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- Impacto do coaching no desempenho profissional e pessoal: estudo de casosPublication . Mendes, Susana Silva; Pimentão, CristinaO presente trabalho tem como objetivo principal analisar o impacto da metodologia de coaching no desempenho profissional e pessoal. Trata-se de um estudo de casos, ancorado numa abordagem qualitativa exploratória. Participaram dois coachees aos quais se aplicou a metodologia de coaching, tendo-se avaliado oito dimensões antes e após a intervenção (autoconhecimento, motivação para o trabalho, qualidade dos relacionamentos pessoais e de trabalho, desempenho como líder/funcionário, contrato psicológico - implicação organizacional, ambiente de trabalho e comunicação, contribuição da intervenção nos desempenhos relatados e perceção da evolução do desempenho pessoal e dos colegas). Os principais resultados baseados na análise das histórias de vida individuais e nas avaliações relativas às perceções do impacto da intervenção mostraram a eficácia da metodologia no desenvolvimento profissional e pessoal dos intervenientes em todas as áreas das suas vidas e com um impacto visível nos resultados operacionais e de gestão da organização. Investigações futuras devem ser realizadas, no sentido de fortalecer a validade das conclusões a que se chegaram.
- Agressividade e comportamentos de risco na escola inclusiva: fatores determinantes e estratégias de resposta - um estudo de caso em escolas TEIPPublication . Anunciação, Natércia de Sintra; Ventura, TerezaEste estudo pretendeu constituir um contributo na identificação dos comportamentos de risco na escola inclusiva e reconhecimento dos fatores determinantes e estratégias de resposta aplicadas em escolas TEIP. Aplicando o conceito de Escola para Todos, acredita-se que este trabalho foi relevante na procura de caminhos que poderão levar a Escola a praticar um ensino verdadeiramente inclusivo. O trabalho desenvolveu-se segundo uma metodologia mista, com triangulação de resultados das duas vias. Os dados derivam de um questionário dirigido aos professores do 1º Ciclo a lecionar em escolas problemáticas, frequentadas por alunos que manifestam alguns problemas a nível relacional e comportamental, integradas no programa TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). Segundo os resultados apurados confirmou-se que as atitudes dos professores estão ligadas ao comportamento de risco das crianças na escola, mas também o ambiente familiar desestruturado e agressivo, a afetividade do aluno afetada, a falta de competências no professor, a falta de planificação de aulas atrativas, com objetivos construtivos, as deficientes condições dos espaços exteriores, o reduzido número de profissionais, falta de apoio aos alunos com dificuldades, a fraca oferta sociocultural e a falta de relações personalizadas são outros fatores que promovem comportamentos e risco no espaço escolar. Os entrevistados concordam com a implementação do programa TEIP e demonstram que aplicam estratégias com o objectivo de prevenir em vez de remediar, com recurso ao castigo, no entanto, consideram importante receber formação nesta área.
- A perceção da discalculia nos professores de matemática do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Pernas, Susete do Carmo Amaro; Ventura, TerezaO intuito principal do presente estudo é investigar as perceções da discalculia nos professores de Matemática do 2º Ciclo do ensino básico. A escolha do tema “A perceção da discalculia nos professores de Matemática do 2º ciclo do Ensino Básico” deve-se, por um lado, às “tradicionais” dificuldades por parte dos alunos na disciplina de Matemática, por outro, ao facto de existirem escassas investigações sobre a temática da discalculia no 2º ciclo. Sendo a Matemática fundamental no dia a dia e imprescindível para a vida em sociedade, pretendeu-se refletir sobre a perceção dos professores sobre a garantia da sua aprendizagem por todos os alunos e como prevenir ou atenuar as dificuldades manifestadas nesta área. A orientação metodológica adotada no estudo empírico foi fundamentalmente quantitativa, tendo-se aplicado um questionário com a maioria das perguntas de resposta fechada (apenas uma resposta aberta). A amostra do estudo foi constituída por 99 professores, através do processo de amostragem em bola de neve (Snowball online). Constatou-se que os professores inquiridos dão grande importância à aprendizagem da Matemática para a vida futura dos alunos e manifestam forte aceitação dos objetivos programáticos apontados para a Disciplina. Verificou-se que a maioria dos inquiridos já tiveram ou têm alunos com dificuldades de aprendizagem, tendo identificado corretamente a definição de discalculia. Contudo, é grande a variabilidade de estratégias apontadas a adotar com estes alunos. A experiência profissional dos inquiridos (tempo de serviço) não está diretamente correlacionada com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas está diretamente correlacionado quer com o grau de perceção dos professores para a sinalização de alunos com dificuldades de aprendizagem, quer com o grau de comprovação das mesmas. O nível de habilitações dos docentes está diretamente correlacionado com o grau de correção dos significados dados a Dificuldades de Aprendizagem e Discalculia mas são poucos os docentes com formação contínua na problemática da discalculia apesar de manifestarem interesse nesse sentido.
