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- Inteligência emocional e consumo de substâncias em estudantes universitáriosPublication . Rangel, Joana Martins; Nunes, Laura M.; Caridade, SóniaOs consumos de substâncias ilícitas entre adolescentes e jovens adultos tem vindo a aumentar significativamente. Além disso, é sabido que as competências emocionais estão relacionadas com os consumos, na medida em que quanto maiores os níveis de inteligência emocional (IE), mais mecanismos possuem os jovens para reduzir a sua vulnerabilidade aos consumos de risco. Face a estas evidências, com a presente investigação pretende-se caracterizar os níveis de IE em estudantes universitários que sejam consumidores de substâncias lícitas e/ou ilícitas. Para tal foram administrados o Questionário de Competência Emocional (QCE) e o Questionário Vitimação do Toxicodependente a uma amostra de 239 estudantes universitários, sendo a maioria do sexo feminino (72.8%), com uma média de 22 anos de idade (DP = 3.009). Em termos de resultados foram encontrados valores elevados na escala total do QCE (M = 196.81; DP = 21.09) e nas subescalas capacidade para lidar com a emoção (CL – M = 70.82; DP = 7.241), expressão emocional (EE – M = 60.05; DP = 9.486) e perceção emocional (PE – M = 65.94; DP = 8.006), não se verificando diferenças estatisticamente significativas entre sexos. Os participantes admitiram consumir mais regulamente o álcool (72%), o tabaco (21.3%) e a canábis (20.5%). Verificou-se a existência de policonsumos, sendo a frequência dos consumos maioritariamente semanal (61.9%) e esporádica (14.2%). Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os valores do QCE e a idade de início dos consumos, frequência dos consumos e tipo de substância consumida, à exceção do álcool e do ecstasy. Uma vez que boas competências emocionais promovem comportamentos mais saudáveis e adaptativos, acredita-se que o treino da IE possa ser uma boa estratégia para prevenção dos consumos problemáticos e de risco.