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- A Importância do reconto de histórias no desenvolvimento cognitivo de crianças dos 3 anosPublication . Andrade, Joana Fraga; Saavedra, LuísaA Literatura Infantil é uma prática interdisciplinar que está relacionada com outros modos de expressão, como o movimento, a imagem e a música, que vão formando o saber comunicativo da criança desde os primeiros anos. É importante para a formação de qualquer criança ouvir histórias, pois desencadeia o imaginário infantil, estimulando o intelecto e a formulação de hipóteses, desenvolvendo assim o potencial e as habilidades da mesma. A presente investigação, de carácter qualitativo, centrou-se num estudo desenvolvido em duas partes, tendo como referencia a comunicação verbal infantil mediante o discurso narrativo, a descrição /explicação e compreensão dos mecanismos e estratégias comunicativas verbais e não-verbais desfrutadas num momento de interação, investigadora/criança bem como a compreensão textual através do conto e reconto de histórias. Os principais objetivos para este estudo foram: compreender as habilidades de compreensão textual através do reconto oral; comparar a riqueza do discurso narrativo no conto e no reconto e perceber de que forma a Literatura Infantil contribui para o desenvolvimento cognitivo. Assim, os dados foram recolhidos em dois momentos, um no conto e outro no reconto, através de gravação áudio das histórias contadas e selecionadas por cada criança, propondo à mesma a produção de uma história. Podemos concluir que a capacidade narrativa está relacionada com a idade e que a utilização de estratégias de comunicação em situação de mediação/interação, investigadora/criança na tarefa de conto narrativo e a utilização do “tapete de histórias” no reconto, desenvolve a competência de discurso oral, ajuda na memória para resposta a questões, aumentando o desenvolvimento cognitivo da criança.
- Bifosfonatos: aspetos de segurançaPublication . Mendes, Juliana Moreira; Moutinho, CarlaOs bifosfonatos são fármacos amplamente utilizados no tratamento de doenças relacionadas à perda de mineral ósseo devido ao aumento da reabsorção óssea. Os bifosfonatos orais são utilizados particularmente na osteoporose pós-menopáusica, enquanto que por via intravenosa utilizam-se especialmente como coadjuvantes em alguns tipos de cancro. As reações adversas mais comuns dos bifosfonatos podem ser controladas, ou mesmo evitadas, e o risco de episódios mais raros pode ser minimizado com uma adequada seleção dos doentes e/ou dos fármacos. Este trabalho tem como objetivo atingir um conhecimento mais aprofundado sobre um tema de elevada complexidade, evidenciando as propriedades farmacológicas dos bifosfonatos e respetivo mecanismo de ação, assim como os efeitos secundários, toxicidade, contraindicações e interações tendo em conta os relatos e ensaios clínicos disponíveis até ao momento.
- Contributo da participação da família e na melhoria educativa de uma escola secundáriaPublication . Neves, Verónica Susana Martins Alves e; Saavedra, LuísaCom o objetivo de perceber qual o contributo da participação da família na autoavaliação e na melhoria educativa de uma escola secundária da Região Autónoma da Madeira pretende-se neste estudo, fazer uma abordagem da interação entre a família/encarregados de educação e a escola e o contributo da primeira no processo de autoavaliação da segunda. A Escola tem solicitado a presença dos encarregados de educação nos seus órgãos e criado alguns mecanismos que possibilite a sua participação. Nesta política de gestão escolar participada, existe outro estímulo que dá relevância a este estudo, na perspetiva das interações entre as famílias e a escola: a necessidade de prestação de contas, imposta com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior que se aplica aos estabelecimentos de educação pré-escolar e de ensino básico e secundário da rede pública, privada, cooperativa e solidária e da Portaria n.º 245/2014 de 23 de dezembro, que aprova o regime jurídico da Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional da Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um estudo de caso no qual, partindo da literatura especializada, a informação foi recolhida através da realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretende-se mostrar as funções da escola e da família, no que respeita a atribuição de responsabilidades e saber qual a participação dos encarregados de educação na organização escolar, tendo em conta o modelo de organização escolar participada. Pretende-se também conhecer o impacto da participação das famílias na concretização do processo de autoavaliação da escola e o seu contributo, num sistema de representações favoráveis à resolução partilhada de problemas nos domínios da educação no ensino secundário.
- Sustentabilidade e inovação: o exemplo do Instituto InhotimPublication . Oliveira, Josélio Ferreira de; Fonseca, Ana; Jesus, Teresa Maria Gonçalves Moreira deA presente dissertação de mestrado sobre a sustentabilidade e a inovação – o exemplo de Inhotim - pretende ser um contributo de mais valia na construção da cultura e inovação sustentável do meio ambiente. Para tal efeito utilizou-se um estudo de literatura conjugado com a análise do exemplo do Instituto Inhotim. Esta instituição desempenha um papel fulcral na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, ao mobilizar centenas de pessoas por meio das suas atividades informativas e formativas de cunho educativo voltado à inovação e sustentabilidade ambiental, desta forma criando um novo conceito cultural de preservação, inovação e sustentabilidade. A vertente histórica desta instituição é exemplo ímpar, desenvolvendo pesquisas, projetos, atividades, oficinas na área ambiental voltadas à comunidade para despertar conscientização à sustentabilidade nesta e na geração vindoura. Neste sentido, este trabalho amalgamado entre conceitos e realidade de inovação sustentável, utiliza o exemplo do Instituto Inhotim para demonstrar a viabilidade de um modelo de alerta à sociedade civil com dimensões imensuráveis e grandiosas no tocante à sustentabilidade e à inovação.
