Percorrer por data de Publicação, começado por "2017-09-29"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Suporte básico de vida em Medicina DentáriaPublication . Bakhtiyarova, Dono; Palmeira, CarlosAs emergências no consultório dentário são ocorrências raras, mas podem ser suficientemente graves e colocar em risco a vida do paciente. O médico dentista deve estar capacitado para reconhecer alterações no paciente que podem ser desde uma síncope até uma paragem cardiorrespiratória onde será necessário utilizar o Suporte Básico de Vida (SBV) para salvar a vida ou limitar danos ao paciente. Apesar da formação recebida, muitos profissionais não se sentem preparados para realizar o SBV. O objetivo desta revisão bibliográfica foi abordar os aspectos mais importantes e atuais do SBV com ênfase na importância da formação atualizada e contínua do médico dentista e sua equipa para que promovam uma correta e segura utilização do SBV ao surgir uma emergência clínica. A conclusão principal é que o SBV conduzido por uma equipa treinada evita complicações e aumenta a sobrevivência dos pacientes nas emergências.
- Mecanismos de deteção de intrusão – OSSEC HIDS: análise e implementação numa organizaçãoPublication . Nascimento, Sheilla Raquel Leite; Gouveia, Feliz RibeiroNesta dissertação, realizou-se um estudo comparativo analítico, com o objetivo de testar a inclusão do Open Source Security (OSSEC), um Host Intrusion Detection System (HIDS), na infraestrutura de segurança de uma organização de grande porte. Inseriu-se a infraestrutura de Segurança Digital já implementada uma nova ferramenta para auxiliar o monitoramento, testar a utilização em conjunto com ferramentas de rede, cito: Firewall, Intrusion Prevention System (IPS) e Web Application Firewall (Waf). Para a execução do estudo, propõe-se a utilização de um mecanismo de deteção de intrusão em servidor como complemento à política de segurança da instituição. Foram definidos os principais elementos componentes da infraestrutura. Os alertas gerados foram analisados e comparados aos alertas produzidos por mecanismos de prevenção de intrusão como de um Intrusion Prevention System (IPS), identificando falhas. Com estes resultados analisados, se demonstra que a complementação da infraestrutura de rede com a inclusão da ferramenta para monitoramento, trouxe resultados favoráveis e comprovou sua eficácia. O estudo de caso foi realizado em um ambiente real, numa organização de grande porte no Brasil. Por questões de confidencialidade, o nome e quaisquer outros dados que possam identificar a instituição foram preservados, a fim de garantir o anonimato e a segurança da instituição que possibilitou o estudo.
- Alterações orais em crianças prematuras vs crianças de termo: revisão bibliográficaPublication . Pinto, Ana Inês de Magalhães Meireles; Silva, CristinaEm Portugal, tem ocorrido um aumento percentual de nascimentos e sobrevivência de crianças prematuras e de baixo peso representando, segundo o último estudo realizado pelo Instituto Nacional de Estatística, 8,0 e 8,9%, respetivamente, do número total de nascimentos. Este crescimento salientou a importância do entendimento da influência da prematuridade na saúde oral. Esta dissertação tem, como objetivo primordial, expor uma revisão da literatura sobre as alterações orais que crianças prematuras e de baixo peso ao nascer e apresentar a importância do seu conhecimento para uma melhor prática de Medicina Dentária. No presente trabalho são descritas alterações como anomalias de esmalte, doença cárie, malformações dentárias e de palato e atraso no crescimento e desenvolvimento dentário. A revisão bibliográfica foi realizada através do uso de motores de busca com reconhecimento científico nomeadamente PubMed, Scielo, B-on e Google Académico. Como principais conclusões destacam-se a importância do conhecimento das diferentes patologias orais que a prematuridade acarreta bem como a sua relevância para o melhor acompanhamento no consultório de Medicina Dentária.
