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- Educar para Reparar . Programa de Justiça Restaurativa no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira: uma visão dos reclusos e dos profissionais envolvidosPublication . Pereira, Cristiana Alexandra Silva; Jólluskin, GloriaO presente trabalho consistiu no estudo do programa “Educar para reparar: iniciação às práticas restaurativas em contexto prisional” implementado no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF) em 2014 e 2015. O primordial objetivo deste programa é funcionar como promotor para evitar a reincidência. Perante a escassez de estudos nesta área e por se tratar de uma recente e promissora intervenção em contexto prisional, revelou-se pertinente contribuir para o estudo desta prática através da presente investigação. Para isso, definiu-se como principais objetivos estudar as crenças restaurativas dos reclusos que participaram no programa e compreender a experiências dos mesmos e dos técnicos que o implementaram. Para o alcance destes objetivos, os reclusos que frequentaram este mesmo programa nestes dois períodos e os técnicos superiores de reeducação responsáveis pela sua implementação, constituíram-se como a amostra do estudo. Os reclusos que frequentaram o programa em 2015 e 2014 foram avaliados através de duas escalas de pós-teste administradas, sendo que estes últimos responderam também uma entrevista semiestruturada com um guião específico para este grupo. Aos técnicos optou-se por aplicar também uma entrevista semiestruturada em que o guião foi construído especificamente para este fim. Após a recolha dos dados, estes foram submetidos a dois tipos de análise diferentes. As escalas de pós-teste foram submetidas a uma análise estatística e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram compreender que o programa tem um impacto significativamente positivo na vida dos reclusos, onde são capazes de adquirir diversas aptidões que irão ajudar na sua reinserção na sociedade. A criação de empatia com as vítimas, o reconhecimento das mesmas, desenvolvimento pessoal, relacionamento interpessoal, consciencialização e responsabilização pelo crime, mudanças familiares e comportamentais, desejo de reparação do dano, são as principais competências desenvolvidas. Podemos também concluir que os reclusos que frequentaram o programa apresentam crenças mais próximas do polo restaurativo.
