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- Robert Koch (1843-1910): percursos científicos de um bacteriologistaPublication . Pires, Joana da Cunha Vaz; Freitas, Judite A. Gonçalves dereferentes á vida tanto pessoal como académica do brilhante e inigualável cientista, Robert Koch. Uma vez que era considerado o pai da Bacteriologia também se faz menção á história desta grande ciência. Procede-se inicialmente a uma descrição da sua vida enquanto criança, seguindo-se a sua vida académica e profissional enquanto médico e cientista autónomo. Faz-se menção a todas as suas conquistas académicas bem como todos os grandes nomes que encontrou durante esse seu percurso. Contextualiza-se também, em vários pontos, a sua obra com a de outros cientistas do seu tempo, referindo as principais descobertas pelas quais foi responsável. Explica-se como conseguiu deitar por terra a teoria da geração espontânea através da criação de uma série de postulados que ficaram conhecidos por Postulados de Koch. Por fim são abordadas as principais doenças infeciosas descobertas por Koch (carbúnculo, cólera e tuberculose) fazendo-se inicialmente uma integração histórica da doença seguindo-se das suas manifestações clínicas, transmissão e formas de tratamento.
- Métodos de remoção de compósito de colagem de bracketsPublication . Coelho, Sandie Fabienne Veiga; Reis, NelsoTanto por razões estéticas como funcionais, o tratamento ortodôntico é cada vez mais popular na sociedade moderna. A remoção do remanescente de compósito após o tratamento ortodôntico consiste numa técnica que permite, tanto quanto possível, a restituição da superfície do esmalte ao seu estado original sem induzir qualquer dano iatrogénico. Foram vários os autores e investigadores que se dedicaram à pesquisa de diferentes métodos de remoção de compósito remanescente, de modo a determinar procedimentos eficientes de aplicação clínica. Nesse sentido, este trabalho teve como objectivo a realização de uma revisão bibliográfica da literatura, abordando diferentes métodos de remoção de compósito de colagem de brackets, com base em evidências científicas, desde uma breve introdução ao tema até aos possíveis efeitos prejudiciais no esmalte dentário. Para o efeito, utilizou-se como bases de dados “MEDLINE/Pubmed”, “SciELO”, “Science Direct” e “b-On”, com as seguintes palavras-chave: “brackets and removal techniques”, “brackets and composite remnants”, “orthodontic adhesive removal”, “orthodontic debonding”.
- Ortodontia: uma mais-valia em algumas síndromes e anomalias dentáriasPublication . Casto, Carmelo Andrea; Cardoso, Inês LopesOs dentes são um componente extremamente importante na cavidade oral. Ter órgãos dentários belos e saudáveis é sinónimo de uma boa higiene oral e a garantia de um sorriso invejável e sem complexos. A genética por vezes falha, podendo surgir anomalias dentárias e síndromes que afetam estes órgãos. Foi por esta razão que este trabalho despertou grande interesse, tendo como objetivo discutir algumas destas alterações, o que “correu mal” na formação, quais as características dessas alterações e como resolver o problema ortodonticamente. Sabe-se que a hipodontia, hiperdontia, microdontia e síndrome de Williams são algumas das condições evidenciando alterações dentárias passíveis de serem mais observadas em consultório. Apesar de a hipodontia (sindrómica ou não) ser uma condição de redução do número de dentes e a microdontia (não sindrómica ou sindrómica) ser caracterizada por uma redução do tamanho do dente, ambas necessitam de um processo ortodôntico para o encerramento dos diastemas. Em alguns casos da microdontia é indispensável recorrer à dentisteria ou à reabilitação, já na hiperdontia (sindrómica ou não sindrómica) há uma necessidade de se proceder primeiramente às extrações e posteriormente iniciar um tratamento ortodôntico que visa o correto reposicionamento dentário.