- Síndrome Alcoólica Fetal: um estudo de casoPublication . Teixeira, Neuza Carisa Borges; Ventura, TerezaA presente investigação tem como objetivo ultrapassar a mera descrição psicológica ou fisiológica, e assumir uma postura educacional face à inclusão escolar de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), nomeadamente, portadoras de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no contexto do atual Decreto-Lei 3/2008, de 7 de Janeiro e suas consequentes alterações. Esta investigação propõe, pois, chamar a atenção para a necessidade da nossa sociedade encarar com um outro olhar as crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais e promover uma verdadeira inclusão social da pessoa com diminuição de algumas capacidades, permitindo o acesso a todos os recursos e possibilidades de que a nossa atual sociedade dispõe. Nos últimos anos, principalmente após a publicação deste Decreto-Lei surgem várias alterações, tendo vindo a afirmar-se a importância de medidas educativas temporárias para estes jovens, como é o caso da Resolução da Assembleia da República n.º17/2015, do qual constam algumas recomendações do Conselho Nacional de Educação relativamente ao enquadramento legal da educação especial, onde se procede a algumas alterações importantes, no que se refere ao desenvolvimento de medidas educativas temporárias que permitam responder às necessidades educativas especiais (NEE) de caráter transitório e medidas educativas adicionais flexíveis que permitam a adaptação do currículo às necessidades destes alunos. Neste sentido, foi também publicada a 10 de junho de 2015, a Portaria n.º201-C/2015, onde é declarada a preocupação em preparar a transição destes alunos para a vida pós-escolar: “Neste âmbito, torna -se necessário e será decisivo adaptar o ensino para estes alunos, atualizar o reordenamento de recursos, atualizar a sua formação e ter em conta uma cuidada articulação da escola com organizações da comunidade. A colaboração de outros agentes da comunidade com a escola, nomeadamente autarquias, serviços e empresas, entre outros, é um fator relevante para o sucesso na transição dos alunos com necessidades educativas especiais. Existindo nos dias de hoje uma preocupação generalizada com a qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais, o processo de transição para a vida pós-escolar deve, pois, ter como preocupação fundamental a preparação dos jovens para uma vida com qualidade.” A presente investigação foi sustentada por uma revisão de literatura onde se aborda o conceito de Síndrome Alcoólica Fetal, segundo vários autores e os transtornos que a ela se associam. O Consumo de álcool durante a gravidez é, por vezes, mais frequente do que o desejável, dados os efeitos teratogénicos desta substância ao nível da organogénese, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento cerebral. Embora pareça um problema moderno, a ingestão do álcool durante a gravidez é uma das causas evitáveis, mais atingidas e conhecidas de malformações congénitas, de défice cognitivo e de perturbações neurodesenvolvimentais, nomeadamente dificuldades cognitivo-intelectuais, problemas de aprendizagem e, sobretudo, dificuldades em manter a concentração e ajustar o comportamento. O tema em estudo, Síndrome Alcoólica Fetal, tornou-se uma matéria de emergência social recente. De acordo com o último estudo da OCDE (2015) sobre o consumo nocivo de álcool, Portugal era, em 2012, o nono país com maior consumo de álcool per capita, entre os 34 membros da OCDE. Deste modo, torna-se necessário uma abordagem científica à problemática sendo crucial para o desenvolvimento de ações de prevenção e da inerente intervenção. A presente investigação consiste num estudo de caso de um rapaz com 12 anos, portador de Síndrome Alcoólica Fetal e o seu sistema envolvente. O aluno encontra-se numa turma de 1º ciclo, de ensino regular. Os participantes são os pais deste aluno, o professor titular de turma, o professor de educação especial e os colegas de turma. Pretendeu-se com este estudo, contribuir para um melhor conhecimento e atendimento escolar das crianças com esta síndrome.