Browsing by Issue Date, starting with "2016-10-25"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Envelhecer já não é o que era: Envelhecimento activo e Universidades Sénior : um estudo de casoPublication . Magalhães, Eugénia Maria Correia de; Teixeira, ZéliaO aumento dos indivíduos idosos na sociedade fruto do aumento da longevidade a par de outros factores tornou a problemática relativa ao envelhecimento activo e as instituições criadas para estimular esse mesmo envelhecimento um tema de relevo na promoção dos recursos que os indivíduos mantêm nesta fase etária. De acordo com as politicas sociais actuais é necessário que estes sejam activos, ou seja, que participem nas questões sociais, económicas, culturais, espirituais e cívicas. Neste sentido, esta investigação pretendeu debruçar-se sobre a percepção que uma Directora de uma Universidade Sénior tem relativamente ao envelhecimento, ao impacto deste envelhecimento na família, e o enquadramento das Universidades Senior como agentes neste processo de mudança. Para isso, e para além da pesquisa bibliográfica, utilizámos um método qualitativo (Grounded Theory) que sustentou a entrevista realizada e a sua análise. Na globalidade deste estudo podemos concluir que através de instituições como a Universidade Sénior os idosos sentem-se úteis, desafiados e com capacidade de manter uma qualidade de vida bem sucedida.
- Abordagem terapêutica da DPOC: nova estratégiaPublication . Tando, Adélia Helena Camba; Gonçalves, SérgioA Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma patologia que tem sido considerada como sendo um problema de saúde a nível mundial devido a sua elevada prevalência, morbilidade e mortalidade. A contínua exposição aos vários fatores de risco bem como às comorbilidades associadas estão na base do desenvolvimento da doença. A DPOC apresenta um grande impacto a nível social, físico e psicológico desencadeando deste modo, mudanças na qualidade de vida dos doentes. Esta revisão bibliográfica visa ilustrar os vários fármacos disponíveis no mercado para o tratamento da DPOC, bem como apresentar novas estratégias e alternativas que têm vindo a surgir ao longo dos tempos. A cessação tabágica é a única medida que reduz efetivamente a progressão da doença e aumenta a sobrevida dos doentes. A terapia farmacológica é capaz de reduzir os sintomas, exacerbações e complicações da doença. É capaz também de reduzir hospitalizações e custos associados aos internamentos, bem como melhorar a qualidade de vida dos doentes. A deteção precoce da doença e tratamento imediato das exacerbações são essenciais para garantir os melhores resultados e para reduzir o impacto da DPOC na vida dos doentes.
- Os motivos de extração dentária na clínica universitária do PortoPublication . Gonçalves, Ana Filipa Pinheiro; Pereira, Jorge; Bulhosa, José FriasA dentição permanente, após erupcionar completamente, deve durar pelo restante da vida adulta. Entretanto, alguns pacientes passam por situações nas quais os dentes necessitam de ser extraídos, por diversas razões, como no caso de uma cárie, problemas periodontais ou mesmo falta de espaço para que todos os componentes da arcada dentária fiquem acomodados corretamente na boca. Normalmente, o médico dentista aconselha extrair um dente quando este já está muito destruído e sem hipótese de qualquer outro tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar as causas de extração dentária e a sua distribuição de acordo com a idade e sexo. Foram utilizados os seguintes sites para pesquisa bibliográfica: Birene, Scielo, b-on, Pubmed, RCAAP, LILACS, Google, Google Académico e consulta do Repositório UFP. Foi efetuado um estudo transversal com recurso à análise dos processos clínicos da Clínica pedagógica de Medicina Dentária da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. A população consistiu em 392 pacientes, 185 do sexo feminino e 207 do sexo masculino; com idades superiores a 18 anos; tendo como objetivo avaliar o sexo, idade, tipo de dente extraído e a razão de extração dentária. As razões de extração foram divididas em diversos parâmetros, nomeadamente a cárie dentária, doença periodontal, tratamento endodôntico fracassado, fratura radicular, razões ortodônticas, a pedido do paciente entre outras. Para o tratamento de dados usou-se o SPSS© vs 20 utilizando técnicas de descrição e inferência adequadas (α=0.05). Concluiu-se que as principais causas de extração dentária são a cárie e problemas Periodontais.
- Análise toxicológica de opióides em contexto forensePublication . Neves, Joana Raquel dos Santos; Carvalho, MárciaApesar do inegável valor clínico dos opióides no tratamento farmacológico da dor moderada a severa, este grupo de compostos está também associado a diversos problemas sociais e para a saúde dos consumidores, devido à sua toxicidade e potencial de abuso. A depressão respiratória é uma das principais causas de morte em casos de sobredosagem. Deste modo, a determinação de opióides e dos respetivos metabolitos em amostras biológicas assume grande interesse em Toxicologia Forense. Neste trabalho será dada particular ênfase à tríade heroína, morfina e codeína por serem os opióides mais amplamente estudados e frequentemente envolvidos em intoxicações por opióides. Pretende-se efetuar uma descrição detalhada dos efeitos fisiológicos, farmacológicos e toxicológicos de opióides, e destacar as implicações forenses e médico-legais do uso destas drogas. Posteriormente, serão referidos vários aspetos relevantes em contexto forense, nomeadamente as matrizes biológicas tradicionais e alternativas usadas na deteção, os procedimentos de colheita e preservação dessas amostras, as metodologias empregues na análise toxicológica e possíveis áreas de aplicação dessas análises. Por último, serão apresentados alguns casos de estudo nesta temática.