizadores apicais eletrônicos, sua aplicabilidade clínica e amplo uso por parte dos profissionais, justifica-se o estudo da eficiência dos localizadores apicais eletrônicos na determinação do comprimento de trabalho. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados da Bireme, PubMed, LILACS e SciELO, entre os anos de 2008 à 2018 com as palavras chaves Localizadores Apicais Eletrônicos, Endodontia, Constrição Apical, Comprimento de Trabalho e Odontometria, nas línguas português e inglês. Com base nesses estudos podemos afirmar que os localizadores apicais eletrônicos são eficientes na determinação do comprimento de trabalho.