- A importância do Latim nos programas escolares do Ensino BásicoPublication . Catrola, Maria Margarida Bernardino; Saavedra, LuísaEste projeto tem como principal objetivo dar a conhecer o latim como língua moderna que é e passível de se poder relacionar com as diferentes disciplinas dos atuais curricula do ensino básico do sistema educativo português. Assim, este trabalho tenta mostrar a verdadeira importância do latim, nomeadamente ao nível do conhecimento e do raciocínio; de forma a seduzir os jovens por meio de um método de ensino/aprendizagem que os leve ao estudo da própria língua, quer como língua de conhecimento, quer como língua de comunicação, para além da sua vertente humanista e a sua influência nas correntes de pensamento no mundo ocidental, o que se traduz em verdadeiras virtudes de um cidadão responsável. Com o objetivo de experimentar uma estratégia como esta, que se quer inovadora, foi desenvolvido este trabalho que não pretende ser mais do que um documento de trabalho com a finalidade de poder vir a transformar-se em componente letiva de oferta de escola, de acordo com as orientações do Projeto Educativo da Escola em que for implementada, para além de se coadunar com as normas vigentes do que é o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, uma vez que ao despertar para o conhecimento do latim, em particular, vai ajudar a adquirir competências em outras áreas do saber, ou seja, possibilita estratégias de melhoria das aprendizagens e do sucesso escolar.
- A importância das atividades laboratoriais das ciências físico-químicas no desenvolvimento dos alunos com dificuldades de aprendizagem: estudo de casoPublication . Sousa, Clara Maria Oliveira de; Coelho, FátimaO interesse desta investigação, emergiu pelo facto de serem escassos, em Portugal, estudos das ciências e a sua prática experimental, nomeadamente das Ciências Físico-Químicas (CFQ), direcionados a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, a alunos com Dificuldades de Aprendizagem (DA) que comumente são expostos no ambiente escolar. O presente estudo tem, como objetivos indagar se as Atividades Laboratoriais (AL) desenvolvidas nas aulas de CFQ serão promotoras da aprendizagem, da participação e da inclusão, bem como, se as AL em grupo, serão uma estratégia promotora da inclusão destes alunos com DA. A metodologia adotada, de cariz qualitativo, baseada num estudo de caso, utilizou a grelha de observação (aprendizagem e inclusão nas AL em grupo) e o teste sociométrico (inclusão e participação nas AL), como instrumentos de investigação. Participaram neste estudo, quatro alunos com DA de uma turma do 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de uma escola situada na cidade de Viana do Castelo. Constatou-se, perante os resultados, que as AL foram promotoras da aprendizagem dos alunos com DA, no sentido em que todas as classificações aumentaram para níveis positivos ou acima destes. A mesma ilação foi corroborada pela investigadora, na correção das fichas formativas dos alunos de cada AL executada. Relativamente à inclusão, com a implementação das AL no contexto sala de aula das CFQ, quer individualmente, quer em grupo, denotou-se progressão, contudo, de uma forma bastante despretensiosa. Os resultados podem ter como base de explicação, a prática pouco frequente das AL, nestes dois contextos, apesar dos esforços procedentes do MEC que constam nas Orientações Curriculares (OC) e nas Metas Curriculares (MC) no sentido da sua elevada importância. A implementação das AL foram também promotoras e facilitadoras da participação dos alunos com DA. Esta foi considerada ativa, devendo-se em parte, ao papel primordial que a professora titular de turma manifestou neste sentido.
- Fatores associados ao (in)sucesso escolar na disciplina de inglês do 3º ciclo numa escola do FunchalPublication . Mendes, Alzira Moreira; Coelho, FátimaNos últimos anos, tem-se assistido, numa escola do Funchal, a um aumento preocupante do insucesso escolar na disciplina de Inglês. Cada vez mais se constata a existência de alunos desmotivados e que apresentam baixos rendimentos escolares. A procura de razões para o insucesso escolar tem sido, desde há muitos anos, uma preocupação partilhada não só por professores, mas também por pais e por investigadores. Os estudos realizados sobre esta temática atribuem a responsabilidade pelo (in)sucesso escolar a uma pluralidade de fatores, intrínsecos e extrínsecos aos alunos, o que leva a compreender que não há uma forma única de encarar este fenómeno. Com este projeto de intervenção, pretende-se compreender os fatores que conduzem ao (in)sucesso na disciplina de Inglês numa escola do Funchal, tendo como linha de partida o ponto de vista dos alunos e dos docentes que lecionam esta disciplina, e encontrar estratégias que conduzam a uma melhoria do sucesso naquela disciplina. Para atingir os objetivos pretendidos, foram levados a cabo focus groups com alunos e professores daquela escola, tendo no total, participado 14 alunos e 3 professoras que lecionam a disciplina de Inglês. Chegou-se à conclusão que o sucesso escolar depende de uma multiplicidade de fatores, que vão desde o comportamento, empenho e estudo por parte dos alunos, às estratégias utilizadas pelos professores na lecionação da disciplina. Foi salientado, também, o papel importante dos encarregados de educação, nomeadamente no que se refere à sua participação na vida escolar dos seus educandos.