Browsing by Issue Date, starting with "2017-11-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Investigating the barriers and solutions to geriatric oral health treatmentPublication . Saramago, Sean Michael; Neves, HelenaA saúde oral é uma parte fundamental do bem-estar e da saúde em geral, mas muitas vezes é negligenciada particularmente nos idosos. Várias barreiras impedem os idosos de cuidar da sua saúde oral, estas podem ser atribuídas ao dentista ou ao paciente. As soluções para essas barreiras também são importantes para melhorar o quociente de saúde oral nos idosos. A literatura atual não clarifica as barreiras acima mencionadas e suas possíveis soluções. Foi realizada uma pesquisa da literatura disponível relativa a barreiras e soluções para o tratamento geriátrico da saúde oral e foi compilada uma revisão da literatura das barreiras atribuídas ao paciente, barreiras atribuídas ao dentista e soluções para essas barreiras. Muitas barreiras comuns foram destacadas e algumas soluções foram sugeridas na esperança de que uma melhor compreensão possibilite o aumento dos níveis de saúde oral nos idosos.
- Prevalência do edentulismo parcial e determinantes da saúde em utentes que recorrem à clínica de medicina dentária da FCS-UFP ano letivo 2010-2011Publication . Grillet Marchan, Alicia Josefina; Bulhosa, José Frias; Manso, M. ConceiçãoO edentulismo parcial caracteriza-se pela ausência de um ou mais dentes, é encarado não como uma doença, mas como um agravamento da saúde oral. Os estudos epidemiológicos mostram que o edentulismo parcial é a forma mais frequente de perda dentária e se encontra presente em 80% da população. Este estudo teve como objetivo determinar a prevalência das perdas dentárias parciais e a sua relação com as variáveis, género, idade, higiene oral diária, estudar a relação entre perda dentária e hábitos de higiene oral, e ainda fatores de risco como o tabagismo e doença sistémica (diabetes), nos utentes observados na Clínica Pedagógica de Medicina Dentária da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, ano letivo 2010-2011. Foi realizado um estudo observacional, descritivo e transversal, utilizando processos clínicos e radiográficos de 881 utentes com 15 a 60 anos de idade, e que nunca foram utilizados em outros estudos desta temática, com o devido consentimento informado. A prevalência do edentulismo parcial no total da amostra foi de 81,6%, sendo superior no género feminino, localizado em 60,3% no terço posterior esquerdo da mandíbula. Em relação às faixas etárias, a prevalência do edentulismo foi equitativa. Verificou-se que a frequência de higiene oral diária está relacionada com o género (p <0,001), sendo os homens os que mais referem não escovar ou escovar até uma vez por dia, e as mulheres associadas a escovarem 2 ou 3 vezes por dia. A percentagem de homens que não usa fio dentário (82,6%) é significativamente superior à de mulheres que não o usa (68,9%), pelo que também se verifica que este hábito de higiene oral está associado ao género (p <0,001). A frequência de higiene oral diária e de utilização de fio dentário não está relacionada com a faixa etária (p> 0,05 para ambas as comparações). Os resultados mostram uma alta prevalência do edentulismo parcial, tanto em jovens como em adultos. Apesar do esforço do governo fazer programas de promoção de saúde oral, ainda existe um grande número de indivíduos com doenças orais que traem como consequência edentulismo parcial e precisam ser tratados.
- Human smuggling, migração e Europa: a perspetiva dos profissionais da área da migração sobre os processos de human smuggling na atual crise migratória europeiaPublication . Rodrigues, Luis Fernando Casado; Ribeiro, Manuela NizaO fenómeno Human Smuggling é um tipo de criminalidade transnacional atual, particularmente, no contexto da União Europeia. O estudo científico desta temática é cada vez mais frequente e, conjuntamente com os trabalhos de organizações internacionais, a presente problemática faz parte da lista de preocupações dos atuais debates políticos internacionais. Com base num enquadramento teórico que explora por um lado, os factos históricos que moldaram a forma como as políticas internacionais de asilo atuam, e por outro lado, que descreve o fenómeno em estudo e a sua difícil conceptualização, a presente investigação científica pretende explorar e descrever de que forma o fenómeno de Human Smuggling influência os fluxos migratórios europeus atuais e se os migrantes que utilizam os serviços destas redes devem (ou não) ser responsabilizados criminalmente. Para além disso, pretende–se dar voz aos profissionais da área da migração que trabalham diretamente ou indiretamente com o fenómeno, algo que não é muito comum nos trabalhos científicos internacionais sobre esta temática. De forma a responder as presentes questões de investigação, optou–se pela utilização de uma metodologia qualitativa, alicerçada pela técnica da entrevista, utilizando um guião de entrevista concebido para o efeito. Os resultados obtidos mostram que a relação entre as redes de Human Smuggling e o volume das deslocações migratórias em massa no contexto atual é inquestionável. Os resultados mostram também que os migrantes que chegam à Europa, através destes serviços ilícitos, não devem ser alvos de qualquer penalização legal. Por fim, foi possível enumerar um conjunto de medidas alternativas que contribuem para um combate mais eficaz a esta problemática e que fornecem opções legais de migração, reduzindo a necessidade de um migrante em recorrer aos serviços de Human Smuggling.
- Sono e cancro da mamaPublication . Marques, Lisandra Marlene da Costa; Silva, RaquelObjetivos: O objetivo deste projeto foi analisar as bases fisiológicas do sono e do cancro e verificar a associação entre os distúrbios de sono e a incidência de cancro, especificamente o cancro da mama. Métodos: A metodologia, de cariz teórico, teve por base as publicações científicas pesquisadas na Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Espanhola, a partir de 2005 até ao término da redação da tese. A pesquisa via on-line foi realizada através de bases científicas na área do sono e do cancro. Foram selecionadas as publicações consideradas importantes para o tema, através da pesquisa por palavras-chaves diretamente relacionadas com o sono e o cancro. Descrição: Os distúrbios do sono, isto é, o défice de sono, quer em duração, quer em qualidade, podem estar associados a riscos aumentados de diversas patologias, nomeadamente a obesidade, a diabetes, alguns cancros, entre outros. A causa parece estar relacionada a alterações no sistema neuro-endócrino com resultados negativos para o sistema imunológico e o metabolismo. Até à data, o número de estudos publicados sobre a duração do sono e o risco de cancro produziram resultados interessantes, porém inconsistentes, relatando riscos elevados associados com durações de sono em períodos curtos e longos, bem como sem qualquer associação para uma variedade de cancros. Essas inconsistências podem ser parcialmente reflexo de diferentes caminhos mecanicistas que operam para diferentes sítios de cancro. A incidência de cancro da mama aumentou nas últimas décadas por razões que são parcialmente compreendidas. As perturbações do sono são dos sintomas mais frequentes entre pacientes oncológicos, especialmente em doentes com cancro da mama.