- Sistemas de instrumentação reciprocante: Reciproc® e Reciproc Blue®Publication . Camilo, Ana Filipa Machado; Martins, Luís FrançaA endodontia tem um papel cada vez mais preponderante na realização dos mais diversos casos do dia-a-dia de um clínico geral. A fase de instrumentação dos canais radiculares apresenta-se um dos pontos chaves para o sucesso da Endodontia, onde o preparo químico mecânico tem como funções a limpeza, a desinfeção e modelagem do canal radicular, para que este possa receber o material obturador. Este trabalho pretende descrever, através de uma revisão bibliográfica, dois tipos de sistemas de limas únicas e reciprocantes: Reciproc® e ReciprocBlue®, identificando as suas principais características e respetiva relevância como ferramenta terapêutica na prática clínica. A nível metodológico, optou-se por fazer uma revisão literária, baseada numa pesquisa de artigos em bases de dados on-line e recorrendo, também, à consulta de livros em formato digital.
- Estilos de liderança: aplicação a 360º do modelo de Bass e Avolio a uma empresa do setor industrialPublication . Couto, Pedro Miguel Almeida; Salazar, AnaO tema deste trabalho é a liderança e a perceção que existe da mesma, seja do ponto de vista de quem a exerce, os líderes, seja sobre quem é exercida, os subordinados. A liderança é um tema em constante metamorfose desde que começou a ser notado pelos investigadores. Com a nova e excitante revolução industrial que estamos a presenciar, torna-se interessante efetuar estudos relacionados com a liderança de forma a podermos aproveitar o que poderá ser o último século em que, efetivamente, vamos exercer uma força de trabalho em grande escala. Por isso, compreender numa base mais científica aquilo que poderá ser o epíteto do relacionamento entre líderes e subordinados torna-se um tema interessante. Os objetivos desta dissertação são aferir os Estilos de Liderança presentes na empresa, através da auto perceção dos líderes e a perceção dos subordinados, comparar o modelo de Bass e Avolio com o dos resultados deste estudo e apurar qual a influência dos Estilos de Liderança ao nível da Satisfação, Eficácia e Esforço Extra na perceção dos subordinados. Para isso, será aplicado um modelo de Estilos de Liderança - Multifactorial Leadership Questionnaire® (MLQ) da autoria de Bass e Avolio, a uma empresa do setor industrial. As principais conclusões apontam para uma diferenciação no que respeita à perceção de liderança entre líderes e subordinados, desigualdade entre os itens que compõem as categorias dos Estilos de Liderança do modelo e os resultados encontrados na empresa em estudo e que o estilo de Liderança Transformacional é o que produz maiores impactos na Satisfação, Eficácia e Esforço Extra.
- Fatores que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores nas compras realizadas onlinePublication . Sousa, Pollyana Costa Cafiero de; Salazar, AnaA presente dissertação tem como tema a satisfação e a fidelização dos consumidores relativamente às compras online. O ambiente empresarial sofreu várias mudanças tecnológicas com o surgimento da internet, dentre elas mudanças no comportamento de compra do consumidor. De acordo com Costa e Ruiz (2011) o comércio eletrônico não veio para acabar com o tradicional e sim, para complementá-lo. Sendo assim, percebese que cada vez mais os mercados tornaram-se competitivos levando à inovação nas estratégias de venda das empresas. Desta forma, foi delineado como objetivo geral aferir quais os fatores que influenciam a satisfação e fidelização dos consumidores nas compras online. Foram ainda definidos os seguintes objetivos específicos: aferir o grau de satisfação dos consumidores online, aferir o grau de fidelização dos consumidores online, verificar a influência da satisfação na fidelização dos consumidores e analisar se existem diferenças nos graus de satisfação e de fidelização dos consumidores relativamente às características sociodemográficas. No que diz respeito à metodologia, optou-se por um design descritivo, sendo a recolha de dados realizada através da aplicação de um questionário online, a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo-se conseguido 119 questionários válidos. Os principais resultados apontam para a conclusão de que os fatores como a qualidade da informação, o design do site, a qualidade do serviço, a resolução de um problema e a confiança afetam de forma direta e significativa a satisfação dos clientes online. Por outro lado, fatores como a satisfação, a qualidade da informação, o design do site, a qualidade do serviço, a resolução de um problema, a confiança e o sistema de pagamento influenciam de forma direta e significativa a fidelização dos clientes que compram no comércio eletrônico. Em relação aos fatores preço e segurança/privacidade não foram encontrados influências significativas nas variáveis satisfação e fidelização. Em relação às características sociodemográficas, foram encontradas diferenças entre a satisfação com a idade, nível de escolaridade e rendimento mensal, sendo que na fidelização não foram encontradas diferenças sociodemográficas.
