Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As complicações pós-traumáticas na dentição permanentePublication . Seigneurgens, Clémentine; Matos, Miguel AlbuquerqueUm dos motivos da consulta que o Médico-Dentista tem de enfrentar é a gestão do traumatismo dentário. Além de gerir as terapias complexas, é necessário prevenir as consequências diretas e indiretas do traumatismo. Para um correto diagnóstico, é importante conhecer os diferentes tipos de traumatismos. Existem traumatismos que afetam os tecidos duros e/ou a polpa e os tecidos de suporte. Os resultados os favoráveis de um traumatismo dentário são a reparação da polpa e dos tecidos de suporte. No entanto, os traumatismos dentários são associados a complicações de diferentes tipos e grau severidade. As complicações pulpares mais comuns são: obliteração canalar, necrose pulpar, reabsorções radiculares. As complicações periodontais mais comuns são: reabsorções da superfície radicular, reabsorções inflamatórias e reabsorções por substituição (anquilose). Como conclusão pode-se dizer que as complicações pós-traumáticas dependem do tipo de traumatismo, do tempo até o tratamento e da qualidade do tratamento.
- Elementos que contribuem para a harmonia do sorrisoPublication . Valenza, Philippe; Martins, Tiago BessaA estética é uma ciência regida por normas específicas, o médico dentista tem a obrigação de conhecer essas regras antes de começar qualquer análise ou tratamento. Será retratado neste trabalho, os diferentes critérios estéticos a analisar em pacientes de forma a conferir aos mesmos um sorriso o mais harmonioso possível, normas e regras através das quais é possível ao clínico construir um sorriso adequado a cada paciente. Conceitos introduzidos por David Sarver como a macro, micro e mini estética, ajudam ao clínico a estruturar a sua análise do sorriso. Estes retratam a análise do sorriso de fora para dentro, iniciando a construção de um sorriso pela sua arquitetura esquelética e terminando na translucidez do esmalte dentário. Apesar disto existem naturalmente expetativas individuais de cada paciente que não devem ser ignoradas pelo clínico, devendo apenas ser dado ao paciente a informação necessária para tomar um decisão informada.
- Revisão bibliográfica sobre restaurações estéticas diretas em dentes posterioresPublication . Silva, Sara Daniela Parreira da; Domingues, JoanaAs exigências estéticas por parte da sociedade, assim como questões inerentes à utilização da amálgama, levaram à necessidade da evolução dos materiais restauradores usados em dentística, e à consequente substituição da amálgama pelas resinas, permitindo restaurações cada vez mais estéticas. Posto isto, resolveu-se realizar esta revisão narrativa de forma a compreender o comportamento do material, assim como as vantagens, desvantagens e as suas indicações, tanto dos sistemas adesivos como das resinas compostas nos dentes posteriores. Assim, foi realizada uma pesquisa nas bases bibliográficas PubMed/ NCBI e B-On, tal como em livros, sem limitação cronológica, onde foram utilizadas as seguintes palavras: “Aesthetics restorations”, “Amalgam”, “All-in-One adhesives”, “Class II restorations”, “Ponto de contacto”, “Posterior dental restorations” e “Systems adhesives” Conclui-se que o sistema adesivo Etch-and-Rinse de 2 passos clínicos é o mais indicado, sendo as resinas compostas microhíbridas e nanoestruturadas aplicadas pela técnica incremental oblíqua, as mais utilizadas.