Browsing by Issue Date, starting with "2017-12-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Farmacologia dos antibióticos aminoglicosídeosPublication . Ribeiro, Alexandra Manuela Ferreira; Sousa, João CarlosOs aminoglicosídeos pertencem a uma das classes de antibióticos mais antigos. A primeira molécula a ser obtida foi a estreptomicina, em 1944, por Waksman, e, nos anos que se seguiram, outras moléculas similares, produzidas quer por microrganismos quer por processos semissintéticos, foram surgindo. Atualmente, na prática clínica, destacamse cinco antibióticos pertencentes a esta classe, designadamente a estreptomicina, a gentamicina, a netilmicina, a tobramicina e a amicacina. Os aminoglicosídeos são antibióticos constituídos por dois ou mais açúcares aminados unidos a um anel aminociclitol através de ligações glicosídicas, apresentando um grande número de radicais NH2 e OH, caracterizando-se, por isso, pela sua natureza policatiónica. Exibem um extenso espectro de ação, apresentando grande atividade sobre bactérias aeróbias de Gram negativo, sendo moderadamente ativos contra bactérias aeróbias de Gram positivo, não apresentando, no entanto, atividade sobre bactérias anaeróbias estritas. Os antibióticos aminoglicosídeos ligam-se ao ribossoma bacteriano, inibindo irreversivelmente a síntese proteica, e, a par do seu amplo espectro de ação antibacteriana, têm como vantagens terapêuticas a sua atividade bactericida, o seu efeito pós-antibiótico, uma farmacocinética relativamente previsível e o sinergismo com outros antibióticos, nomeadamente β-lactâmicos. Todavia, os aminoglicosídeos caracterizam-se pelo seu potencial de toxicidade. A nefrotoxicidade é dose dependente e é geralmente reversível, enquanto a ototoxicidade se destaca pela capacidade de causar danos ao nível vestibular e/ou coclear irreversíveis. O estudo e a compreensão dos diversos parâmetros farmacocinéticos podem, todavia, ampliar a probabilidade de sucesso terapêutico, bem como reduzir a ocorrência de efeitos tóxicos associados a esta classe de antibióticos.
- Informed consent in dentistry in the UK: and some common factors affecting itPublication . Danishmal, Farhad; Teixeira, SusanaObtaining informed consent is a legal requirement in practice of dentistry which begins at the first visit of any patient, when treatment is being considered, and continues until the end of care. However, there are some practitioner, patient and guideline related factors that affect obtaining a proper consent. This study aims to review the available literature regarding the informed consent in dentistry in the UK and focuses on the common factors mentioned above.
- Restaurações estéticas em cerâmicaPublication . Pacheco, Vanessa Cristina Domingues; Gavinha, SandraA conceção de estética dentária na busca de um sorriso harmonioso leva a que se procure cada vez mais a utilização de materiais restauradores, com propriedades clinicas e óticas semelhantes, tanto quanto possível, às propriedades do dente natural. Para uma correta aplicação, o clinico deve saber quais os materiais que dispõem e as suas características, para que possa tomar o melhor partido destes, proporcionando o melhor tratamento possível ao paciente. Este trabalho consiste numa revisão narrativa sistematizada mas em que se opta por considerar alguns critérios de inclusão e exclusão na escolha de artigos e tem como objetivo: Avaliar entre os materiais cerâmicos usados para restaurações estéticas, e entre as suas diferentes aplicações e propriedades, quais os mais indicados para as variadas situações clínicas que possam surgir.